quarta-feira, 18 de outubro de 2023

ARQUIVO PISTA & BOX – MARÇO DE 2000 – 17.03.2000

            E aqui estamos com mais uma de minhas antigas colunas, esta, publicada no dia 17 de março de 2.000, e cujo tema principal era o início da temporada da então F-CART, nome da F-Indy original, onde os pilotos brasileiros encontraram melhores condições de competição do que na F-1, após a morte trágica de Ayrton Senna em 1994. Muito mais competitiva e acessível, o certame de monopostos dos Estados Unidos chegou a ter grande força e difusão nos anos 1990, a ponto de incomodar Bernie Ecclestone, que viu na categoria uma possível ameaça à sua toda-poderosa Fórmula 1, que não exibia as mesmas disputas competitivas do certame do outro lado do Atlântico. E iniciava o ano 2000 com muita expectativa, depois de quatro temporadas onde a Ganassi havia faturado todos os títulos, utilizando a combinação técnica chassis Reynard, motores Honda, e pneus Firestone, armas que naquele ano passariam a ser usadas também pela Penske, que vivia uma entressafra de bons resultados, com seus carros a perderem competitividade desde o ano dominador de 1994.

            E foi uma temporada disputada, que terminaria com o fim do jejum a Penske, e com o segundo título de um piloto brasileiro na competição, Gil de Ferran, repetindo o feito obtido em 1989 por Émerson Fittipaldi. Na mesma temporada veríamos as primeiras vitórias de outros grandes pilotos nacionais, como Cristiano da Matta, e Hélio Castro Neves. Eram tempos bem mais auspiciosos para os pilotos brasileiros em termos de categorias de competição de monopostos, bem diferente dos tempos atuais, onde vemos promessas que, por melhores que possam ser, não estão conseguindo encontrar lugares decentes, e muitas vezes nem mesmo serem considerados. Uma boa leitura a todos, e curtam o texto, de uma época nem tão distante assim, mas parecendo já pertencer a um mundo completamente diferente dos dias de hoje...

PREPARANDO-SE PARA A LARGADA

          Enquanto a Fórmula 1 já iniciou seu campeonato domingo passado na Austrália, sua maior rival, a Fórmula CART prepara-se para acelerar fundo a partir do próximo domingo, quando terá início o certame 2000. Mais uma vez, na pista, pilotos e equipes tentarão dar o melhor de si na luta pelo título, que a rigor, dada o equilíbrio técnico da categoria, não permite, em tese, apontar candidatos favoritos ao título com antecipação.

          Equilíbrio que nos últimos anos foi estrondosamente desafiado pela Ganassi, que fez o campeão dos últimos 4 anos. Jimmy Vasser abriu a série ao conquistar o caneco em 1996, seguido pelo bicampeonato de Alessandro Zanardi em 1997/1998. E no ano passado, Juan Pablo Montoya, mesmo sendo novato na categoria, mostrou a que veio e arrebatou novamente o título para a escuderia do velho Chip Ganassi. A combinação de chassi Reynard com motor Honda e os pneus da Firestone se mostraram claramente mais competitivos, mas foi preciso que a escuderia encontrasse um alto grau de sintonia para impor um domínio que os demais times não tiveram como enfrentar.

          Mesmo assim, não foram campeonatos fáceis. Vários times tentaram dificultar as conquistas, como a Penske, Newmann/Hass, e a Walker. Mas nenhuma delas conseguiu manter a constância de performance da Ganassi, que apesar de ter tido alguns altos e baixos, conseguiu sempre se manter na disputa das primeiras colocações das provas, em boa parte graças à garra e talento exibidos por Zanardi e Montoya, que deram provas inequívocas de que o talento ainda faz muita diferença, uma vez que Vasser, após seu título de 1996, nunca mais demonstrou o mesmo ritmo, apesar de ter feito boas provas.

          Para este ano, o equilíbrio de forças tem tudo para ser maior. Começando pela decisão da Ganassi de abandonar seu tradicional pacote técnico Reynard/Honda pela combinação Lola/Toyota. Apesar dos chassis de Adrian Reynard ainda serem considerados os mais competitivos, e os motores Honda os melhores da categoria, Chip resolveu apostar na mudança de equipamento, após fazer acordos financeiramente mais vantajosos para utilizar os novos equipamentos. O time terá atenção especial tanto da Lola quanto da Toyota. A Lola, que passou em baixa na categoria nos últimos anos, investiu muito para recuperar o seu prestígio, e além de arregimentar o time campeão dos últimos anos, refez sua associação com o time de Paul Newmann e Carl Hass, que centrará o desenvolvimento dos chassis juntamente com a Ganassi. E a Toyota também vem mais firme do que nunca, ao conseguir roubar o principal time de sua rival Honda.

          Ainda é cedo para afirmar que tal mudança foi temerária para a Ganassi. Na pré-temporada, Montoya e Vasser andaram muito bem, e parece que o time será competitivo este ano, prometendo até lutar novamente pelo título. Seria um grande feito. Para a Newmann-Hass, a volta à Lola é uma esperança de recuperar os bons tempos da parceria, que rendeu os títulos de Michael Andretti (1991) e Nigel Mansell (1993). Michael Andretti continua no time, tendo mais uma vez a companhia do brasileiro Christian Fittipaldi.

          Mas a grande mudança é a Penske ter desistido de vez de conceber seu próprio carro, e numa atitude ousada, alinhará com chassis Reynard este ano, utilizando também motores da Honda, pondo fim a uma parceria de longa data entre Roger Penske e a Mercedes/Ilmor, que também fazia os motores da Chevrolet. Penske cansou dos maus resultados dos últimos anos, e resolveu jogar de forma mais conservadora, mas também mais ousada, mudando todo o seu pacote técnico. E a escuderia mais poderosa da CART vem com uma dupla brasileira este ano. Depois de perder sua vaga na Bettenhausen, Hélio Castro Neves ganhou a chance de sua vida, sendo escolhido para correr no time após a perda trágica de Greg Moore em Fontana. E Gil de Ferran terá enfim um time mais focado e profissional para desfilar sua grande capacidade, após alguns anos instáveis na Walker.

          Outros times que prometem lutar por vitórias são a Forsythe, Rahal, Green, e até a Patrick. Nesta última, Roberto Moreno ganhou enfim a chance de mostrar o que pode fazer com um equipamento competitivo, e sem se preocupar se terá carro para disputar a próxima corrida.

          Entre os demais pilotos brasileiros, temos Luiz Garcia Jr., que correrá pela pequena equipe Arciero. Com poucos recursos, vai tentar terminar o maior número de provas possível. Um pouco mais felizardo será Cristiano da Matta, que terá na equipe PPI um suporte mais completo este ano para mostrar o que sabe nesta segunda temporada na categoria. E quem espera viver novamente melhores dias é Maurício Gugelmim, cuja equipe PacWest ainda não consegue recuperar a boa forma exibida há alguns anos, quando chegou a disputar vitórias com alguma regularidade. Por sua vez, Tony Kanaan conta com a eficiência reconhecida do engenheiro Morris Numm para fazer seu talento florescer na competição e mostrar que pode vencer mais corridas.

          O campeonato terá 20 etapas, das quais, duas serão provas de 500 milhas, a serem disputadas nos superovais de Fontana e Michigan. Cinco corridas serão em traçados mistos, outras cinco em pistas montadas em ruas, e o restante nos ovais, dando uma bela variedade de pistas. Ficou para 2001 a expectativa da categoria chegar à Europa, pois este ano teremos corridas apenas no Brasil, Canadá, Japão e Austrália, fora dos Estados Unidos. O México também se prontifica a receber uma prova da categoria, e dizem que o circuito Hermanos Rodriguez, na capital, que já sediou a F-1 no país, estaria pronto para ser o palco da prova mexicana, embora haja outros candidatos.

          Por mais que digam que a F-CART perderia público e prestígio sem as 500 Milhas de Indianápolis, que migraram para o certame paralelo da Indy Racing League, os preparativos e expectativas para este ano demonstram o contrário, assim como os campeonatos dos últimos anos, sempre firmes e fortes, e mais competitivos do 

que nunca. Tony George deve estar se remoendo de inveja com isso, pois no seu campeonato, a IRL, só as 500 Milhas de Indianápolis despertam atenção digna de nota, sendo que as demais corridas do certame perdem feio em popularidade e preferência para as provas da CART. Mas esta briga ainda deve ir longe...

          Aguardemos então a bandeira verde para mais um campeonato de emoção e velocidade...

 

CALENDÁRIO DA F-CART 2000

 

DATA

PROVA (Circuito)

TIPO DE CIRCUITO

26.03

GP de Miami (Homestead)

Oval

09.04

GP de Nazareth (Nazareth)

Oval

16.04

GP de Long Beach (Long Beach)

Urbano

30.04

GP do Brasil (Jacarepaguá)

Oval

15.05

GP dp Japão (Motegi)

Oval

04.06

GP de Milwaukee (Milawukee)

Oval

18.06

GP de Detroit (Belle Isle Park)

Urbano

25.06

GP de Portland (Portland)

Misto

02.07

GP de Cleveland (Burke Lakefront)

Misto

16.07

GP de Toronto (Toronto)

Urbano

23.07

500 Milhas de Michigan (Michigan)

Oval

30.07

GP de Chicago (Chicago)

Oval

13.08

GP de Mid-Ohio (Mid-Ohio Sports Car Course

Misto

20.08

GP de Road America (Elkhart Lake)

Misto

03.09

GP de Vancouver (Vancouver)

Urbano

10.09

GP de Laguna Seca (Laguna Seca Raceway)

Misto

17.09

GP de Saint Louis (Madison)

Oval

01.10

GP de Houston (Houston)

Urbano

15.10

GP da Austrália (Surfer`s Paradise)

Urbano

29.10

500 Milhas da Califórnia (Fontana)

Oval

 

LISTA DE PILOTOS E EQUIPES DA F-CART 2000

 

EQUIPE

PILOTOS

CHASSI/MOTOR

Chip Ganassi Racing

Juan Pablo Montoya

Jimmy Vasser

Lola T2000/Toyota

Penske Racing Team

Gil de Ferran

Hélio Castro Neves

Reynard 20R/Honda

Green

Dario Franchiti

Paul Tracy

Reynard 20R/Honda

Newmann/Hass Racing

Michael Andretti

Christian Fittipaldi

Lola T2000/Ford

Rahal Racing

Maxximiliano Papis

Kenny Brack

Reynard  20R/Ford

Patrick Racing

Adrian Fernandez

Roberto Moreno

Reynard 20R/Ford

Forsythe

Alexandre Tagliani

Patrick Carpentier

Reynard 20R/Ford

PacWest

Mark Blundell

Maurício Gugelmim

Reynard 20R/Mercedes

Walker

Shinji Nakano

Reynard 20R/Honda

Forsythe/Tasman

Brian Herta

Swift/Honda

Bettenhausen Motorsport

Michel Jourdain Jr.

Lola T2000/Mercedes

Dale Coyne Racing

Takuya Kurosawa

Guálter Salles

Lola T2000/Ford

Mo Numm Racing

Tony Kanaan

Reynard 20R/Mercedes

Della Penna Motorsport

Richie Hern

Reynard 20R/Toyota

PPI Motorsport

Cristiano da Matta

Oriol Sérvia

Reynard 20R/Toyota

Arciero/Projet Racing

Luiz Garcia Jr.

Reynard 20R/Mercedes

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