quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ESPECIAL – FORMULA-E 2016/2017



            Está para começar a terceira temporada da Formula-E, o campeonato de competição de carros monopostos totalmente elétricos. Neste próximo fim de semana, teremos a corrida inaugural da nova temporada, na cidade de Hong Kong, na China. Portanto, confiram agora uma pequena matéria especial do que poderemos esperar deste novo ano de competição da categoria, que vem atraindo a atenção de muita gente graúda no universo empresarial mundial. E preparem-se para ligar as tomadas para a competição...


FÓRMULA-E INICIA TEMPORADA 2016/2017

A categoria de competição de carros elétricos monopostos inicia sua terceira temporada com o grid novamente cheio, e a chegada de novas corridas, novos times e empresas.

Adriano de Avance Moreno

A F-E dá a largada para a sua terceira temporada, com novas corridas no calendário, como a rodada dupla de Nova Iorque.
            Preparem-se para ligar suas tomadas. O Mundial de carros de competição monopostos está de volta, e inicia o seu terceiro campeonato com o grid novamente cheio e novas marcas interessadas em fazer parte da competição. Entre as novas marcas que já farão parte desta nova temporada está a Jaguar, que estréia com seu próprio time, ocupando o lugar que era da equipe de Jarno Trulli, que fechou as portas no início da temporada passada e deixou o grid desfalcado, com 18 carros. Além de competir com time próprio, a marca inglesa também desenvolveu o seu próprio Trem de Força (Powertrain), que irão equipar os carros de Adam Carroll e Mitch Evans. Quem também resolveu entrar na brincadeira foi a Penske, que passa a fornecer o Trem de Força da Dragon Racing, comandada por ninguém menos do que Jay Penske, filho de Roger Penske. Mas enquanto a Jaguar ainda procura acertar seus ponteiros, a Dragon mostra que o novo equipamento tem tudo para incomodar lá na frente, prometendo duelos com as poderosas e.dams e Audi ABT, que disputaram firme o título nas duas primeiras temporadas.
            Nos testes da pré-temporada, a Jaguar até mostrou potencial em seu carro, mas a confiabilidade e performance ainda inspiram cuidados. Mas com o poderio que tem, não deve demorar muito para a escuderia inglesa resolver seus problemas. Mesmo assim, a ordem é disputar um bom campeonato de estréia, para dominar as nuances e a tecnologia da competição de carros monopostos elétricos. Pelo seu lado, a Dragon mostra que a entrada da Penske, uma potência das corridas dos Estados Unidos em termos não apenas de competição, mas de desenvolvimento automotivo, pode alavancar o desempenho da escuderia, que foi a 4ª colocada no último campeonato, perdendo para a Virgin por apenas 1 ponto.
            Na dianteira da competição, a e.dams e a Audi ABT prometem continuar duelando pelo posto de melhor escuderia da competição. Os dois times mantiveram seus pilotos, e evoluíram seus carros e equipamentos. O Trem de Força da Renault ainda é considerado o melhor da categoria, e graças a isso, os dois times deverão ter companhia na disputa pelas primeiras colocações nas corridas. A escuderia Techeetah, que adquiriu o time que era de Aguri Suzuki, também usa o Trem de Força da fábrica francesa, e impressionou nos testes da pré-temporada, realizados em Donington Park. Jean-Éric Vergne assustou a concorrência na maior parte dos dias, quebrando o recorde da pista inglesa, e só no último dia seu tempo foi superado pelo atual campeão, Sébastien Buemi, da e.dams, considerado o piloto a ser batido nesta nova temporada. O alívio para os dois times que duelaram durante todo a temporada passada pelo título é que o time da Techeetah só teve mesmo Jean-Éric Vergne assustando: o outro piloto, o chinês Ma Qing Hua, não foi além da 10ª posição nos treinos, enquanto na Audi ABT e na e.dams ambas as duplas de pilotos andaram bem fortes nos treinos.
Atual campeão, o suíço Sébastien Buemi continua firme na e.dams e é o piloto a ser batido.
            A nova temporada traz a expectativa de que os demais times, mais experientes no domínio das tecnologias de seus Trens de Força, possam ter desenvolvido melhor seus sistemas e equipamentos. Todos os carros continuam sendo fornecidos pela Spark, assim como as baterias seguem sendo produzidas pela divisão de tecnologia da Williams Engineering, que já estão confirmados como fornecedores também para a temporada 2017/2018. Os carros apresentam melhorias no seu desenvolvimento para a nova temporada, e uma nova asa dianteira bem chamativa. Isso, por si só, já deve resultar e um incremento de performance nos carros, que deverão ser um pouco mais velozes do que na temporada anterior.
            Mesmo que a disputa do título da segunda temporada não tenha sido tão animada quanto a da primeira, a F-E forneceu boas corridas no último campeonato, e o certame tem tudo para continuar empolgando os fãs da velocidade nesta nova temporada que se inicia. E o interesse pelo certame vem aumentando, e com mais empresas interessadas em entrar na brincadeira.
            Prova disso é que a temporada 2016/2017 nem começou, e já há várias conversas pra lá de animadas em relação à temporada 2018/2019. A começar pelo interesse de novas empresas que disputaram o fornecimento de baterias para os carros da competição. E estamos falando de gigantes do ramo eletroeletrônico, como a Sony e a Panasonic, que manifestaram interesse em participar do certame, assim como a Porsche, marca de renome na indústria automobilística, que tem muitos planos para seu projeto de carros elétricos, entre outros nomes relevantes. Por fim, a FIA escolheu a McLaren, através de seu departamento de tecnologia aplicada, como nova fornecedora das baterias que equiparão os carros para as temporadas 2018/2019, e 2019/2020. A McLaren, assim, volta a se envolver com a F-E: na sua temporada de estréia, os Trens de Força de todos os carros foram fornecidos pela divisão de tecnologia de Woking, que foram substituídos na última temporada por equipamentos desenvolvidos pelos próprios times ou por parcerias deles com outras empresas. E mais gente quer entrar na parada dos carros de competição elétricos. Se neste novo ano temos a entrada firme da Jaguar como time completo, reforçando a importância crescente da categoria aos nomes que lá já estão participando, como Citroen e Renault, e que agora contam também com a participação da Penske, para a próxima temporada, a Audi já decidiu que será um time de fábrica na competição, com a produção de seu próprio Trem de Força, atualmente fornecido pela Schaeffler na escuderia Audi ABT. E a BMW também anunciou que fará uma parceria com o time da Andretti, para fornecimento de Trem de Força a partir da temporada do ano que vem. A marca bávara reiterou não ter interesse em retornar à F-1, mas vê a F-E como algo muito mais atrativo, e por isso mesmo, pretende investir fundo no campeonato de carros monopostos elétricos.
            E quem também vem para se juntar à brincadeira é a Mercedes. A marca alemã, que vem dominando a F-1 nos últimos anos, também sente que os carros elétricos darão o que falar, e já acertaram que participarão do campeonato a partir da 5ª temporada, aumentando o rol de grandes empresas que unirão forças ao certame conduzido por Alejandro Agag. Quem achava que a Formula-E não passaria de uma brincadeira de gente excêntrica já pode começar a rever os seus conceitos, pois o número de grandes empresas que está apostando na categoria ou tem interesse de participar não pára de crescer.
Depois de um ano horrível na última temporada, Nelsinho Piquet espera ter um campeonato mais competitivo pela NexTev, que reformulou sua área técnica.
            Depois de contar com três pilotos nas duas primeiras temporadas, o número de pilotos brasileiros na categoria encolheu. Bruno Senna não teve seu contrato com a equipe Mahindra renovado, e foi substituído por Felix Rosenqvist, que será o novo companheiro de Nick Heidfeld na escuderia indiana. Nelsinho Piquet, campeão da primeira temporada da F-E, depois de um ano tenebroso onde sua equipe, a Nextev Nio (ex-China Racing) errou a mão na escolha de seu equipamento na temporada passada, tenta dar a volta por cima nesta nova temporada. Vice-campeão da última temporada, Lucas di Grassi continua defendendo a equipe Audi ABT, e segue sendo um dos favoritos do grid. Lucas andou bem durante a pré-temporada, e seu time tem tudo para mostrar novamente um bom desempenho. Lucas está fortemente motivado, conforme mostram suas performances no Mundial de Endurance, e o piloto já demonstrou que seu desempenho na categoria dos carros elétricos permanece em alta. Já Nelsinho Piquet, que se manteve fiel à equipe onde compete desde que estreou na categoria, espera ter um campeonato melhor do que o do ano passado. Na pré-temporada, o carro parece ter andado bem melhor, mas ainda é cedo para avaliar o real potencial do time para este ano ano. A escuderia desenvolveu com afinco seu novo projeto de Trem de Força, bem como no reforço de sua equipe técnica, e espera colher os resultados nesta próxima temporada. Resta esperar que o time consiga apresentar evolução em relação ao que mostrou na pré-temporada, onde ficou no meio do pelotão, ainda um pouco longe das primeira posições. Mas pior do que a temporada passada não pode ficar, onde o brasileiro largou em várias ocasiões entre os últimos do grid, e mesmo com toda a sua capacidade e tentando estratégias mais alternativas, não conseguiu mostrar bons resultados, pontuando em raríssimas oportunidades. Outro campeonato de baixo nível certamente levará Nelsinho a avaliar outras oportunidades na competição, e talvez mesmo fora da F-E.
Vice-campeão da última temporada, Lucas Di Grassi segue na Audi ABT, e é um dos favoritos para a nova temporada da F-E.
            Assim como nas temporadas passadas, os brasileiros poderão acompanhar todas as corridas da Fórmula-E pelo canal pago Sky Sports, que transmitirá ao vivo todas as provas, incluindo os treinos de algumas das etapas.
            Já em termos de campeonato, o calendário da temporada 2016/2017 traz grandes mudanças em relação às provas que tivemos nas primeiras duas temporadas. Várias corridas, como a de Londres, Pequim e Punta Del Este saíram. Em compensação, o campeonato terá 14 etapas, com direito a duas rodadas duplas, na fase final da competição, nas cidades de Montreal, no Canadá, e em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que encerrarão o campeonato no final do mês de julho. Ambas as provas estrearão no calendário da categoria, assim como a nova prova inicial da competição, em Hong Kong. A categoria dos carros elétricos visitará também a África, com uma corrida em Marrakech, no Marrocos. E outro país europeu que também estará no certame é a Bélgica, com uma etapa nas ruas da cidade de Bruxelas, capital do país. Das novas pistas, Nova Iorque já apresentou o seu traçado para sediar seu e-Prix, na região do bairro do Brooklin, com um desenho que promete uma prova veloz, e sem as tradicionais chicanes que outras pistas normalmente apresentam.
Com seu Trem de Força totalmente redesenhado pela Citroen, a Virgin espera ter uma temporada mais competitiva do que última.
            O calendário ainda tem mais duas datas, cujas etapas ainda estão em negociação, e até o fechamento desta matéria, permanecem em aberto, nos dias 22 de abril, e 24 de junho. Mas há outra questão que preocupa a direção da Fórmula-E: a etapa de Nova Iorque, programada para os dias 15 e 16 de julho do ano que vem, irá coincidir com a etapa das 6 Horas de Nurburgring, válida pelo Mundial de Endurance, e vários pilotos competem nas duas categorias. O calendário da F-E foi apresentado antes, e já estava homologado pela FIA. Esperava-se que se pudesse chegar a um acordo com o WEC para alterar a data, uma vez que o calendário da categoria de provas de longa duração ainda não havia sido homologado e ratificado pela FIA, até porque as equipes e fábricas não desejavam um conflito de preferências entre seus pilotos, obrigando-os a escolher entre uma e outra competição.
            Contudo, a FIA homologou o calendário do Mundial de Endurance, confirmando o conflito de datas dos dias 15 e 16 de julho com a F-E. Aliás, houve até uma inversão das provas da F-E, pois estas duas datas seriam para a rodada dupla de Montreal, mas agora serão para a rodada dupla de Nova Iorque. Como o campeonato deverá estar em seus momentos decisivos, a chance da categoria que deve ficar desfalcada de seus pilotos deverá ser o WEC. Uma má notícia para ambas as categorias, que até então viviam em relativa harmonia, e não tinham atitudes conflitantes uma para com a outra, ao contrário da F-1, que já marcou novamente seu GP da Europa de 2017 para o fim de semana das 24 Horas de Le Mans, justamente para impedir que seus pilotos porventura pudessem participar da famosa prova de longa duração.



