quarta-feira, 15 de abril de 2015

HAVOC SERIES - ABRIL DE 2015 - ESTRIPULIAS NOS BOXES



            O mundo das competições automobilísticas é cheio de riscos. Mesmo hoje, com toda a segurança desenvolvida para tentar minimizar ao máximo os riscos que os pilotos correm, com carros cada vez mais fortes e com sistemas de segurança que antes não existiam, e circuitos com amplas áreas de escape, sempre ainda pode acontecer algo inesperado, pois não dá para se eliminar completamente o perigo da competição em alta velocidade.
            Mas não é apenas na pista que podem ocorrer acidentes. O pit line, a área dos boxes, é um lugar potencialmente perigoso para acidentes. Afinal, por ali transitam os carros da competição, e na frente de todos os boxes há inúmeras pessoas, todas prontas para efetuarem as trocas de pneus, reabastecimentos, e outras tarefas necessárias. Se algo sair errado por ali, o resultado pode ser trágico. Na F-1, após o trágico fim de semana de Ímola, em 1994, foram instituídas regras de segurança bem mais rigorosas para a área dos boxes, como por exemplo o limite de velocidade, que todos os pilotos devem obedecer, entre outros preceitos. Não apenas a F-1, mas diversas outras categorias também adotam várias regras para tentar tornar a área dos boxes mais segura. Mesmo assim, com todos os cuidados tomados, ainda há sempre o risco de algo inesperado surgir. Confiram agora alguns dos acidentes que tiveram os boxes como palco, ao longo dos anos nos campeonatos do mundo da velocidade:

            Talvez o acidente que muitos guardem na memória, seja por terem assistido na época, seja por verem em reportagens sobre segurança na F-1, é o pavoroso acidente sofrido por Jos Verstappen na temporada 1994 da categoria. Pilotando para a Benetton, o holandês parou nos boxes para efetuar o reabastecimento de seu carro, procedimento que havia sido reinstituído na categoria naquela temporada, com o intuito de aumentar a disputa e emoção das corridas. Mas durante a operação, durante um pequeno lapso, a válvula de combustível acabou deixando cair combustível sobre o carro. Como o reabastecimento era pressurizado de forma padrão pelo equipamento, foram vários litros de gasolina altamente inflamável durante o pequeno lapso. Foi o suficiente para transformar o bólido numa bola de fogo, assim que o combustível tocou nas partes quentes dos discos de freio e radiadores, gerando uma imagem assustadora. O incêndio foi prontamente debelado com extintores, e Verstappen felizmente saiu com poucas queimaduras, graças à roupa antichama que todos os pilotos usam, e que fornece proteção durante alguns segundos, tempo necessário para que o fogo seja extinto o quanto antes. Felizmente nada muito pior aconteceu, mas o que se descobriu depois acendeu outra "fogueira", quando a investigação da FIA apontou que um filtro no equipamento de reabastecimento havia sido retirado pela equipe Benetton sem consulta à entidade. O objetivo seria ter mais rapidez nos pit stops. Vale lembrar que o time era comandado por Flavio Briatore, e pelo menos naquele dia, por pouco a manobra não resultou em tragédia. Confiram o vídeo, postado no You Tube pelo usuário johnrivo:



            O vídeo seguinte, também postado no You Tube, pelo usuário F1 Beasts, traz uma compilação de vários momentos perigosos ocorridos durante os pit stops de várias categorias, como a F-1, Nascar, IRL, Fórmula Indy, etc. Não identifiquei todos os acidentes, mas aviso que algumas imagens são fortes, e com vários pilotos literalmente "atropelando" nos boxes, além de alguns carros arrancando com as mangueiras de combustível, ou saindo sem que o carro esteja com todos os pneus devidamente ajustados. Confiram abaixo:



            O próximo vídeo também é uma compilação de acontecimentos ocorridos em várias categorias, postada no You Tube pelo usuário Funny Videos HD, e traz várias outras cenas, em meio a algumas já vistas no vídeo anterior. Fazendo juz ao nome do usuário, há realmente algumas situações engraçadas nesta compilação, que chegam a ser realmente ridículas, mas também tem algumas bem feias, com o pessoal literalmente voando após a pancada sofrida por um carro de competição. Podem rir das cenas engraçadas, mas nas pancadas feias, decididamente a situação não foi nem um pouco divertida para quem estava no pit line, e em alguns casos, até mesmo atrás do muro de segurança. Confiram:



            Este próximo vídeo é uma compilação específica de casos em que as parada de box literalmente pegaram fogo, com consequências que poderiam ter sido devastadoras para todo mundo ali no pit line, o que não quer dizer que ninguém tenha se ferido gravemente com as situações mostradas na compilação, que abrange acidentes ocorridos em várias categorias. Lembrando que, no caso da F-Indy e da IRL até pouco tempo atrás, os carros eram abastecidos com metanol, um tipo de álcool diferente do que é usado no Brasil, que é o etanol. Muito mais tóxico que o etanol, o metanol tinha a vantagem de ser facilmente diluído com água, o que ajudava a apagar incêndios com este tipo de combustível mais rapidamente. Mas tinha uma desvantagem: suas chamas eram praticamente invisíveis, de modo que algumas cenas não dão uma demonstração clara de como a situação foi grave, e também complicava saber se o fogo tinha sido totalmente debelado. Felizmente a IRL hoje adota o etanol, que tem uma chama visível, e dá para ver com mais clareza onde o fogo está. A correria nos boxes é por vezes tão alta quanto na pista, e não é de admirar que, mesmo com toda a segurança que se aplica neste setor, acaba se tendo acidentes como estes. Vejam como a situação esquentou em vários momentos, e não foi no sentido figurado... O vídeo é do usuário TheRandomCompilation, postado no You Tube:



            Finalizando esta postagem, um vídeo um pouco mais "leve" postado pelo usuário NascarAllDay1, mostrando situações perigosas vividas pela Nascar nos boxes de suas corridas, além de algumas situações curiosas, como mecânico usando marreta para endireitar o carro, e pilotos que vez por outra resolvem tirar satisfações na porrada com outros competidores, levando a turma do "deixa disso" atarefada para segurar os ânimos exaltados no pit line, com direito a socos e pontapés também. Confiram a compilação no You Tube:



            E por hoje é só. Mas em breve trago mais alguns vídeos interessantes do mundo da velocidade. Até a próxima sessão Havoc Series...

Nenhum comentário: