quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ARQUIVO PISTA & BOX – AGOSTO DE 1998 – 21.08.1998


Trazendo novamente uma de minhas antigas colunas, este texto foi publicado em 21 de agosto de 1998, e o tema principal era o fato de a disputa pelo título da temporada de F-1 daquele ano ter sido relançado após a vitória de Michael Schumacher no GP da Hungria, diminuindo sobremaneira sua desvantagem para o líder e até então favorito Mika Hakkinen, da McLaren, fazendo um balanço do que poderíamos esperar nas corridas que restavam para o fim daquele campeonato, que acabou coroando Mika como novo campeão da F-1. De quebra, vários tópicos rápidos com notas sobre acontecimentos da F-1 e da F-CART, com alguns comentários. Uma boa leitura, e na próxima sexta trago a primeira coluna de 2019. Até lá...


CAMPEONATO RELANÇADO

            Depois da espetacular vitória de Michael Schumacher no Grande Prêmio da Hungria domingo passado, o campeonato de Fórmula 1 ficou totalmente em aberto, e a partir de agora, deve pegar mesmo fogo com tudo. Para melhorar ainda mais as coisas para a Ferrari, e para desgraça da McLaren, Mika Hakkinen acabou ficando em um pífio 6º lugar que até agora não souberam explicar direito qual foi o defeito que derrubou o líder do campeonato para esta posição em Budapeste. O ponto do 6º lugar foi tudo o que deu para salvar, e a sorte de Schumacher foi tanta que o carro da Ferrari que apresentou defeito na corrida foi justamente o de Eddie Irvinne. Nem mesmo uma saída de pista do bicampeão alemão na segunda metade da prova comprometeu o seu show na etapa húngara, que conseguiu exatamente o que precisava na etapa do leste europeu: reabrir a disputa pelo título e bagunçar o coreto da McLaren novamente.
            Com 4 etapas para encerrar o Mundial, tudo está indefinido. Até mesmo os prognósticos de quem é favorito nas etapas faltantes podem ser postos em dúvida agora. Tudo caminha para, teoricamente, uma disputa equilibradíssima até o encerramento do certame, em Suzuka.
            Spa-Francorchamps, por exemplo, é um circuito de alta velocidade que, na teoria, favorece a McLaren. Mas Michael Schumacher é o atual rei do circuito belga, que também costuma privilegiar o talento dos grandes pilotos. Isso sem falar no clima, que tradicionalmente costuma pregar peças nos pilotos e equipes, e isso pode complicar as coisas para o time de Ron Dennis.
            Já em Monza, tudo indica que a McLaren vai voar com tudo, pois é a pista mais veloz do calendário. A Ferrari testou esta semana em Monza, visando melhorar sua performance na veloz pista italiana, onde não consegue ter o favoritismo nos últimos anos. Se for como em Hockenhein, o time rosso vai ter problemas, pois a Williams e a Jordan também podem entrar na briga pelas primeiras colocações e atrapalhar os planos de Schumacher.
            Em Nurburgring a situação, que teoricamente aponta para a direção do bicampeão alemão da Ferrari, não é tão favorável assim como se pensa. O circuito de Nurburg pode ser de média velocidade, mas é nesta pista que a Mercedes costuma fazer os testes de seus propulsores, e a fábrica conhece muito bem o circuito junto com a McLaren. Ano passado, o time prateado dominou a corrida, e só não ganhou porque os motores de ambos os carros quebraram. Neste ano, contudo, a história promete ser bem diferente.
            Depois, Suzuka, a etapa final do campeonato. Com inúmeras curvas bem delineadas, a McLaren poderia dominar neste circuito, mas tudo pode pender também para a Ferrari, que mostrou seu poderio em pistas sinuosas.
            Resumindo, tudo pode acontecer nesta disputa. Com apenas 7 pontos de vantagem para Schumacher, Mika Hakkinen vai ter de dar tudo de si para conquistar o título da F-1. Já Michael, por sua vez, não vai medir esforços para conquistar o tricampeonato. Fica a dúvida se o piloto alemão, no extremo, acabará apelando como tentou no ano passado. Tudo aponta para uma disputa ferrenha e equilibrada em todas as etapas restantes, e não seria difícil imaginar que a decisão se dará na última corrida, em Suzuka. Vamos aguardar, pois o campeonato está aberto.
            Mika Hakkinen ou Michael Schumacher? Que vença o melhor nesta briga...


Scott Pruett já arrumou nova equipe para a temporada de 1999 na F-CART. Pruett defenderá a Arciero-Wells, no lugar de Robby Gordon. O outro piloto do time, Maximiliano Papis, deve continuar na escuderia. Trocar a Patrick pela Arciero, no entanto, é um retrocesso técnico na carreira do piloto americano...


O novo calendário provisório da CART para 99 tem 21 provas em vista. As novidades são as pistas de Chicago (oval) e Road Atlanta (misto). O aumento do número de corridas, entretanto, pode provocar o colapso financeiro de times menores, como a Della Penna, Arciero-Wells, entre outros times pequenos da categoria.


Alessandro Zanardi já é praticamente bicampeão da F-CART. E já está praticamente certo também como piloto da equipe Williams de F-1 para a próxima temporada, embora o anúncio oficial só deva ocorrer em Vancouver. Com o 2º lugar obtido em Elkhart Lake, Zanardi está praticamente com 80 pontos de vantagem sobre Jimmy Vasser, o mais próximo adversário, e só um completo desastre tirará o título do piloto italiano da Ganassi. Como é muito pouco provável que tal desastre aconteça, podemos já ir tratando Alessandro como novo campeão de 98. Agora é interessante ver a briga pelo vice-campeonato, que engloba diversos pilotos, desde Jimmy Vasser, atual vice-líder da classificação, passando por Adrian Fernandez, Greg Moore, Michael Andretti, Scott Pruett, Dario Franchiti, Bobby Rahal, e terminando em Gil de Ferran e Brian Herta. Zanardi deve encerrar matematicamente a contenda em Vancouver, onde será a próxima etapa. Já a disputa pelo vice-campeonato só deverá se encerrar mesmo em Fontana, última corrida da temporada.


Rola o boato de que Ralf Schumacher será o companheiro de Alessandro Zanardi na Williams em 1999. Se isso se confirmar, Rubens Barrichello, mais uma vez, ficará a ver navios na categoria. E é bom que Frank Williams consiga administrar os ânimos de Zanardi e “little” Schummy. E Zanardi, por sua vez, precisará dosar um pouco o acelerador na Williams, para evitar se envolver em acidentes como os ocorridos nas últimas etapas da F-CART, pois os F-1, embora seguros, não são carros tão robustos assim. Já Ralf, por sua vez, também tem se metido em diversas confusões na pista este ano. Se ambos não moderarem um pouco o ímpeto no acelerador e pilotarem menos com a cabeça, o ano que vem vai ser mais difícil para a Williams do que muita gente imagina...


A Benetton continua com sua atual dupla de pilotos para 1999. Na Prost, Olivier Panis e Jarno Trulli continuam firmes. Na Jordan, Damon Hill está garantido, especialmente depois de suas boas performances nas últimas duas corridas...

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