quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

HAVOC SERIES – ANTIGOS GPS DA FÓRMULA 1 – PARTE I



            Continuando a trazer uma seleção de vídeos dos tempos antigos da F-1, a postagem de hoje trará um apanhado de vídeos bem grandes, com GPs da história da F-1, bem completos, para poderem ver como eram as disputas naqueles tempos. De certo modo, muita coisa era melhor do que hoje, antigamente, mas nem tudo. Algumas corridas eram de fato memoráveis, mas muitas também eram chatas, e até sem graça, diante do domínio de algumas equipes em suas respectivas épocas. Mas o que ninguém pode negar é que os carros de antigamente, em que pesem suas condições de segurança por vezes pífia, se comparados aos dias de hoje, possuíam muito mais personalidade, permitindo sua identificação por parte dos aficionados com muito mais facilidade do que nos tempos atuais. Confiram então esta seleção de vídeos de hoje, e continuem a curtir um pouco mais dos tempos áureos da Fórmula 1.

O primeiro vídeo, postado pelo usuário zarniwup123 no You Tube, mostra o Grande Prêmio do Japão de 1977. Foi a segunda corrida realizada no Japão, na pista do Fuji Speedway, que havia estreado no calendário da categoria máxima do automobilismo no ano anterior. Desta vez, não houve a chuva torrencial de 1976, que acabou deixando a corrida caótica, e consagrou James Hunt como campeão. A pole foi de Mario Andretti, com a Lotus, mas o piloto acabou abandonando ainda na primeira volta, em virtude de uma colisão. James Hunt, que largou em 2º lugar, rumou para a vitória, a sua 3ª na temporada. O título já havia sido decidido muito tempo antes, e Niki Lauda, bicampeão, abandonara a Ferrari, para fúria do Comendador, mas também um desabafo do piloto austríaco às críticas recebidas por parte dos torcedores de que havia se tornado um covarde por sua decisão de abandonar a corrida nipônica no ano anterior, o que entregou o título a Hunt. Lauda mostrou que não era bem assim. Dos 24 carros que largaram em Fuji em 1977, apenas a metade cruzou a linha de chegada. Hunt venceu com mais de 1 minuto de vantagem para Carlos Reutemann, da Ferrari, com Patrick Depailler, da Tyrrel, fechando o pódio, com apenas 4s de atraso para o piloto argentino da Ferrari. A prova teve 73 voltas, com Jody Schekter, da Wolf, anotando a melhor volta da corrida, com 1min14s3, terminando em 10º lugar, a 2 voltas do vencedor. Confiram:


O próximo vídeo, também sobre a temporada de 1977, é sobre o Grande Prêmio do Brasil daquele ano, quando a prova foi vencida por Carlos Reutemann, da Ferrari. Reutemann cruzou a bandeirada, após as 40 voltas da corrida – era o circuito original de Interlagos, lembrem-se, com cerca de 10s de vantagem para James Hunt, da McLaren. Com quase 1min48s de atraso, Niki Lauda completou o pódio com a outra Ferrari. A vitória colocava Reutemann na liderança do campeonato, uma vez que Lauda e Hunt marcaram nesta corrida seus primeiros pontos na temporada. Na primeira corrida, a vitória havia sido de Jody Schekter, com a surpreendente Wolf. No decorrer do campeonato, Lauda deslancharia com a Ferrari, enquanto Hunt enfrentava muitos problemas de confiabilidade com a McLaren, e nem chegaria perto de disputar o título. A Wolf perdeu parte do fôlego inicial, mas levaria Schekter ao vice-campeonato. Naquela prova em Interlagos, o circuito paulistano foi duro com os competidores: apenas 7 dos 22 pilotos que largaram receberam a bandeirada, com apenas os três primeiros terminando na volta do vencedor. O 4º colocado, Émerson Fittipaldi, apesar do bom resultado com sua equipe, a Copersucar, finalizou com mais de 1 volta de desvantagem para Reutemann, prenunciando outro ano de muitas dificuldades para a equipe brasileira. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário SpeedMerchants, e tem como atrativo a narração de Luciano do Valle. Confiram:



O próximo vídeo, postado pelo usuário Serge Didier dSP no You Tube, mostra o Grande Prêmio da França de 1973, disputado no circuito de Paul Ricard. A corrida, com 54 voltas, foi vencida por Ronnie Peterson, da Lotus, com François Cévert, da Tyrrel, em 2º lugar, com cerca de 41s de desvantagem. Carlos Reutemann, então na Brabham, fechou o pódio em 3º. Jackie Stewart, com a Tyrrel, largou na pole-position, mas acabou terminando apenas em 4º, a quase 47s de desvantagem para Peterson. Dennis Hulme, com a McLaren, fez a volta mais rápida, com 1min50s99. Émerson Fittipaldi, então na Lotus, acabou abandonando a corrida, em virtude de um acidente. Nada menos que 28 pilotos largaram, mas 12 ficaram pelo meio do caminho, com apenas 16 competidores a receberem a bandeirada de chegada, sendo Wilson Fittipaldi, da Brabham, o último na pista, fechando a corrida com 4 voltas de desvantagem para o piloto sueco da Lotus. José Carlos Pace, correndo pela Surtess, foi apenas um pouco melhor, terminando em 13º, com 3 voltas a menos. Confiram a corrida:



Com isso, fecho a seleção de vídeos desta postagem. São menos vídeos do que o de costume, mas levando-se em consideração o tamanho de cada um deles, a diversão e o entretenimento estão garantidos por algumas horas, ainda mais para se ver as condições das pistas e como eram as corridas naqueles tempos. Um bom divertimento a todos, e em breve, trago mais alguns vídeos interessantes por aqui. Até!

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