sexta-feira, 31 de julho de 2015

HUNGRIA, 30 ANOS NA F-1


A má largada dos pilotos da Mercedes deu à Ferrari a chance de tomar a liderança logo no início da prova húngara, que comemorou 30 anos, e ofereceu a melhor corrida da temporada 2015 da F-1 até aqui...

            Domingo passado tivemos a melhor corrida do campeonato deste ano na F-1, com a realização do Grande Prêmio da Hungria, que chegou à sua 30ª edição, estando presente no calendário da categoria desde a sua estréia no certame, no já distante ano de 1986, um feito que não é de se desprezar, ainda mais pelo fato de que esta corrida muitas vezes carrega a fama de monótona, por causa do travado circuito de Hungaroring, próximo à capital do país, a bela cidade de Budapeste.
            Sebastian Vettel e seu companheiro Kimi Raikkonem aproveitaram as péssimas largadas de Lewis Hamilton, o pole-position, e Nico Rosberg, da poderosa favorita destacada Mercedes, para assumirem o comando da prova e lá se manterem firmes, com a vitória de Vettel, e que só não teve dobradinha para a equipe de Maranello porque o sistema de recuperação de energia do carro de Kimi deu problemas e o finlandês foi forçado a abandonar a prova. Enquanto Vettel seguir firme na liderança, atrás acontecia de tudo um pouco: Hamilton errava a torto e a direito, disputava-se posição com toques roda a roda, roda com pneu, roda com bico de carro, etc. Não por acaso, a FIA distribuiu suas tradicionais punições a rodo para vários pilotos; só Pastor Maldonado levou 3, recheando o seu currículo de confusões na pista. Ao final, a Red Bull colocou seus dois pilotos no pódio, e quem também comemorou foi a McLaren, colocando seus dois pilotos na zona de pontos, amenizando um pouco aquela que tem sido a pior temporada da escuderia desde 1980. O melhor de tudo é que não foi preciso a chuva para bagunçar o panorama da corrida, mas teve um safety car em virtude da batida de Nico Hulkenberg ao fim da reta dos boxes devido à quebra do bico de seu carro, deixando vários detritos na pista, e rejuntando o pelotão que estava meio disperso, e ajudando a apimentar a competição. E depois, ainda tecem cobras e lagartos sobre a pista, por ser muito travada, e não ter pontos de ultrapassagens - exceção óbvia à reta dos boxes...
            Essa corrida já chamou atenção antes mesmo da realização de sua primeira edição, em meados dos anos 1980. Através de negociações de Bernie Ecclestone, na época dono da escuderia Brabham e presidente da FOCA - Associação dos Construtores da Fórmula 1, o astuto dirigente já vinha cortejando os países do bloco comunista, que começavam a se liberalizar um pouco, e abrandar a imagem da "Cortina de Ferro". A idéia era realizar um GP em Moscou, sede da União Soviética, mas foram os húngaros os mais receptivos à idéia de sediarem um Grande Prêmio de F-1, e o acordo foi fechado com vistas ao GP fazer sua estréia no campeonato de 1986.
            Os húngaros souberam trabalhar: construíram o circuito de Hungaroring, e efetuaram um trabalho de logística e promoção impecáveis. O resultado foi a realização da primeira corrida de Fórmula 1 em um país comunista, em 10 de agosto de 1986, e com um público recorde de praticamente 200 mil pessoas no circuito, vindo de todos os países do Leste Europeu, ávidos para conhecer a categoria máxima do automobilismo, e um dos expoentes máximos do capitalismo, regime que os comunistas geralmente desprezavam.
Na corrida de estréia do GP, em 1986, ainda na época da "Cortina de Ferro", Ayrton Senna e Nélson Piquet duelaram espetacularmente pela vitória, com direito a uma ultrapassagem antológica de Piquet sobre o rival Senna...
            E os húngaros tiveram chance de assistir a um duelo memorável entre dois brasileiros pela vitória. Ayrton Senna, defendendo a Lotus/Renault, largou na pole, e fez valer a posição de honra na corrida, sendo acossado desde o início pelas Williams/Honda, com seu conterrâneo Nélson Piquet a manter-se firme na sua traseira durante mais da metade da corrida. Piquet chegou a tomar a liderança, mas na troca de pneus no box, Ayrton retornou à ponta, e o duelo entre os dois recomeçou com tudo, culminando na famosa ultrapassagem de Piquet a Senna na freada do retão dos boxes, com Nélson a fazer a curva com uma derrapagem controlada de seu Williams, fechando a porta para impedir Senna de retomar a ponta, como acontecera na tentativa de ultrapassagem anterior. A manobra é considerada por muitos até hoje como a mais espetacular ultrapassagem da história da categoria, e tanto Senna quanto Piquet ofereceram um espetáculo para o público presente. Piquet vencia a corrida, com Senna em segundo lugar, e Nigel Mansell fechando o pódio em 3°. Aliás, não por outra razão que domingo passado Bernie Ecclestone e Nélson Piquet foram homenageados durante o fim de semana da prova húngara por ocasião da comemoração dos 30 anos da corrida, com ambos a desfilarem em carro pela pista, sendo aplaudidos pelo público. Homenagem mais do que justa para quem conseguiu viabilizar a prova, e para o seu primeiro vencedor.
            Aliás, a corrida húngara teve forte presença brasileira desde o seu início. Tamas Rohonyi, húngaro radicado no Brasil desde os anos 1950, e que já atuava no Grande Prêmio do Brasil, foi um dos homens escolhidos por Ecclestone para ensinar aos seus compatriotas os macetes de organização do GP. E o domínio brasileiro na competição seguiu em 1987, com nova vitória de Piquet, com Senna novamente em 2° lugar. Nigel Mansell vinha firme para a vitória, mas perdeu uma porca de uma das rodas de sua Williams a poucas voltas do final, abandonando a corrida. Em 1988, foi a vez de Ayrton Senna manter a supremacia brasileira, em uma prova onde travou um forte duelo com seu companheiro na McLaren, Alain Prost.
            Somente em 1989 o domínio brasileiro na Hungria seria quebrado: Nigel Mansell, com uym show de pilotagem, saiu da 12ª posição no grid para a vitória em um GP marcado por várias disputas. Aliás, a fama de circuito travado, e que favorece corridas chatas e sem atrativos, é até certo ponto injusta com o Hungaroring. Tivemos realmente corridas monótonas e chatas na pista, mas também tivemos corridas sensacionais e bem disputadas, com direito a performances e duelos antológicos, e resultados inesperados. As etapas de 1986, 1987, 1988, e 1989 foram bons exemplos. E a prova de 1990 também não fugiria à regra: a pole foi do belga Thierry Boutsen, então na Williams/Renault, que largou bem, e manteve-se firme para conquistar sua 3ª e última vitória na categoria, tendo sempre atrás de si a corrida inteira vários outros pilotos, em disputa ferrenha para tomar-lhe a dianteira, e com direito a alguns duelos que não terminaram da melhor forma para seus contendores.
            Outras corridas interessantes foram as etapas de 1991 e 1992. A Williams assumia sua posição de equipe dominante na categoria, mas em 91, depois de 5 provas arrasando a concorrência, foi Ayrton Senna quem comandou uma reação magistral justamente na prova húngara, iniciando ali sua arrancada para o tricampeonato, que conquistaria no fim do ano, em Suzuka, no Japão. Já em 1992, o brasileiro foi novamente vencedor na corrida húngara, em um ano onde a Williams foi mais dominadora do que nunca, mas teve novamente seus azares em Hungaroring, com o pole Riccardo Patrese a abandonar com motor quebrado. Mas Nigel Mansell, em uma corrida calma e sem sobressaltos, satisfez-se com o 2° lugar, conquistando ali o seu único título na categoria, na única vez em que a prova húngara viu a definição de um título de pilotos.
Com a modesta Arrows-Yamaha, Damon Hill deu show na Hungria em 1997, por pouco não vencendo a corrida, no que prometia ser a maior zebra da temporada...
            Um novo show seria mostrado em 1997, quando Damon Hill, então campeão do ano anterior, e defendendo a fraca Arrows/Yamaha, exibiu uma performance espetacular, por pouco não vencendo a corrida, terminando apenas em 2° lugar porque seu carro enfrentou uma pane hidráulica a 2 voltas do fim, permitindo que fosse ultrapassado por Jacques Villeneuve, que venceu a corrida. Em 2006, uma chuva providencial ajudou a bagunçar as estratégias de equipes e pilotos, e quem venceu foi Jenson Button, obtendo então sua 1ª vitória na F-1, tendo largado em 14° lugar. No ano passado, a chuva também foi responsável por agitar a corrida, obrigando os pilotos a alterar seus planos em virtude da precipitação que caíra antes da largada e molhara fortemente a pista. E, claro, a batida de Marcus Ericsson ajudou a terminar de bagunçar as estratégias e planos de todos, com uma intervenção do safety car. No fim, vitória de Daniel Ricciardo, com uma disputa feroz pela liderança nas voltas finais, onde até mesmo Fernando Alonso, com uma Ferrari meio capenga, conseguiu lutar pela vitória e conseguiu o melhor resultado da escuderia italiana em 2014. E sobre domingo passado, tivemos a melhor corrida do campeonato até aqui...
