sexta-feira, 20 de setembro de 2013

IMPLOSÃO DA INDY



Propaganda da Temporada da IRL 2013 antes do início do campeonato. Euforia que só durava até a primeira etapa na TV aberta.... Agora, a Bandeirantes puxa o carro totalmente.

            Depois do anúncio contundente (para nós, brasileiros), de que Felipe Massa não mais correrá pela Ferrari em 2014, e ficarmos na expectativa de não termos mais nenhum representante na categoria máxima do automobilismo na próxima temporada, visto que o destino de Felipe para o próximo ano ainda é totalmente incerto quanto às possibilidades de achar um lugar decente para competir na F-1, existe outro terremoto de acontecimentos ocorrendo aqui mesmo no Brasil, e aproveito para comentar agora este outro assunto.
            Este outro assunto a que me refiro, e que também está dando muita margem a especulação e o que irá acontecer de fato, é sobre o destino da Indy Racing League no Brasil. A Rede Bandeirantes, que transmite o campeonato de monopostos americano para nosso país, e é parceira na realização, junto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, da etapa brasileira do campeonato, estaria desistindo de transmitir não apenas a categoria, mas também de realizar a prova brasileira.
            A emissora do Morumbi passa por dificuldades financeiras, e recentemente, demitiu vários profissionais em seu quadro, com números que chegam a cerca de 10% do seu total de funcionários. Internamente, a ordem seria cancelar também todos os programas que não tenham suporte financeiro completo de patrocínio, e dentro dessa diretiva, a emissora também iria desistir de transmitir certos eventos que não tivessem uma boa relação custo/audiência. E a IRL seria uma destas vítimas. Comenta-se que a Bandeirantes já teria recusado renovar seu contrato para transmitir a competição em 2014. E, por tabela, também sairia por completo da organização da etapa brasileira, que há 4 anos está presente no calendário, apesar de a mesma ter sido renovada para ser realizada praticamente até o fim da presente década.
            A confirmar este cenário, pode-se dizer que a IRL praticamente implodiria no Brasil, e os fãs do automobilismo ficariam apenas com a F-1 como opção de competição na TV aberta, no quesito monopostos. Num momento em que um brasileiro, Hélio Castro Neves, lidera a competição,  e tem boas chances de conquistar o título, e nosso outro representante na competição, Tony Kanaan, conseguiu vencer este ano as 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais importante do automobilismo americano e uma das mais famosas corridas do mundo inteiro, chega a ser contraditória a atitude da emissora paulista, que ao invés de tentar capitalizar com o momento, resolve tomar atitude oposta, como se a categoria americana, de um momento para o outro, tivesse virado uma "batata quente" nas mãos da rede de TV.
            Para a Bandeirantes, em virtude do aperto financeiro, a audiência das provas da categoria não seriam mais atrativas a fim de manter o esquema de transmissão. E a saída seria completa: não haveria mais transmissão não apenas na TV aberta, como também seria rifada de seu canal pago, o Bandsports. E, com comentários internos alegando que a emissora não querer passar as provas da categoria "nem de graça", isso significaria um rompimento radical na transmissão da IRL, que tem suas provas veiculadas há anos pela emissora.
            Se por um lado a Bandeirantes tem total liberdade para decidir o que quer ou não transmitir, o fato de resolver desistir da Indy Racing League apenas coroa uma atitude equivocada e desinteressada de transmitir a categoria, e que não é de hoje. Todo início de campeonato, a Bandeirantes faz o maior estardalhaço anunciando a competição, que muitas vezes apresenta mais oportunidades e equilíbrio do que a F-1. Neste ano, por exemplo, a Bandeirantes enviou equipe completa para a primeira prova do campeonato, em São Petesburgo, na Flórida, dando um bom tratamento à competição, com transmissão ao vivo na TV aberta. Mas, a seguir, já para a prova seguinte, em Barber, no Alabama, o que vimos? A prova foi transmitida sem maior alarde e divulgação somente pelo Bandsports, o canal pago, e toda a atenção dedicada à categoria na prova de abertura praticamente esvaiu-se. A atenção devida só retornaria aqui em São Paulo, para a disputa da etapa brasileira, por motivos mais do que óbvios. Manteve o nível para a prova seguinte, a Indy500, a mais importante do calendário da competição, e depois disso, as corridas praticamente foram empurradas para o Bandsports, com raras aparições na TV aberta, e divulgação a desejar. Desse jeito, a coisa não emplaca mesmo.
            Não é nem questão de querer questionar o que dá mais retorno de audiência, pois o futebol tem prioridade mais do que conhecida. O problema mesmo é a Bandeirantes não estabelecer um projeto e programa decente para exibir e promover a competição de forma a fidelizar o fã de automobilismo, e procurar aumentar a base de telespectadores. Sabendo por experiência própria que os horários de várias corridas vão bater de frente com o futebol aos domingos, a emissora não se dá ao trabalho de estabelecer um plano de exibição para mostrar a corrida, de forma coerente, mesmo que não seja ao vivo, para as provas onde isso seja necessário. Quem sai perdendo é o telespectador fã de corridas, que volta e meia vê a competição na TV aberta, depois precisa mudar para a TV paga, volta-se para a TV aberta novamente, e de vez em quando, vê a corrida sendo transmitida tanto na Bandeirantes quanto no Bandsports, ao mesmo tempo, com duas equipes diferentes na narração/comentários. E isso considerando o fã ou telespectador que tenha acesso à TV paga, e ao canal Bandsports. E quem tem apenas a opção da TV aberta, como fica?
A corrida brasileira no campeonato também deverá ir para o brejo, na pior das hipóteses.
            Com esse esquema de exibição estilo roleta russa, é complicado fidelizar o telespectador. E é mais complicado ainda pelo histórico da competição: a Indy Racing League nunca teve muita repercussão no Brasil, onde o interesse pela F-1 ainda predomina entre o público fã de automobilismo na TV aberta, ganhando de lavada sobre as outras competições transmitidas por nossas emissoras, como a Stock Car e a Fórmula Truck. Mas não seria a primeira vez que uma categoria Indy seria menosprezada e maltratada por aqui. Na década de 1990, a F-Indy original também sofreu com o descaso de nossas emissoras.
            Na segunda metade daquela década, a TVS/SBT, que detinha os direitos de transmissão, e vinha fazendo um serviço de qualidade, tendo até ganho prêmio de melhor emissora que transmitia a F-Indy para fora dos EUA, de um momento para o outro, simplesmente rebaixou a categoria em sua grade de programação. O estopim da briga foi causado por Gugu Liberato, que estava cansado de ver seu programa Domingo Legal ser interrompido para a exibição das provas. Ele teria batido de frente com Silvio Santos, ameaçando deixar a emissora, se as corridas continuassem sendo transmitidas em seu horário habitual. Silvio, que sempre teve um histórico de altos e baixos na condução da programação de sua emissora, acabou cedendo. De primeiro, cortou toda a equipe de profissionais que era enviada aos locais das corridas, passando a fazer transmissão direta de estúdio, e não mais “in loco”. Depois, todas as provas passaram a ser exibidas em VT no pior horário possível: à meia-noite de domingo para segunda. Do time restante de transmissão ficou apenas o locutor Téo José, demitindo-se o repórter Luiz Carlos Azenha e o comentarista Celso Miranda.
De nada adiantou a chiadeira dos fãs. Gugu saiu vitorioso na contenda, e os fãs tiveram que se contentar com o horário inglório das transmissões. E tínhamos uma verdadeira legião de pilotos na categoria naqueles tempos, espalhados por todo o grid, em times de ponta, médios, e pequenos. Infelizmente, apesar da quantidade de pilotos no grid, e do talento e reputação de todos, enfrentávamos todo tipo de contratempos, e apesar de ficarmos perto de disputar o título, não chegávamos lá. Todo o entusiasmo, depois que Émerson Fittipaldi teve de abandonar as competições após seu violento acidente em Michigan em 1996, se desvaneceu, e Silvio Santos não se esforçou para reerguer a motivação dos telespectadores. Como consequência, a etapa brasileira da F-Indy também foi para o vinagre, tendo sua última prova, realizada no oval Émerson Fittipaldi, construído dentro do autódromo de Jacarepaguá, em 2000, depois de ter estreado com alarde no campeonato de 1996.
            Ao fim do contrato, a TVS/SBT não renovou a licença das transmissões, que foram adquiridas pela TV Record. A Record pegou um momento bom, pois nossos pilotos enfim superaram o azar que os perseguia, e passamos a vencer com frequência, e Gil de Ferran conquistou dois títulos consecutivos, em 2000 e 2001, sendo seguido por Cristiano da Matta, que também faturou seu caneco, vencendo a competição em 2002. Mas nada disso foi devidamente aproveitado para fidelizar o telespectador e o fã de automobilismo, perdendo-se uma oportunidade única de aproveitar a conquista de três títulos consecutivos na categoria por nossos pilotos. A F-Indy foi parar na RedeTV, que também não melhorou em nada o tratamento apenas básico que a Record dava. O resultado foi o fim das transmissões da F-Indy na TV aberta nacional, tendo seus últimos campeonatos transmitidos no Brasil apenas na TV paga, no Speed Channel. E, depois, a F-Indy infelizmente acabou, com a Indy Racing League ocupando o seu lugar, como sempre desejou Tony George desde que criou esta categoria no racha que promoveu em 1995.
            Abandonando as transmissões, mesmo na hipótese de Hélio Castro Neves conquistar o título, a Bandeirantes perde uma excelente oportunidade de capitalizar com a transmissão da categoria. Mas, nos últimos anos, já perdeu muitas oportunidades fazer isso, e não seria neste momen que, à última hora, tomaria jeito. A esperança do torcedor é que outra emissora se interesse em transmitir as corridas, mas as esperanças, a princípio, são escassas: a Globo, já com a F-1, não iria transmitir este campeonato; a TVS/SBT é um samba do crioulo doido; a Rede TV até hoje não mostrou a que veio; e sobra apenas a Record como opção mais plausível na TV aberta, o que também não significa grande coisa. Nos canais fechados, pode haver mais alternativas: o SporTV já transmitiu a IRL há vários anos atrás, antes da Bandeirantes retomar os direitos da competição, e poderia até pegá-los novamente, se tivesse interesse; o Fox Sports transmite a Nascar, e com seus planos de lançar um segundo canal de esportes no ano que vem, o campeonato Indy poderia ser um acréscimo interessante ao seu leque de opções; e ainda temos a ESPN, que pode pintar na parada. Mas tudo segue totalmente incerto.
            O maior prejuízo seria a perda da etapa brasileira da competição, que depois de cometer alguns erros nas primeiras edições, atingiu um bom grau de organização, e vinha conseguindo bom público, consistindo numa opção válida para quem curte automobilismo. Com o abandono do Grupo Bandeirantes, é muito provável que a prova seja cancelada, pois a Prefeitura de São Paulo dificilmente vai assumir bancar a corrida integralmente. E, mesmo que algum outro grupo adquira os direitos de transmissão, bancar a etapa brasileira é outra história. Havendo transmissão da prova na TV, seja aberta ou fechada, facilitaria para convencer alguma empresa do ramo a assumir a etapa, desde que fosse viabilizada economicamente. Mas, se ninguém se interessar, aí a coisa complica, e a prova de São Paulo pode mesmo entrar na berlinda. A solução seria a possibilidade de a corrida brasileira ser realizada em outro lugar. Já ouve proposta de se criar uma segunda prova no Brasil, muito provavelmente em Porto Alegre, mas as negociações não avançaram. Inicialmente com o título de "GP do Mercosul", as negociações poderiam ser retomadas e assumir a posição da corrida de São Paulo, tornando-se o novo "GP do Brasil". Tudo, porém, ainda não passa de especulação.
            Aliás, a própria Bandeirantes ainda afirma que tudo ainda está sendo analisado, e que é prematuro contar com o fim tanto da transmissão da IRL, quanto do cancelamento da etapa brasileira do certame. Oficialmente, nenhuma decisão ainda foi tomada e nem anunciada, mas nos bastidores, o que se afirma é que tudo já está decidido, restando apenas ser divulgado oficialmente. Talvez a conquista do título da categoria por Hélio Castro Neves, que seria o nosso segundo campeonato ganho na IRL (o primeiro foi conquistado por Tony Kanaan em 2004, quando corria pelo time de Michael Andretti), faça a emissora rever sua decisão, tentando capitalizar com a conquista por parte de um piloto brasileiro, e mantenha a transmissão das provas e a realização da corrida. Como o campeonato só termina agora em outubro, é aguardar para ver o que acontece.
            Se o pior acontecer, quem sai perdendo são os fãs brasileiros de automobilismo, que ficarão com uma opção a menos para acompanhar em nossas emissoras, que já não oferecem muita coisa...

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