quarta-feira, 21 de junho de 2023

ARQUIVO PISTA & BOX – FEVEREIRO DE 2000 – 18.02.2000

            Voltando com outro de meus antigos textos, este foi lançado no dia 18 de fevereiro de 2000, e o assunto principal era como se apresentava o campeonato da Fórmula 1 para aquela temporada, que acabaria consagrando o tricampeonato de Michael Schumacher, que daria início ali ao período de maior dominação da equipe Ferrari em sua longa história na categoria máxima do automobilismo. De quebra, alguns tópicos rápidos, e o calendário da F-1 2000. Então, uma boa leitura a todos, e em breve volto com mais textos antigos...

O RETRATO DA F-1 2000

             Enfim, a F-1 do ano 2000 está com seu perfil totalmente definido para a temporada que começa em março na Austrália. Esta semana, a Minardi foi a última escuderia da categoria a apresentar oficialmente seu quadro técnico e de pilotos para o campeonato. O time de Faenza terá como pilotos o francês Marc Gené e o argentino Gastón Mazzacane. Max Wilson, que disputava a vaga, perdeu a parada. A imposição do piloto argentino foi da Telefonica, principal patrocinadora da equipe e sócia da escuderia, então, fim de papo. O interessante foi ver o visual do carro da escuderia italiana, que está igualzinho aos orelhões do Estado de São Paulo. Do jeito que andam alguns serviços da Telefonica em São Paulo, pode não tardar a surgir piadas dizendo que a Minardi, tradicionalmente o time mais fraco da categoria, poderia ter desempenho melhor com o “apoio” da companhia espanhola.

             Além das voltas oficiais da BMW e da Honda à F-1, teremos 3 estreantes este ano: pela Williams vem Jenson Button; pela Minardi, Gastón Mazzacane; e pela Prost, Nick Heidfeld. De todos eles, Heidfeld tem o melhor currículo: foi campeão da F-3000 Internacional em 99, com 4 vitórias no campeonato, correndo pela equipe West Competition, equipe satélite da McLaren. Mazzacane teve uma passagem discreta pela F-3000 Internacional, sem conseguir grandes resultados. Já Button teve como único mérito o 3° lugar no campeonato inglês de F-3 do ano passado.

             No quesito motores, todas as fábricas partiram para a concepção dos minimotores, moda lançada ano passado pela Mercedes e pela Ford. Com motores de tamanho reduzido, pode-se trabalhar melhor na aerodinâmica traseira e na distribuição de pesos ao longo do monoposto, de maneira a tornar o carro mais maleável em ajustes aos circuitos. O fato de já dominar melhor esta tecnologia deve dar alguma vantagem à Mercedes e à Ford, que empurram as equipes McLaren e Jaguar, enquanto as demais fábricas ainda tentam obter de seus novos propulsores o grau adequado de fiabilidade.

             No panorama geral das equipes, não há maiores novidades nesta semana. McLaren e Ferrari fazem progressos com seus novos carros, que mostram menos problemas e mais velocidade a cada novo teste. E as demais escuderias seguem sua rotina de preparação para o campeonato. A única equipe que ainda não lançou oficialmente seu novo carro é a Arrows, que deve fazê-lo no dia 28, pouco antes do embarque dos equipamentos para Melbourne. O novo chassi A21 mostrou alguns tempos bem surpreendentes nos testes feitos até aqui, mas as condições em que o carro andou despertam dúvidas de seu verdadeiro potencial. Como o time ainda não tem patrocínio para o campeonato, os tempos expressivos que seus pilotos vêm obtendo poderiam ser mais uma tentativa de angariar patrocinadores do que realmente exibir as verdadeiras performances do carro.

             A Williams parece enxergar dias melhores para o campeonato, depois da quebradeira inicial do novo motor e do novo FW21. Mas as cobranças deverão ser fortes no time, especialmente no que tange aos pilotos. Frank Williams disse que Jenson Button terá de mostrar a sua valia para o time. Levando-se em conta que Button não tem nem dois anos completos de automobilismo, a cobrança vai ser mesmo forte. Andar de F-1 não é a mesma coisa que nas categorias inferiores, e ainda mais em um time tradicional como a Williams. A possibilidade de Button ser “queimado” pela categoria é grande. Basta ver o exemplo de Jos Verstappen, que até hoje não conseguiu se firmar na F-1 em virtude de sua temporada de estréia em 94, que foi particularmente desastrosa.

             No calendário, a maior expectativa é mesmo o GP dos EUA, com um circuito misto criado dentro do Indianápolis Motor Speedway. Confesso que depois de 8 anos de ausência, ver de novo um GP de F-1 nos EUA tem seus atrativos, ainda mais em um palco tão tradicional do automobilismo mundial. Vai ser demais os carros da F-1 na reta do circuito oval, que utilizará a reta dos boxes da famosa prova das 500 Milhas. Com certeza é o maior atrativo do calendário deste ano.

             Aproxima-se a temporada. Dentro de 2 semanas os times embarcam para o outro lado do mundo, onde no dia 10 de março será dada a primeira sessão de treinos livres para o campeonato. A emoção vai começar novamente...

 

 

Estão programados para março os primeiros testes dos novos compostos da Michelin para a F-1. A fábrica francesa de pneus, que esteve pela última vez na F-1 em 1984, quando foi campeã equipando os carros da McLaren, retornará à F-1 em 2001. Os testes serão conduzidos pela equipe Williams, que já assinou contrato para usar os pneus franceses na temporada do ano que vem.

 

 

Foi feito no Rio de Janeiro o lançamento oficial da nova equipe do engenheiro Morris Numm para disputar o campeonato da F-CART desta temporada, tendo como piloto o brasileiro Tony Kanaan. A equipe, que tem o apoio oficial da Mercedes, tem boas perspectivas para o campeonato. Vale lembrar que Numm foi o principal engenheiro da Chip Ganassi nas últimas temporadas, partindo dele os ajustes de desenvolvimento que permitiram ao time ser tetracampeão da categoria desde 1996...

 

 

CALENDÁRIO DA F-1 2000

 

Eis como está organizado o calendário 2000 da F-1. Ao todo serão 17 etapas, assim distribuídas:

 

DATA           GP                                   CIRCUITO

12/03          Grande Prêmio da Austrália           Melbourne

26/03          Grande Prêmio do Brasil              Interlagos

09/04          Grande Prêmio de San Marino          Ímola

23/04          Grande Prêmio da Inglaterra          Silverstone

07/05          Grande Prêmio da Espanha             Barcelona

21/05          Grande Prêmio da Europa              Nurburgring

04/06          Grande Prêmio de Mônaco              Monte Carlo

18/06          Grande Prêmio do Canadá              Montreal

02/07          Grande Prêmio da França              Magny-Cours

16/07          Grande Prêmio da Áustria             Zeltweg

30/07          Grande Prêmio da Alemanha            Hockeinhein

13/08          Grande Prêmio da Hungria             Hungaroring

27/08          Grande Prêmio da Bélgica             Spa-Francorchamps

10/09          Grande Prêmio da Itália              Monza

24/09          Grande Prêmio dos Estados Unidos     Indianápolis

08/10          Grande Prêmio do Japão               Suzuka

22/10          Grande Prêmio da Malásia             Kuala Lumpur

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