quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

ARQUIVO PISTA & BOX – JANEIRO DE 1999 – 29.01.1999


            E aqui estou eu novamente trazendo mais uma de minhas antigas colunas. Esta foi publicada em 29 de janeiro de 1999, e o tema principal do texto eram os novos carros que os times da F-1 estavam apresentando para a temporada daquele ano. Sim, tínhamos lançamento de carros novos em janeiro, enquanto outros times só lançavam seus novos modelos em fevereiro. Mas a temporada da categoria máxima do automobilismo terminava, quando muito, no início de novembro, e não no fim do mês, como acontece hoje, e como os testes tinham muito mais liberdade, os times procuravam aprontar os seus carros o quanto antes, para poder coloca-los na pista e testarem a fundo se tudo o que criaram nas pranchetas corresponderia na pista. E tínhamos, como de costume, alguns indícios bem animadores para a disputa, se bem que nem todos acabavam se confirmando, mas podíamos sempre sonhar um pouco para ver se a coisa se mantinha, e tivéssemos um ano melhor que o anterior. De resto, alguns tópicos rápidos de outros acontecimentos naquela semana no mundo da velocidade, com alguns comentários a respeito. Uma boa leitura a todos, e em breve, tem mais textos antigos por aqui...



OS NOVOS CARROS NA PISTA

            E os novos modelos 99 já estão rodando nas pistas da F-1. A estréia mais aguardada desta semana foi o novo modelo FW21, apresentado pela equipe Williams em Barcelona, na Espanha, na última segunda-feira. Pelos primeiros tempos obtidos por Ralf Schumacher, o carro é sem dúvida melhor do que o de 98, o que faz prever uma temporada mais otimista para o time de Frank Williams. Resta saber como irão andar os novos modelos 99 da Ferrari e da McLaren, teoricamente os times mais fortes para este campeonato.
            Quase todas as escuderias já mostraram seus novos bólidos. Em Jerez de La Fronteira, também na Espanha, tivemos a primeira confrontação de modelos 99 do ano. A BAR mostrou seu potencial, e Ricardo Zonta já começou a fazer Jacques Villeneuve comer poeira, depois dos primeiros testes em que ficou atrás do canadense. A briga entre os dois pode ficar complicada na pista se a BAR concretizar suas esperanças de uma boa temporada já na estréia na F-1, pois nenhum dos dois vai querer andar atrás do companheiro de equipe. Na Stewart, o novo carro também mostrou potencial, mas o time ainda prefere ser cauteloso no que tange aos resultados obtidos, para evitar criar expectativas no caso de outra temporada se mostrar desastrosa, como no ano passado.
            Quem impressionou foi Jos Verstappen e o modelo-protótipo da nova equipe Honda, que conseguiu tempos expressivos. Mesmo utilizando um chassi encomendado à Dallara, os tempos são significativos, e o motor Mugen Honda V-10 mostrou muita potência, potência que estará disponível para a equipe Jordan este ano, que utiliza os propulsores nipônicos.
            Outros times que já apresentaram seus novos modelos são a Sauber, a Benetton, e a Prost. A Sauber, com seu novo C18 de linhas refinadas, promete que o carro é o seu melhor projeto até agora na F-1. E a utilização do motor Ferrari utilizado pela equipe italiana até o encerramento da temporada 98 é garantia de mais potência do que o disponível até o ano passado para o time. Jean Alesi reencontrou-se na Sauber, mostrando usa velha garra e ousadia ao volante de um F-1, poucas vezes demonstrada na Ferrari e na Benetton. Para Pedro Paulo Diniz, é hora de aspirar aos pontos com maior regularidade do que em suas antigas equipes. A Benetton mostra o projeto mais inovador até agora em termos técnicos. Resta saber se o time multicolorido vai acertar a mão finalmente, pois a temporada de 98 eles mesmos consideraram como sendo de transição. O fato de manter seus dois pilotos vai ajudar a verificar as potencialidades do novo chassi B199. Já no caso da Prost, 99 é um ano para dar respostas a todo mundo: aos críticos, à imprensa, ao público, e principalmente, aos patrocinadores do time. Alain Prost quer provar que pode ser um vencedor como dono de equipe tanto quanto foi quando era piloto, e a temporada do ano passado foi um completo desastre. O novo AP02, ainda projetado por Loic Bigois, já possui contribuição de John Barnard, que montou um escritório de projetos para dar assistência à equipe Prost. O novo carro da Prost tem semelhanças com o último carro da Arrows, que também foi projetado por Barnard antes de sua saída do time. Se não apresentar os mesmos problemas de fiabilidade que vitimaram os pilotos de Tom Walkinshaw em 98, o carro promete, pois ao contrário da Arrows, que teve problemas de competitividade com o fraco motor Hart V-10, a Prost tem à sua disposição o potente Peugeot V-10, um dos motores mais fortes da F-1 atual.
            Por enquanto, os novos carros são muito bonitos no design e concepção aerodinâmica. Mas, na F-1, beleza não é garantia de performance na pista...


A Indy Racing League deu a largada de seu campeonato no último domingo, com as 200 Milhas da Disney, no circuito de Orlando, na Flórida, dentro do parque de diversões da Disneyworld. A vitória ficou com Eddie Cheever. Dos pilotos brasileiros na corrida, apenas Raul Boesel chegou ao fim, terminando em 5º lugar. Raul poderia ter tido um melhor resultado se não tivesse ariscado demais na estratégia de reabastecimento, pois não parou na última bandeira amarela e acabou tendo de fazer um splash and go nas voltas finais em bandeira verde, perdendo a liderança da corrida. Outro brasileiro, Guálter Salles, abandonou a prova após ser abalroado pelo atual campeão da categoria, o sueco Kenny Brack.


Na IRL, a equipe Treadway já está sentindo saudades do holandês Arie Luyendick. O “holandês voador”decidiu se aposentar por falta de motivação e os novos pilotos do time não fizeram bonito em Orlando: ambos bateram os carros durante a corrida, dando vários prejuízos à equipe...


Tarso Marques está quase certo para disputar toda a temporada da F-CART na equipe Payton-Coyne. O jovem piloto brasileiro impressionou a equipe com sua rapidez no oval de Miami e chegou a superar até mesmo pilotos como Gil de Ferran, mesmo usando o carro do ano passado. A equipe reduziu o pedido de patrocínio para o piloto, mas a situação não está 100% garantida para que Tarso possa pilotar por toda a temporada. Mas, levando em consideração que o piloto Dennis Vitolo trouxe diversos prejuízos à equipe em 1998 de tanto bater, a sua polpuda verba de patrocínio não parece tão atraente assim. A equipe pode dar uma chance ao piloto brasileiro e pedir menos verba para acertar o contrato. Espero que tudo dê certo e Tarso consiga um lugar razoável para mostrar o que sabe no campeonato da F-CART em 1999.


A Toyota anunciou oficialmente em Tóquio que vai entrar na F-1 como equipe completa em 2003. Difícil é engolir a justificativa de que a decisão de entrada da Honda também como time completo em 2000 não influenciou em nada a decisão da Toyota, a maior indústria automobilística do Japão. E, para não causa vexame, a Toyota decidiu que suas operações para entrada na categoria serão coordenadas pela sua divisão européia na Alemanha. Se tudo correr bem, em 2003 poderemos ter mais uma escuderia na F-1, totalizando 26 carros no grid, como nos bons tempos. O problema é a nova regra imbecil e estúpida da FIA de limitar os participantes da categoria a 12 equipes e 24 carros. Isto precisa ser revisto pela cartolagem da categoria, que mostra o quanto são egoístas ao não permitir simplesmente que entrem outros competidores. A alegação de querem preservar a imagem da F-1 e afastar “aventureiros” descomprometidos com o esporte é uma desculpa totalmente furada. Ainda falarei mais sobre este assunto em outra coluna. Aguardem.

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