quarta-feira, 15 de abril de 2020

ARQUIVO ESPECIAL – COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA – AGOSTO DE 2000


            Um bom dia a todos, tanto quanto possível. Enquanto o mundo do esporte a motor continua em compasso de espera no mundo inteiro, diante da pandemia da Covid-19, trago hoje outra de minhas antigas Cotações Automobilísticas, esta publicada no dia 31.08.2000, fazendo uma avaliação dos acontecimentos daquele mês no mundo da velocidade, há quase vinte anos atrás. Na F-1, Mika Hakkinen começava a colocar em risco a possibilidade da Ferrari finalmente sair do seu jejum de títulos de pilotos, que acabou conquistando com Michael Schumacher, apesar de tudo. E na F-CART, o panorama era bem mais equilibrado, em um ano onde o Brasil teria o seu segundo campeão na categoria, Gil de Ferran, encerrando os anos de domínio da equipe Ganassi, que desde 1996 vinha faturando todos os títulos na competição. Acompanhem o texto, e vejam algumas outras avaliações feitas por mim à época. Uma boa leitura a todos...


SOBE:

MIKA HAKKINEN: Depois de um início de campeonato meio apático, por causa do excesso de bebida, de acordo com a matéria recente da revista Autosprint, Mika Hakkinen colocou-se nos eixos e os resultados estão aparecendo. Venceu sem deixar dúvidas na Hungria e desmoralizou Michael Schumacher com uma das ultrapassagens mais arrojadas dos últimos tempos na F-1, na Bélgica, justo numa pista onde se ressalta o talento dos pilotos. Mika mostrou determinação e arrojo, como convém a um grande campeão. O sonho do tricampeonato do piloto finlandês se agiganta cada vez mais, para desespero da Ferrari.

BRUNO JUNQUEIRA: Campeão da F-3000 Internacional em 2000, Bruno junta seu nome ao de outros brasileiros que já brilharam com a conquista do título da categoria. Com 4 vitórias em 2000, a conquista de Junqueira não deixou dúvidas de quem foi o melhor piloto do ano na categoria de acesso à F-1. Para 2001, o nome do piloto mineiro é um dos mais cotados para assumir o lugar de Juan Pablo Montoya na Chip Ganassi, na F-CART.

CAMPEONATO DA F-CART: A CART sempre primou pela maior competitividade de seu campeonato, em comparação com a F-1, e este ano está sendo um verdadeiro delírio, com nada menos do que 8 pilotos com chances de conquistar o título, faltando ainda 6 etapas para encerrar o mundial. E, dentre estes oito pilotos, metade deles é do Brasil. A diferença entre o líder e o 8º colocado no campeonato é de apenas 44 pontos, o equivalente a duas pontuações máximas por corrida.

LUCIANO BURTI: Confirmado na Jaguar como piloto efetivo para 2001, ele fará dupla com o irlandês Eddie Irvinne e tem tudo para ser mais um brasileiro a brilhar na F-1. Nos testes comparativos, Burti arrasou com o vice-campeão da F-CART de 99, o escocês Dario Franchiti, sendo 2s mais rápido que o piloto da F-CART.

EQUIPE MCLAREN: O time de Ron Dennis conseguiu fazer neste ano o que a Ferrari tentou sem sucesso nos últimos dois anos: começar de trás no campeonato e virar o jogo no decorrer do campeonato. A evolução do time prateado já deixou a Ferrari para trás, e as vitórias de Mika Hakkinen na Hungria e Bélgica confirmam o trabalho do time de Ron Dennis, que vai com força total para as últimas provas do ano em busca de mais um título que de início parecia garantido para a Ferrari.

NA MESMA:

DAVID COULTHARD: Apesar dos azares das últimas corridas, o piloto escocês ainda está na luta pelo título, embora Mika Hakkinen tenha recuperado sua velha forma, o que pode fazer com que Coulthard volte a ficar em segundo plano no time da McLaren. Mas ainda é a melhor temporada de David correndo pelo time de Ron Dennis, e se depender de sua motivação, Schumacher logo pode ter que se preocupar com o vice-campeonato em perigo, pois a ascensão da McLaren não se limita a um só de seus pilotos.

RUBENS BARRICHELLO: Depois de várias corridas pontuando seguidamente, a sorte deixou Rubinho a pé na Bélgica, mas a situação do piloto brasileiro no campeonato é cômoda, especialmente ainda mais pela política da Ferrari, após a declaração de Montezemolo de que o objetivo da equipe é fazer Michael Schumacher ser campeão. Isso tira as cobranças em cima de Rubinho, ao mesmo tempo em que se avoluma a tensão sobre Schumacher. O brasileiro, em sua melhor temporada na F-1, terá de mostrar mesmo serviço a partir do ano que vem, quando já estará totalmente aclimatado na Ferrari.

MICHAEL ANDRETTI: Depois de correrem boatos de sua aposentadoria na F-CART, Michael volta a estar em evidência com a perspectiva de estar sendo disputado por nada menos do que 3 escuderias na categoria. Além da Newmann-Hass, onde já corre há várias temporadas, a Chip Ganassi e a Green também estão interessadas no piloto americano, que segue em situação ainda confortável liderando o campeonato da F-CART.

DESCE:

MICHAEL SCHUMACHER: Perdeu a liderança do campeonato para o seu pior rival dos últimos anos, o finlandês Mika Hakkinem. Ao contrário dos últimos anos, agora é a concorrência que chegou de trás e tomou a dianteira. Se a situação na Hungria deixou o alemão desanimado, em Spa, na Bélgica, foi ainda pior, com Schumacher a tomar uma ultrapassagem humilhante do finlandês nas voltas finais da corrida. Os torcedores italianos, que já não foram com a atuação do alemão na Hungria, desta vez estão ainda mais implacáveis. A situação em Monza, próxima corrida, vai ser tensa para a Ferrari.

DARIO FRANCHITI: Vice-campeão em 99, o escocês não anda fazendo um bom campeonato este ano. Amarga apenas uma situação intermediária na classificação, enquanto seu colega na equipe Green, Paul Tracy, está entre os que lutam pelo título do campeonato. Para piorar, além de não ter vencido nenhuma corrida este ano e ter feito apenas uma pole, viu suas esperanças de ir para a F-1 sumirem com a contratação do brasileiro Luciano Burti para segundo piloto da Jaguar. Franchiti era, há pouco tempo atrás, o preferido para a vaga. Era...

EQUIPE FERRARI: O time de Maranello confirmou na Bélgica suas piores previsões: a McLaren deixou a escuderia vermelha bem pra trás no grid e só salvou parte da equipe com a atuação in extremis do bicampeão alemão, que ficou em 2º lugar na corrida. Na classificação, o time vermelho foi um horror. Deste jeito, tudo indica que a Ferrari vai amargar mais um ano de jejum em títulos de pilotos.
 



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