quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

HAVOC SERIES – DAKAR 2019


            E o Dakar 2019 acabou. Disputado em apenas um único país, pela primeira vez em sua história, o mais famoso rali do mundo não deu mole para ninguém, como de costume, e muitos competidores ficaram pelo meio do caminho, enquanto outros até que tentaram chegar a mais um troféu, e mesmo com todo o esforço, não deu para levar desta vez. E, em mais uma postagem do Havoc Series, vamos ver alguns vídeos da edição deste ano do Dakar, ao lado de mais alguns outros.

Começamos com um vídeo postado no You Tube pelo usuário MotorCo, onde vemos os “loucos do deserto” em ação nas areias peruanas, com direito a algumas imagens insólitas, e até mesmo a uma colisão com direito a uma capotagem sincronizada entre dois carros. Sim, quando pensamos que já vimos de tudo, eis que os competidores mostram do que ainda são capazes ao volante de seus carros. Ao longo de quase duas semanas, eles desafiaram as areias dos desertos do sul do Peru com destreza, determinação, e muita velocidade (além de que alguns devem ter engolido metade da areia dos desertos peruanos, de tanta poeira que levantavam). Confiram as imagens, e se surpreendam com alguns momentos completamente inesperados e sem nexo:


O vídeo seguinte foi postado no You Tube pelo usuário 27 OCTANE, e começamos já vendo que a vida de dakarista não é apenas acelerar feito louco nas areias do deserto. É preciso muito jogo de cintura (e muque) para realizar algumas operações “simples”, como trocar um pneu do veículo, que pode dar mais trabalho do que alguns incautos imaginam. Ah, e não vamos esquecer que as areias das dunas podem até ser fofas, mas isso não impede que alguns tombos não posam machucar, enquanto alguns podem render acidentes inusitados, sendo preciso contar com a solidariedade dos demais competidores para seguir em frente ou resolver alguns enguiços. Mas, vez por outra, são os próprios competidores que arrumam encrenca entre eles. E não se surpreendam com algumas batidas, afinal, não tem placa de direção ou aviso de cruzamento no meio do deserto, nem faixa preferencial...


O próximo vídeo é mais “calmo”, postado pelo usuário MotorCo, ele mostra a visão das câmeras on-board de alguns motociclistas, e a destreza dos competidores acelerando pelas dunas do deserto. Aqui são poucos os acidentes mostrados. E, convenhamos, provas off-road tem o seu charme quando tudo está saindo bem. Não precisamos ficar vendo o pessoal capotar ou destruir o seu veículo a todo instante:


Depois de toda a areia do deserto peruano, vamos dar uma pausa, e mostrar o que o pessoal que disputa provas de rali que não foi ao Peru participar do Dakar andou fazendo em suas competições mundo afora. E, perto do que vamos ver neste vídeo postado no You Tube pelo usuário Racingfail! (o nome já diz tudo), preparem-se para muitas escorregadas, batidas, e derrapadas. Perto deles, os dakaristas poderiam até ser considerados pilotos “comportados” (tudo bem, é um exagero, eu sei, mas a piada até que foi boa)...


De volta às areias do Peru e ao Dakar 2019, vemos neste vídeo curto postado no You Tube pelo usuário carlospoveda_ 77 o acidente do competidor Pablo Quintanilla. O acidente, felizmente, não foi grave, e o chileno voltou à competição, onde terminou na 4ª posição na categoria motos:


E vamos com um vídeo mais “tranquilo”, com um pequeno apanhado do 3º dia do Dakar 2019, entre as cidades de San Juan de Marcona a Arequipa, com algumas belas cenas dos competidores em ação nas areias peruanas. O vídeo é do usuário 27 OCTANE, postado no You Tube:


Fechando esta postagem de vídeos, duas compilações de vídeos oficiais do Dakar no You Tube sobre a edição 2019, primeiro com o melhor dos carros, com direito a algumas declarações dos competidores, belas cenas dos locais atravessados pela competição, e alguns momentos da prova. O segundo vídeo traz um apanhado no mesmo estilo, mas com o melhor dos caminhões, os peso-pesados do rali, que também aceleraram fundo entre as areias e levantaram muita poeira pelo caminho em todos os dias do rali.



E ficamos por aqui com esta postagem. Curtam os vídeos. Por um pequeno problema com o site do You Tube, não estou conseguindo deixar os vídeos incorporados para serem assistidos aqui pelo blog. Infelizmente, será preciso clicar nos links para ir ao site do You Tube visualizá-los por lá mesmo. Minhas desculpas.

Nenhum comentário: