quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HAVOC SERIES - BALANÇO DAS CONFUSÕES NAS PISTAS EM 2015



            De volta com a sessão de vídeos da Havoc Series, é hora de listar aqui alguns vídeos relacionando as confusões na pista ocorridas durante os campeonatos disputados neste ano. Na primeira compilação, o foco é a F-1, que tirando uma ou outra pancada mais séria, teve um ano até "comportado" em termos de acidentes, com os pilotos batendo seus carros de forma até leve ou mediana, dando um trabalho relativamente menos complicado às suas turmas de mecânicos. E felizmente o vídeo não lista as odiosas mensagens de "incidente entre carro X e Y está sendo investidado..." etc e tal, que tanto vem irritando os torcedores nos últimos tempos. Este primeiro vídeo é do usuário crambno'29 R, postado no You Tube. Deliciem-se principalmente com as rodadas dos pilotos da categoria máxima do automobilismo, em ordem cronológica do campeonato, que mostram que, apesar das críticas aos carros atuais, eles ainda continuam apresentando algumas surpresas na hora de serem domados:


O vídeo seguinte, também do usuário crambno'29 R, no You Tube, enfoca os acidentes ocorridos durante o campeonato da Indy Racing League 2015, a Indycar. Menos "comportada" do que a F-1, a categoria americana teve um ano mais repleto de confusões nas pistas, e esta bela compilação, em ordem cronológica do campeonato da categoria, mostra as diversas rodadas, toques, e demais confusões aprontadas pelos pilotos durante o ano. Um prato cheio para quem gosta de ver os competidores se pegando nas corridas:


E crambno'29 R seguiu em frente, apresentando outro vídeo de compilação das confusões de pista, desta vez enfocando o campeonato inaugural da Fórmula-E, a categoria de competição de monopostos totalmente elétricos, onde pudemos ver os pilotos partindo para o tudo ou nada em algumas provas, e alguns deles se enroscando feio em alguns momentos, exibindo um grau de disputa que estava ficando escasso em alguns outros campeonatos, em especial na F-1, com seu exagero de punições e excessos de "não pode isso, não pode aquilo". Logicamente que a segurança sempre é o objetivo de se evitar maiores acidentes, mas o automobilismo não pode virar também um certame de freiras, onde o menor encosto já significa observação dos comissários e fiscais. Deliciem-se agora com as confusões perpetradas pelos competidores do certame dos carros elétricos, direto do You Tube, em ordem cronológica das provas:


Saindo um pouco das categorias fórmula, vamos direto para a meca dos campeonatos automobilísticos onde acidentes estão sempre na ordem do dia, não voluntariamente, claro, mas pelo fato de ser os rallies uma categoria off-road, onde nunca se consegue ficar firme na pista o tempo todo. Este vídeo do You Tube, postado pelo usuário NE - Rallyvideos, mostra algumas das reviravoltas presenciadas pelos competidores de rally durante a temporada deste ano. Na verdade, este vídeo é apenas um resumo bem singelo das encrencas pelas quais os pilotos passaram durante a temporada das competições off-road, pois na verdade aconteceu tanta coisa, que nem mesmo uma sessão exclusiva dedicada ao rally daria conta de listar todas as confusões em que os pilotos se envolveram pelo caminho, o que penso em fazer em outro momento. Por enquanto, curtam aqui o vídeo, e vejam como estas feras do volante encaram suas estripulias na competição:


De volta aos vídeos postados pelo usuário crambno'29 R no You Tube, este aqui lista as confusões enfrentadas pelos pilotos da V8 Supercars, o campeonato de carros turismo da Austrália, onde os pilotos também não aliviam no acelerador nas disputas, e travam umas divididas bem renhidas na maioria das ocasiões. Enquanto alguns conseguem tirar umas finas incríveis, outros simplesmente vão ralando a lataria de seus carros sem a menor cerimônia, o que dá um trabalho danado para seus mecânicos repararem as bagaças e colarem de volta todos os adesivos dos patrocinadores. Alguns dizem que eles deveriam partir logo para os derbys de demolição, de tanto que batem ou roçam seus carros, mas isso seria um exagero, claro, pois nos derbys todo mundo bate em todo mundo. Fiquem agora com o vídeo das confusões, rodadas e raladas do pessoal da V8 Supercars:


E, com isso, encerro esta sessão do Havoc Series, com algumas das maiores confusões de pista da temporada 2015. Mas nada impede que eu faça um repeteco do tema na semana que vem, pois ainda teve muitas outras confusões na temporada deste ano que mereceriam uma boa olhada. Vejamos o que consigo reunir até lá. Uma boa semana a todos!

Nenhum comentário: