sexta-feira, 10 de abril de 2015

A HORA DE ACELERAR NA ENDURANCE



Porsche, Audi (ao centro), e Toyota estão prontas para a disputa de 2015 do Mundial de Endurane. Quem vai ser o campeão este ano?

            Está para começar o campeonato do Mundial de Endurance, as corridas de longa duração, e o palco da primeira etapa do campeonato é a pista de Silverstone, na Inglaterra, onde neste domingo serão disputadas as 6 Horas de Silverstone. Na pista, a Toyota terá a missão de defender o seu título, conquistado no ano passado, após finalmente destronar a Audi em seu terceiro ano de participação na categoria. E foi aqui neste circuito inglês que os nipônicos mostraram que iam mesmo derrubar os alemães no ano passado, quando venceram a corrida britânica de forma categórica, enquanto os carros da marca das quatro argolas abandonaram a corrida com problemas.
            A Audi perdeu o segundo embate, em Spa, na Bélgica, e dava a impressão de que o duelo seria renhido, pois perdeu a vitória por pouca diferença. Em Le Mans e Austin, o time alemão fez uso de sua experiência e confiabilidade para vencer e assumir a liderança da competição, mas foi só: nas etapas de Fuji ao Bahrein, a Toyota deitou e rolou, conquistando seu primeiro título. Para a Audi, restou o consolo do vice-campeonato, uma vez que nas provas finais, até a Porsche, que retornou oficialmente às corridas de longa duração de Esporte-Protótipos, estava mostrando desempenho superior, culminando com sua vitória na última etapa do campeonato, em Interlagos.
            Este ano, Audi, Porsche e Toyota terão a companhia de uma nova escuderia de fábrica na categoria protótipos da LMP1: a Nissan. A montadora japonesa vem para tentar repetir o sucesso da rival Toyota nas corridas de longa duração, e apresentou seu modelo GT-R LM Nismo em fevereiro exibindo um belo visual e motor dianteiro, ao contrário dos rivais, que usam motores traseiros. As novidades do modelo, contudo, cobraram seu preço: com problemas para resolver e com uma performance abaixo da esperada, além de problemas na homologação do carro, a Nissan postergou sua estréia para junho, nas 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do campeonato. Espera-se que até lá os japoneses consigam desenvolver melhor seu modelo de estréia na competição e resolvam todas as pendências com relação à homologação do modelo.
            O Mundial de Endurance, em seu 4° ano de existência, mostrou-se muito atrativo, a ponto de conseguir 35 carros para a disputa regular do campeonato, o que exibe a popularidade crescente da categoria. Para a prova de Silverstone, contudo, além da ausência da Nissan, a equipe Rebellion também estará de fora desta etapa, em virtude de estarem trocando seu motor, e não ter tido tempo hábil para resolver todos os detalhes que essa mudança impõe. Quem também acabou ficando fora desta primeira corrida foi a equipe Sard Morand, da categoria LMP2 por problemas variados. Com isso, o número de competidores que entram a partir de hoje na pista serão "apenas" 29 competidores, sendo 7 carros na LMP1, 8 na LMP2, 7 na GTEPro, e mais 7 na GTEAm. Mas a disputa está garantida na pista.
            No que tange ao campeonato, continuam as 8 etapas, com a diferença de que o Brasil está ausente da categoria este ano, em virtude das obras que irão reformular o paddock de Interlagos pelas exigências da F-1 em continuar competindo no circuito de São Paulo. No lugar da etapa brasileira entrou as 6 Horas de Nurburgring, que ficou sem condições de receber à F-1 este ano devido às altíssimas taxas cobradas pela FOM, mas que está garantido no Mundial de Endurance, cujas taxas não são as loucuras cobradas por Bernie Ecclestone. As 24 Horas de Le Mans serão disputadas nos dias 13 e 14 de junho, e continuam sendo o ponto alto da competição.
A Toyota foi campeã em 2014 e quer o bi em 2015. Falta combinar com os concorrentes...
            O grande destaque da competição será a tentativa de revanche da Audi para recuperar o trono da categoria, após sua derrota para a Toyota no ano passado. O modelo R18 e-tron passou por uma reformulação, além de ter seu sistema de recuperação de energia evoluído, para fazer frente ao modelo TS040 da Toyota, com seu supercapacitor de energia no ERS, o que fazia com que o motor dos carros nipônicos chegasse aos incríveis 1000 HPs de potência. Não por acaso, a Porshe também resolveu incrementar o seu modelo 919 com seu ERS também passando por uma grande evolução para desafiar os japoneses. A Porsche terminou 2014 vencendo, e quer iniciar 2015 mostrando ser um dos postulantes ao título da competição. E a disputa tem tudo para ser eletrizante, pois os alemães mostraram que seu carro ganhou bastante velocidade nos testes, mostrando que a Toyota poderá ter trabalho para manter seu cetro de campeã. E também não podemos deixar de considerar a Audi na briga, pois o time das quatro argolas tem condições de voltar à dianteira, e mostrar que o que aconteceu no ano passado foi apenas um desvio de percurso. Fica a dúvida de como a Nissan estará para encarar estes três times a partir de Le Mans, mas só o fato de termos mais um time oficial de fábrica nos protótipos já é motivo de comemoração, significando mais duelos em potencial, e firmando a Endurance como campeonato de alta performance e desempenho.
Vencedora em 2012 e 2013, a Audi acabou desbancada pela Toyota no ano passado, e quer mostrar que foi apenas um percalço passageiro, retomando a coroa de campeã este ano.
            E ainda teremos boas disputas nas categorias LMP2, a GTEPro, e a GTEAm. No ano passado, a Toyota venceu aqui em Silverstone finalizando as 6 horas de competição com 167 voltas completadas, deixando o segundo colocado, também da Toyota, a 1 volta atrás, e o terceiro colocado, da Porsche, com 2 voltas de desvantagem. Vejamos como se dará a luta este ano.
            Para os torcedores brasileiros, o destaque será Lucas Di Grassi, que continua firme no carro N° 8 da equipe da Audi, formando trio com os pilotos Oliver Jarvis e Loic Duva, competindo na categoria LMP1. E com chances de título, se a Audi confirmar que recuperou todo o seu poderio. Na LMP2, teremos a presença de Pipo Derani, que defenderá o carro N° 28 da equipe G-Drive, competindo com o modelo Ligier JSP2 Nissan, em conjunto com o colombiano Gustavo Yacamán e o mexicano Ricardo González. E na categoria GTEPro, teremos novamente Fernando Rees defendendo a Aston Martin, ao volante do modelo Aston Martin Vantage V8, em parceria com os pilotos Alex MacDowall e Richie Stanaway. O canal pago SporTV transmitirá partes das corridas em sua programação. Para este final de semana, deverá exibir a primeira hora da competição, além da chegada da prova.
            Confiram o calendário 2015 do Mundial de Endurance:

DATA
ETAPA
CIRCUITO - PAÍS
12.04
6 Horas de Silverstone
Silverstone - Inglaterra
02.05
6 Horas de Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps - Bélgica
13 e 14.06
24 Horas de Le Mans
Le Mans - França
30.08
6 Horas de Nurburgring
Nurburgring - Alemanha
19.09
6 Horas do Circuito das Américas
Circuito das Américas - EUA
11.10
6 Horas de Fuji
Fuji - Japão
01.11
6 Horas de Shanghai
Shanghai - China
21.11
6 Horas do Bahrein
Sakhir - Bahrein
A Nissan será a 4ª fábrica na categoria LMP1, mas estréia apenas nas 24 Horas de Le Mans...


Nelsinho Piquet averbou em Long Beach, sábado passado, sua primeira vitória no campeonato da Fórmula E, a categoria de monopostos elétricos que está conquistando mais adeptos a cada etapa. A vitória foi antológica por ter sido conquistada na mesma pista onde seu pai, 35 anos atrás, venceu pela primeira vez na Fórmula 1. Nelsinho, aliás, pensando na possibilidade de vencer a corrida na mesma pista onde o pai triunfou pela primeira vez, disputou a corrida com o capacete com as mesmas cores do pai, branco com as listras e pingos vermelhos, que fez os mais saudosos lembrarem dos velhos tempos. A corrida teve outra particularidade interessante e coincidente com a corrida de 1980 vencida por nosso primeiro tricampeão na F-1: o Brasil foi maioria no pódio. Na corrida da F-1 de 1980, Nélson venceu a prova, com a Brabham, seguido do italiano Riccardo Patrese, da Arrows, e Émerson Fittipaldi foi o 3° colocado, no que seria seu último pódio na categoria, que deixaria ao fim daquela temporada, passando a atuar apenas como chefe de sua equipe, a Fittipaldi, que começaria seu agonizante fim. Na corrida da F-E, sábado passado, Nelsinho Piquet venceu, pela equipe China Racing, o francês Jean-Éric Vergne, da equipe Andretti,  foi o 2° colocado, e Lucas Di Grassi fechou o pódio com a 3ª posição na prova, pela equipe Audi ABT. Na corrida da F-1, Piquet largou na pole-position e simplesmente dominou a corrida de ponta a ponta. Nelsinho alinhou na 3ª posição do grid, mas na largada, partiu para cima dos primeiros colocados e assumiu a ponta já na freada da primeira curva, assumindo a liderança da prova que só perderia momentaneamente na troca de carros. Finalizadas as trocas de monopostos entre todos os competidores, Nélson Ângelo retomou a liderança e seguiu firme até a bandeirada. A atuação de Piquet foi firme e categórica, pois até então, nenhum piloto conseguiu impôr uma vitória de forma tão absoluta numa corrida como a de Nelsinho no balneário californiano. Tão logo assumiu a dianteira, imprimiu um ritmo forte, sem desgastar seu equipamento, enquanto os adversários disputavam as posições atrás de si. A vitória catapultou o brasileiro para a vice-liderança da competição, com 74 pontos, apenas 1 ponto a menos que o de seu compatriota Lucas Di Grassi, que retomou a liderança do campeonato, que havia perdido para Nicolas Prost na etapa de Miami. Aliás, foi Prost quem teve problemas em Long Beach, enfrentando uma queda de performance em seu carro na segunda metade da corrida que o deixou apenas em 14° colocado, sem marcar pontos. Outro forte competidor na luta pelo título, Sam Bird, também não teve o que comemorar nesta etapa, abandonando após 13 voltas. Bruno Senna, por sua vez, fez uma prova combativa, largando a meio do grid para fazer novamente uma corrida de recuperação, finalizando em 5° lugar, atrás de Sébastien Buemi. Com 6 etapas disputadas, a F-E passou da metade de seu campeonato inicial, restando 5 provas para o fim da competição, com a dupla de pilotos brasileiros passando a ser os nomes mais fortes para a conquista do primeiro título da modalidade, pelo que demonstraram nas corridas até aqui. Lucas tem sido bem constante, com 1 vitória, 1 segundo lugar, e dois terceiros, não tendo marcado pontos apenas na etapa da Argentina, por problemas mecânicos. Já Nelsinho tem 1 vitória, 1 segundo lugar e 1 terceiro, e não marcou pontos na etapa da Malásia. Desde a etapa do Uruguai, vem andando muito forte em todas as etapas. Mas é muito cedo para baixar a guarda, pois ainda tem muita corrida pela frente, e pelo que se viu até agora, pode acontecer de tudo. A próxima corrida da F-E é no dia 9 de maio, em Mônaco.
Momento histórico para Nelsinho Piquet em Long Beach na F-E: 1ª vitória na categoria dos carros elétricos na mesma pista onde seu pai venceu pela primeira vez na F-1 em 1980.


A F1 inicia hoje os treinos oficiais para o Grande Prêmio da China, e todo mundo no paddock está querendo saber se a Ferrari será capaz de repetir nesta prova o desempenho exibido em Sepang, na última etapa. Mas a própria Ferrari adverte que não pode garantir ter a mesma performance da última corrida. A contrário do forte calor enfrentado por todos na etapa malaia, o ambiente em Shanghai é bem mais ameno e fresco, e o carro da Mercedes ainda é o alvo a ser batido. Mas é inegável que o triunfo da escuderia italiana deu uma balançada no time alemão, que certamente está bem mais precavido para esta corrida. Vamos esperar para ver quem dá as cartas na China.


Tem início neste fim de semana o Campeonato Europeu de F-3. Serão 10 etapas com corridas triplas, iniciando com a etapa deste fim de semana, em Silverstone, ao lado da etapa de abertura do Mundial de Endurance. E o Brasil terá 2 pilotos na competição: Pietro Fittipaldi estréia na categoria, defendendo a equipe Fortec, enquanto Sérgio Sette correrá pela equipe Motopark. Com o fim dos certames britânico e alemão da F-3, o campeonato europeu começa com tudo, tendo nada menos do que 36 pilotos inscritos para este início de competição. Daqui de Silverstone, as escuderias seguirão para as seguintes etapas do calendário 2015: 03/05 - Hockenheim (Alemanha); 17/05 - Pau (França); 31/05 - Monza (Itália); 21/06 - Spa-Francorchamps (Bélgica); 12/07 - Zandvoort (Holanda); 02/08 - Red Bull Ring (Áustria); 30/08 - Moscou (Rússia); 27/09 - Nurburgring (Alemanha); e 18/10 - Hockenheim (Alemanha).


A Indy Racing League também acelera neste final de semana, com a nova etapa da Louisiana, em uma nova pista mista no campeonato. O Nola Motorsports, circuito que sediará a nova corrida, tem 13 curvas, e 4,42 Km de extensão. Juan Pablo Montoya é o líder do campeonato, após vencer a etapa inicial em São Petesburgo, e todos esperam que a Penske não mostre na nova pista o domínio demonstrado na corrida de estréia da competição, mas é melhor se prepararem para ver novamente os carros de Roger Penske dando as cartas.

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