quarta-feira, 22 de abril de 2020

ARQUIVO ESPECIAL - COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA – SETEMBRO DE 2000


            Desovando mais um de meus antigos textos, neste momento de paradeira das atividades automobilísticas mundo afora, trago outro texto no estilo da Cotação Automobilística, publicado no dia 30 de setembro de 2000, e como de praxe, relacionando alguns acontecimentos do mundo do esporte a motor ocorridos naquele mês, com alguns comentários e opiniões, no mesmo esquema já visto nas cotações mais recentes. Espero que possam apreciar o texto, e aguardemos que a situação possa se normalizar o quanto antes, de modo a todos podermos voltar às nossas atividades habituais, bem como aos acontecimentos rotineiros do mundo da velocidade...


SOBE:

MICHAEL SCHUMACHER: Depois de levar um banho de Hakkinen na Bélgica, Michael Schumacher reagiu em grande estilo e venceu os GPs da Itália e dos EUA, tendo agora a confortável vantagem de 8 pontos com apenas 2 etapas para encerrar o campeonato. É a hora do tudo ou nada para Schumacher, e se o alemão perder o título com este embalo todo, realmente a situação do bicampeão em Maranello pode ficar complicada. É agora ou nunca que a Ferrari sai do jejum de títulos de pilotos.

GIL DE FERRAN E ROBERTO MORENO: Os pilotos brasileiros assumiram a liderança do campeonato justo na parte mais importante, a reta final do certame. Gil lidera o mundial, seguido de Roberto Moreno. Com apenas 3 etapas ainda por ocorrerem, é a hora de dar tudo de si para chegar ao título. O Brasil está muito perto de conseguir o seu segundo título na categoria, feito até hoje apenas conseguido por Émerson Fittipaldi, em 1989.

GP DOS EUA: A F-1 retornou aos Estados Unidos em grande estilo. O público lotou as arquibancadas do Indianápolis Motor Speedway para ver a maior categoria automobilística do planeta percorrer o novo circuito misto criado no autódromo mais famoso do mundo. Ver os carros percorrerem o trecho do oval das 500 Milhas foi empolgante. A corrida não foi espetacular, mas deu para o gasto. Se desta vez a F-1 em Indianápolis não emplacar nos EUA, onde irá conseguir emplacar?

ANTONIO PIZZONIA: O “Jungle Boy” faturou o título da F-3 inglesa por antecipação. Thomas Scheckter, que disputava com o brasileiro o título do campeonato, já não tem mais condições de alcançar Pizzonia. O intrépido brasileiro já tem planos de disputar a F-3000 Internacional em 2001. Para 2002, a F-1 é a meta. Pizzonia conquistou o título com méritos, demolindo seus adversários. Mais um brazuca para aterrorizar os europeus.

CRISTIANO DA MATTA: O piloto mineiro tem brilhado este ano na F-CART correndo pela modesta equipe PPI Motorsports. E a recompensa veio: Cristiano foi contratado pela Newmann-Hass para ser o companheiro de Christian Fittipaldi no time em 2001. Com isso, Cristiano terá todo um esquema de ponta para assegurar suas ótimas performances na pista. Se este ano Cristiano barbarizou em algumas corridas, ano que vem então, pode explodir na categoria.

NA MESMA:

TREINOS DE SEXTA-FEIRA: Depois de inúmeras reuniões, ninguém chegou a um consenso e os treinos de sexta-feira na F-1 continuam do jeito que estão, sem valer tomadas de tempo para o grid. Mas, ao menos, a FIA resolveu abolir os treinos coletivos realizados nos circuitos do calendário onde a F-1 se apresentava na semana seguinte. Agora, só um mês antes, ou depois do GP na respectiva pista. Quanto à volta da classificação às sextas, quem sabe em 2002...?

RICARDO ZONTA: Zonta finalmente começou a correr bem na BAR. O time resolveu lhe dar um equipamento mais condizente com a capacidade do piloto. Pena que não valha muito para a própria BAR, que já dispensou o brasileiro para 2001. Mas as boas performances devem valer para Ricardo conseguir manter-se na F-1, se não voltar a ser piloto de testes da McLaren, que ainda o tem sob contrato.

EQUIPE PROST: Por mais que Alesi se esforce, o carro não anda. Nick Heidfeld também não ajuda em nada. Alain Prost tenta conseguir o motor Ferrari para 2001 e o acordo parece certo. O único galho é que não é só no motor que o carro da Prost é ruim. De qualquer maneira, espera-se uma evolução na próxima temporada. Pior, não pode ficar...

EQUIPE ARROWS: O time vem dando algumas boas performances este ano, mas a fiabilidade continua a trair as boas apresentações de Pedro de La Rosa e Jos Verstappen. Mas a situação parece estar melhorando um pouco, e a Arrows parece que consegue progredir neste quesito, embora isso não seja muito certo.


DESCE:

EQUIPE MCLAREN: Quando parecia que ia dar o bote definitivo para assegurar o título, a equipe de Ron Dennis aparentemente se viu inferiorizada pela Ferrari, tanto em treino quanto em corrida. A quebra de motor de Hakkinen em Indianápolis pode ter sido a peça chave na derrota da equipe na luta pelo título deste ano. A única coisa a se relatar é que a McLaren tem o hábito de reagir em situações adversas, mas do jeito que a coisa está, pode ser difícil conseguir esta reação nas duas provas que restam do campeonato.

EQUIPE JORDAN: O time que foi a grande evolução em 1999 tem feito um campeonato meio desolador, mas conseguiu pontuar com Frentzen em Indianápolis, depois de se ver num acidente pavoroso na Itália, quando o piloto alemão provocou uma carambola que tirou ambos os pilotos do time da corrida. Mas o time está empatado com a BAR no campeonato de construtores. Jarno Trulli tem feito bonito nos últimos treinos de qualificação, mas não tem tido sorte nas corridas.

DAVID COULTHARD: O piloto escocês fez uma queimada de largada que comprometeu sua atuação no GP dos EUA. Se não fosse isso, poderia até ter complicado as coisas para Schumacher e até vencido a corrida. Sem dúvida, um resultado que não ajudou muito a McLaren na luta pelo título. Pelo visto, mais uma vez o piloto escocês dá mostras que realmente nunca vai conseguir ser um candidato forte ao título da F-1.

EQUIPE WILLIAMS: O time de Frank Williams teve uma atitude pouco ética ao anunciar a contratação de Juan Pablo Montoya para 2001 e ainda deixá-lo nos boxes de Indianápolis ao lado de Jenson Button. Para piorar, a situação do time anda meio instável. Faz bonito em algumas corridas, mas não consegue terminar todas. De qualquer maneira, é um ano de transição mesmo, então, vamos do jeito que dá...

JENSON BUTTON: O piloto inglês tem cometido vários erros nas últimas corridas. Sem dúvida que o fato de estar sendo rifado pela Williams não ajuda muito, mas os erros acabam servindo de pretexto para sua substituição. E, de qualquer maneira, Button ainda tem muito o que aprender na F-1, pois os erros que tem cometido são muito primários.
 



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