EQUIPES E PILOTOS DO CAMPEONATO

EQUIPE
POWERTRAIN
NUMERAÇÃO/PILOTOS
NEXTEV NIO
Nextev TCR Formulae 002
99 - Nelson Angelo Piquet
88 - Oliver Turvey
e.dams
Renault Z.E.16
1 - Sébastien Buemi
8 - Nicolas Prost
Faraday Future Dragon Racing
Penske 701-EV
7 - Jérôme D'Ambrosio
6 - Loîc Duval
Audi Sport ABT Schaeffler
ABT Schaeffler FE 02
11 - Lucas di Grassi
66 - Daniel ABT
DS Virgin Racing
Citroën Virgin DSV-002
2 - Sam Bird
37 – José Maria López (*)
MS Amlin Andretti
Andretti ATEC02
28 - Antônio Félix da Costa
27 - Robin Frijns
Techeetah
Renault Z.E.16
25 - Jean-Éric Vergne
77 - Ma Qing Hua
Mahindra Formula-E Team
Mahindra M2 ELECTRO
19 - Felix Rosenqvist (*)
23 - Nick Heidfeld
Venturi Formula-E Team
Venturi VM200-FE02
4 - Stéphane Sarrazin
16 – Maro Engel (*)
Jaguar Formula E Team
Jaguar I-Type 1
 - Adam Carroll (*)
 - Mitch Evans (*)
(*) = Estreante na categoria

CALENDÁRIO DA F-E 2016/2017

DATA
ETAPA - PAÍS
09.10.2016
e-Prix de Hong Kong - China
12.11.2016
e-Prix de Marrakesh - Marrocos
18.02.2017
e-Prix de Buenos Aires - Argentina
01.04.2017
e-Prix da Cidade do México – México
22.04.2017
Etapa a definir
13.05.2017
e-Prix de Mônaco – Mônaco
20.05.2017
e-Prix de Paris - França
10.06.2017
e-Prix de Berlin - Alemanha
24.06.2017
Etapa a definir
01.07.2017
e-Prix de Bruxelas - Bélgica
15.07.2017
e-Prix de Nova Iorque – Estados Unidos (Prova 1)
16.07.2017
e-Prix de Nova Iorque – Estados Unidos (Prova 2)
29.07.2017
e-Prix de Montreal – Canadá (Prova 1)
30.07.2017
e-Prix de Montreal – Canadá (Prova 2)

A Spark continua como fornecedora dos chassis para todas as escuderias, e promoveu melhorias nos carros, bem como um novo bico, bem diferente do que estavam usando até então.
A Dragon agora conta com apoio técnico da Penske naprodução de seu trem de força, e pode incomodar as favoritas e.dams e Audi ABT nesta nova temporada.

A Jaguar é a mais nova equipe de fábrica da categoria, e não quer ficar fazendo apenas figuração no grid.
 

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