quarta-feira, 8 de abril de 2015

FLYING LAPS - MARÇO DE 2015



            E ano de 2015 segue avançando, e o mês de março já ficou para trás. Então, é hora, como tem rotina, lançar a mais nova edição da Flying Laps, trazendo em notas rápidas algumas considerações de alguns dos acontecimentos vividos pelo mundo da velocidade neste último mês. Uma boa leitura a todos, e até a próxima edição da Flying Laps do mês que vem...
 
A estréia dos novos kits aerodinâmicos no campeonato deste ano da Indy Racing League deu uma renovada no visual dos carros da categoria, mas já se tornaram objeto de polêmica logo na primeira corrida, disputada em São Petesburgo, quando pedaços dos bicos dos carros acabaram se desprendendo e ficando espalhados pela pista, o que fez as bandeiras amarelas serem agitadas diversas vezes. Houve até um caso bizarro de um pedaço que atingiu uma torcedora após voar quase 100 metros de onde se desprendeu do carro e indo atingir a moça na cabeça, causando fratura no crânio. Brigitte Hoffstetter foi levada para o hospital onde seu ferimento foi tratado, e felizmente, não houve maiores complicações, em que pese a postura mais assustada de seu marido, que achou um milagre sua esposa não ter morrido com a pancada da peça, mesmo que pequena. O brasileiro Tony Kanaan, que terminou a corrida de São Petesburgo em 3° lugar, afirmou que as peças acabaram se desprendendo não por problemas de fabricação, mas pelo excesso dos pilotos, que andaram tocando uns nos outros mais do que deveriam. Tony reafirmou que eles competem em uma categoria de monopostos, não carros de turismo, que normalmente suportam toques durante a competição. Além dos pilotos terem abusado nas disputas de posição, é inegável que o desenho das asas dianteiras mostra várias peças com suportes que poderiam ser melhor fixados. As laterais do kit dos times da Chevrolet, por exemplo, possuem uma asinha mais alta que tem apoio apenas por uma barra, e são bem vulneráveis a toques e batidas. Os kits da Honda, por sua vez, também tem um grande número de peças nas laterais das asas dianteiras, bem mais distribuídas que as da Chevrolet, é verdade, mas que parecem precisar de um reforço estrutural também. Não é nenhum problema insolúvel: basta a Honda e a Chevrolet fazerem ajustes nos suportes destas asas que isso deve resolver boa parte dos problemas das asas se soltando, pelo menos com relação à pressão aerodinâmica. Mas os pilotos também vão precisar dar uma maneirada nas encostadas que dão uns nos outros durante as disputas nas corridas, a fim de evitar maiores incidentes, para não mencionar que estragos nas carenagens sempre podem significar prejuízo na performance durante a corrida, para não falar do prejuízo financeiro de ter de encomendar mais peças de reposição também...



O piloto francês Frank Montagny pode ter dito adeus à sua carreira esportiva. Montagny foi pego no exame antidoping após a prova da Malásia da F-E, e desde então estava suspenso preventivamente, até que seu caso fosse julgado, o que aconteceu neste mês de março. O piloto francês tomou uma suspensão de dois anos do automobilismo pelo uso de substâncias derivadas de cocaína. Frank já tem 37 anos, e ao fim da suspensão, terá 39 anos, idade que muitos consideram a aposentadoria definitiva para um piloto. Como consequência da punição, Montagny também acabou excluído do resultado da etapa malaia da categoria de carros elétricos, depois de haver terminado em 2° lugar na primeira etapa, disputada em Pequim, e conquistado 18 pontos. O piloto francês não teve sorte em sua passagem pela F-1, tendo participado apenas de 7 corridas, pelo time de Aguri Suzuki em 2006, tendo sido em 2007 piloto de testes da Toyota. Montagny também disputou 12 edições das 24 Horas de Le Mans, tendo passado por várias categorias. Infelizmente, drogas e esporte não combinam, e ser pego no exame antidoping, ainda mais por uma substância derivada da cocaína, é certamente uma mancha grave no currículo de qualquer esportista que se preze.


O francês Sebastien Ogier continua largando brasa sobre a concorrência no Mundial de Rali. O piloto da Volkswagen venceu a etapa do México, marcando o perfeito score de 3 vitórias em 3 provas disputadas até agora na competição deste ano, para desespero dos rivais, que já estão ficando para trás na classificação do campeonato. Ogier lidera com 81 pontos, quase o dobro do segundo colocado no certame, o norueguês Andreas Mikkelsen, que tem "apenas" 47 pontos. Na 3ª colocação está o belga Thierry Neuville, com 35 pontos, seguido de perto por Mads Ostberg, da Noruega, com 32 pontos. Na competição por equipes, a Volkswagen Motorsport lidera a competição com 99 pontos, seguida pela equipe Hyundai WRT, com 75 pontos. Na 3ª posição está a M-Sport WRT, com 48 pontos. Pelo campeonato de marcas, a Volkswagen está com mais do que o dobro de pontos da segunda colocada, a Hyundai, que tem apenas 63 pontos contra 147 da marca alemã. A Ford está encostada atrás da marca coreana, com 61 pontos, enquanto a Citroen, que viveu quase uma década de ouro no rali quando tinha Sébastian Loeb ao volante, tem apenas 50 pontos na classificação. A próxima etapa da competição é na Argentina, no último fim de semana de abril.


A MotoGP abriu a temporada 2015 com vitória de Valentino Rossi na etapa do Catar, disputada no circuito de Losail. Mas quem deu um susto nos favoritos foi a Ducati, que dominou a corrida com Andrea Dovizioso, que travou um belo duelo com Jorge Lorenzo, da Yamaha, durante muitas voltas. Dovizioso, inclusive, conquistou a pole-position para a corrida. E, para mostrar que não foi um resultado de sorte, Andrea Ianonne, companheiro de Dovizioso no time italiano, largou na 4ª posição. A Honda acabou surpreendida com a força da Ducati, mas tinha esperanças de neutralizar a rival na corrida, até porque Dani Pedrosa era o 2° no grid, seguido pelo atual bicampeão Marc Márquez. Só que o time nipônico acabou se dando mal na corrida: Márquez fez uma largada terrível, caindo para as últimas posições. Pedrosa também perdeu algumas posições, enquanto Lorenzo saltava para disputar a liderança com Dovizioso. Valentino Rossi, largando em 8°, também começava a escalar o pelotão rumo às primeiras colocações. Lorenzo conseguiu tomar a ponta da corrida, mas nunca conseguiu escapulir de Dovizioso, que sempre esteve na cola do espanhol, e por várias vezes trocaram de posições na liderança. Na sua escalada, Rossi foi passando um a um, até que chegou na dupla que travava a disputa pela liderança. Seu companheiro na Yamaha, Jorge Lorenzo, foi o primeiro a sucumbir, sendo depois ainda superado por Andrea Ianonne. Rossi partiu para cima de Andrea Dovizioso, e assistiu-se a uma batalha épica entre o multicampeão e o piloto da Ducati. Com a maior velocidade em reta, a Ducati de Dovizioso parecia intransponível. Mas Rossi não é um dos maiores vencedores da motovelocidade a troco de nada, e nas últimas voltas, ele e Dovizioso duelaram pela liderança da corrida, trocando de posição algumas vezes. Valentino assumiu a ponta em definitivo na 21ª volta, e segurando com bravura o rival. Márquez fez uma bela corrida de recuperação, terminando em 5° lugar, à frente do companheiro de equipe Dani Pedrosa, em 6°, mas sem condições de entrar na briga pela liderança da corrida. O pódio tinha Rossi no degrau mais alto, mas as demais posições foram da Ducati, com a sua dupla Dovizioso/Ianonne na 2° e 3° colocação. Jorge Lorenzo finalizou em 4° lugar. A MotoGP tem sua próxima etapa no dia 12 de abril, no Circuito das Américas, no Texas, Estados Unidos. E tudo indica que poderemos ter uma temporada com muito mais fortes disputas do que todos esperavam.


A Nissan, que estréia no Mundial de Endurance este ano, postergou sua estréia na competição, e vai faltar às duas primeiras corridas do calendário, em Silverstone e Spa-Francorchamps. A estréia se dará apenas em junho, nas 24 Horas de Le Mans. A marca nipônica apresentou em fevereiro o modelo GT-R LM Nismo, com o qual irá desafiar Audi, Toyota e Porshe na categoria LMP1, mas o novo modelo, que tem como destaque motorização dianteira, teria sofrido mais percalços do que a concorrência, pelo que a fábrica decidiu fazer uma preparação mais acurada para estrear devidamente na competição. No ano passado, a categoria LMP1 ganhou a adição da Porshe, que voltou oficialmente às corridas de esporte-protótipos de longa duração, ajudando a dar mais variedade na disputa da principal categoria do Endurance, que estava restrito à luta Audi X Toyota. Agora é esperar que a Nissan entre para valer na disputa, e ajude a dar ainda mais emoção às provas da Endurance este ano, que terão a Toyota defendendo o seu título de campeã, conquistado no ano passado, após finalmente desbancar a Audi.


A Toyota, aliás, confirmou a contratação do japonês Kamui Kobayashi como piloto reserva de sua escuderia no Mundial de Endurance. Kamui ficou sem vaga na F-1, e foi com a Toyota que ele estreou na F-1, em 2007. É torcer para que ele tenha chance de correr firme pelo time japonês em algum momento...

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