sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A TRAJETÓRIA DOS CIRCUITOS DA F-1 – MONZA


            Trazendo o segundo texto da série sobre os circuitos utilizados pela F-1, hoje falamos da pista de Monza, outro templo sagrado do automobilismo mundial, que esteve no primeiro campeonato da categoria, em 1950, e está presente até hoje na competição. Uma boa leitura a todos...


MONZA

            Chamado oficialmente de Autodromo Nazionale di Monza, a pista de Monza, situada dentro do parque de mesmo nome, na cidade de Monza, Itália, é um dos circuitos mais icônicos do automobilismo mundial, considerado um dos templos da velocidade. Inaugurado em 1922, o autódromo era composto de um traçado misto e um circuito oval, cuja extensão total dava 10 Km. Antes mesmo da criação do campeonato da Fórmula 1, em 1950, a pista de Monza já sediava os famosos “Grand Prix”, as corridas mais badaladas da época, mas que não contavam pontos para uma competição, sendo na época, provas isoladas umas das outras. Assim sendo, não foi difícil a pista italiana ser uma das escolhidas para sediar uma corrida no nascente campeonato de F-1 criado em 1950, tendo sido a corrida final da competição, disputada no dia 3 de setembro. Juan Manuel Fangio, com a Alfa Romeo, largou na pole-position do primeiro GP de F-1 da Itália, mas o argentino acabaria por abandonar a corrida com problemas no câmbio, depois de 23 voltas. Giuseppe “Nino” Farina, também da equipe Alfa Romeo, venceria a corrida, e o título do primeiro campeonato de F-1 da história. Apenas 7 dos 26 carros que largaram receberam a bandeirada naquela prova.
            A pista de Monza é o circuito que mais provas de F-1 sediou até hoje, com nada menos do que 68 GPs. A pista esteve ausente do calendário da categoria máxima do automobilismo apenas na temporada de 1980, devido a reformas que estavam sendo realizadas no autódromo, de modo que o GP da Itália daquele ano acabou por ser disputado na pista de Ímola. Em 1981, Monza estava de volta à competição, onde permanece até hoje. E, da mesma forma como Silverstone, Monza também passou por mudanças ao longo de quase 70 anos de presença na F-1, conforme veremos a seguir:

1ª Configuração: Com 6,3 Km de extensão, a primeira configuração da pista de Monza usada pela F-1 sediou as corridas de 1950 a 1954 no autódromo, e era basicamente o mesmo traçado de hoje, com o diferencial de não possuir nenhuma chicane, e a curva que hoje é chamada de Parabólica tinha um ângulo muito mais fechado, com suas entradas e saídas em ângulo de 90º. Era uma pista completamente voltada para a potência dos motores, e a volta mais rápida dessa época pertence a Giuseppe “Nino” Farina, obtida em 1951, com o tempo de 1min56s5, ao volante da Alfa Romeo, com uma velocidade média de 194,678 km/h, um valor já elevado para época, o que justifica o alto grau de quebras entre os participantes nestas corridas iniciais, onde os motores eram levado aos seus limites, e até além.

2ª Configuração: Alguns já ouviram falar que, em alguns anos, a F-1 correu no circuito oval da pista de Monza. De fato, foram disputados 4 GPs nesta configuração, nas temporadas de 1955, 1956, 1960, e 1961. Os pilotos iniciavam a volta na reta dos boxes, pelo seu lado interno, entrando no traçado oval, para em seguida retornarem à mesma reta dos boxes, mas atravessando-a pelo seu lado externo, para então seguir pelo traçado misto, que terminava na nova (e atual) Curva Parabólica, com o seu traçado que conhecemos atualmente, iniciando então uma nova volta pela pista oval, e assim por diante. O traçado era de 10 Km, e pode-se notar que a reta dos boxes, ainda hoje, é extremamente larga, muito mais que o restante do traçado da pista, que deixa de ser um mistério quando vemos o mapa da configuração do circuito nestas corridas, que deixaram de ser disputadas no traçado oval depois do pavoroso acidente fatal do alemão Wolfgang von Trips, em 1961, que matou, além do piloto, mais 14 pessoas. O circuito oval, contudo, ainda sediaria, junto com o traçado misto, provas de outras categorias até 1969, quando deixou de ser usado. No filme “Grand Prix”, de John Frankenheimer, dá para se ter uma idéia de como era a disputa dos F-1 em Monza na época do circuito oval em uso. O recorde desta configuração é de Phil Hill, com Ferrari, em 1960, com o tempo de 2min43s6, à média de 220,049 Km/h.

3ª Configuração: A terceira configuração de Monza sediou as corridas de 1957 a 1959, e de 1962 a 1971, com 13 GPs. Basicamente, a única mudança para o traçado misto original foi a nova configuração da Curva Parabólica, sem o traçado “quadrado” original. O recorde oficial desta configuração ficou com Henri Pescarolo, com March, em 1971, com o tempo de 1min23s8, com a média de 247,017 Km/h, percorrendo o traçado de 5,750 Km.

4ª Configuração: Com as altas velocidades alcançadas pelos carros da F-1, Monza começou a ganhar suas chicanes, com o objetivo de diminuir a velocidade dos bólidos, e aumentar a segurança dos pilotos. Vale lembrar que, apesar de avançados, o nível de resistência dos carros, e a segurança que ofereciam aos pilotos que os conduziam nem se comparam ao que temos hoje, de modo que um acidente era potencialmente fatal, mesmo que de leve, se o piloto tivesse azar. Por isso, foram introduzidas a Variante dela Rettifilo, logo após a linha de chegada, na reta dos boxes, e a Variante Ascari, dando ao traçado a extensão de 5,775 Km, sendo usado nas temporadas de 1972 e 1973, e tendo como melhor marca oficial o tempo de 1min33s6, obtido em 1972 por Émerson Fittipaldi, com Lotus, à velocidade de 222,115 km/h, bem mais baixa do que o recorde anterior de Pescarolo, mas ainda assim, mantendo Monza como uma pista de alta velocidade.
 
5ª Configuração: A nova configuração de Monza, assim como a anterior, só sediou duas provas, nas temporadas de 1974 e 1975, tendo como única mudança o formato da Variante Ascari, que ficou mais suave e menos “torta”, quebrando um pouco menos a velocidade dos carros na sua passagem, tendo então a melhor marca obtida por Clay Regazzoni, da Ferrari, em 1975, com o tempo de 1min33s1, à velocidade de 223,502 km/h, no traçado de agora 5,780 Km.

6ª Configuração: A nova configuração de Monza é segunda que mais sediou corridas, tendo sido palco de 17 GPs, entre as temporadas de 1976 e 1993, à exceção de 1980, quando esteve ausente do calendário. Aqui, a Variante dela Rettifilo foi colocada mais longe à frente da linha de largada, e mais próxima da Curva Grande, tendo sido introduzidas chicanes na sua entrada e saída. Foi introduzida também a Variante dela Roggia, e o traçado da Primeira Curva de Lesmo ficou um pouco mais suave, deixando o traçado com uma extensão de 5,8 Km. O recorde oficial desta configuração ficou com Damon Hill, com Williams, em 1993, com o tempo de 1min23s575, com a velocidade média de 249,835 Km/h.

7ª Configuração: Com os acidentes fatais de Ímola, vários circuitos passaram por mudanças bruscas para reduzir a velocidade dos carros, e Monza teve até sorte: a única mudança foi que a Segunda Curva de Lesmo ficou mais “quebrada”, com o seu grau ficando perto dos 90º, obrigando os carros a uma redução mais forte da velocidade de seu contorno. A extensão total da pista continuou sendo de 5,8 Km, mas o novo contorno da Segunda de Lesmo fez a volta oficial cair para 1min25s93, obtida também por Damon Hill em 1994, no único ano em que essa configuração foi usada, com a velocidade de 242,988 km/h.

8ª Configuração: Sediando 5 GPs, de 1995 a 1999, a configuração seguinte de Monza trouxe como mudança uma diminuição no grau da Curva Grande, que passou a ser mais suave do que era anteriormente. A Variante Della Roggia foi antecipada, deixando um trecho de reta maior entre ela e a Primeira de Lesmo, e um menor entre a Curva Grande e a variante. Isso reduziu o traçado para 5,770 Km, e a velocidade dos carros subiu um pouco, com a melhor volta sendo obtida por Mika Hakkinen, com McLaren, em 1997, com a marca de 1min24s808, na média de 244,93 Km/h.

9ª Configuração: A configuração atual de Monza estreou no ano 2000, e é utilizada até hoje, já tendo sediado 19 GPs, a mais longeva configuração da pista italiana em sua história na categoria máxima do automobilismo. A principal mudança foi na Variante Della Rettifilo, que mudou de lado da pista, ficando com um grau de quase 90º, obrigando a uma redução maior de velocidade. Em compensação, foram eliminadas as chicanes de entrada e saída desta variante. A Curva Grande também foi esticada, sendo puxada “para fora”, enquanto o trecho entre a Variante Della Roggia e a Primeira de Lesmo também mudou ligeiramente de traçado, permitindo uma aproximação mais veloz da Primeira de Lesmo. A extensão da pista passou para 5,973 Km, e o recorde do traçado é de Rubens Barrichello, com Ferrari, obtido em 2004, com a marca de 1min21s046, com média de 257,321 Km/h, e se mantém até hoje.

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