            Desde a estréia, a pista de Hungaroring passou por algumas mudanças pontuais, sempre objetivando deixá-la, se não mais veloz, com pelo menos alguns pontos mais favoráveis de ultrapassagem. É verdade que a corrida ficou um pouco mais veloz, mas também teve seu número de voltas reduzido, e a pista não ficou mais fácil no que tange às ultrapassagens, nem mesmo com o uso do atual DRS, a asa móvel traseira, com seus pontos de utilização na grande reta dos boxes e no pequeno trecho logo a seguir após a curva n° 01 do circuito. A primeira corrida deveria ter tido 77 voltas, mas com o limite de duas horas atingido, a prova foi encerrada com 76 voltas. No seu início, o circuito contava com um traçado de 4,014 Km de extensão. Em 1989, o circuito teve sua primeira alteração: foi suprimida uma curva que existia entre as atuais curvas 3 e 4, criando uma pequena reta, que infelizmente não se converteu em um novo ponto de ultrapassagem. A curva está lá até hoje, mesmo nunca mais tendo sido usada. Com isso, o traçado encolheu para 3,968 Km, e o percurso da prova mudou para as 77 voltas previstas inicialmente. Um pouco menor, a prova ficou mais rápida com uma curva a menos, e mesmo com uma volta a mais, a corrida de 1989 terminou com aproximadamente 1h50min de duração, praticamente 10min a menos que a primeira corrida, em 1986.
            Em 2003, ocorreram as últimas mudanças no traçado de Hungaroring: a reta dos boxes ficou um pouco mais longa, e o trecho entre as curvas 11 e 13 foi modificado, criando-se um novo trecho de reta, finalizado por uma curva mais fechada. O objetivo era, obviamente, tentar oferecer mais pontos de ultrapassagem na travada pista húngara, mas os resultados não frutificaram como o esperado: a reta dos boxes, maior, não ofereceu mais facilidades de ultrapassagem do que antes; e o novo trecho de reta entre as curvas 11 e 12, a exemplo do trecho entre as curvas 3 e 4, criado anos antes, também de reta, não ajudou a facilitar as disputas de posição. Foi neste ano também que a prova teve seu percurso reduzido, das 77 voltas, para 70, configuração que permanece até hoje.
O circuito próximo a Budapeste continua tão travado quanto em sua estréia, 30 anos atrás, mas tem conseguido ser palco de boas corridas em várias oportunidades.
            Se a pista, apesar de tudo, continua travada, e sempre ameaçando ser palco de uma corrida engessada e sem atrativos, apesar das boas provas que sediou, fora da pista as coisas mudaram muito nestes últimos 30 anos. Em primeiro lugar, a Cortina de Ferro, que já dava alguns sinais leves de corrosão em 1986, caiu de vez em 1989. Os regimes comunistas do Leste Europeu foram substituídos por democracias. Restaurou-se a liberdade, e alguns países, como a Iugoslávia, desapareceram, desmembrando-se. O Muro de Berlin, maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e comunistas (ou socialistas, dependendo da opinião), caiu. A Alemanha reunificou-se. A própria Hungria hoje é um país mais próspero do que jamais foi em seus tempos comunistas. Há dificuldades, claro, que em certos tempos até colocaram a corrida de F-1 em perigo de deixar o calendário, em prol de corridas em lugares mais atrativos. Mas o GP conseguiu resistir a tudo, e segue firme no calendário, por mais que haja críticos defendendo sua extinção em defesa do retorno de outras provas européias, como a da França, que há anos perdeu seu GP, assim como Portugal.
            A manutenção de uma corrida na F-1 por vezes resulta de uma equação delicada, entre interesses dos organizadores, do país anfitrião, da FOM, e do interesse do público. Nem sempre a equação fica equilibrada, mas se a prova húngara conseguiu sobreviver até hoje, para comemorar 30 anos de realização, é um sinal de que conseguiu equilibrar os requisitos necessários para a manutenção da prova. E, enquanto a Hungria continuar conseguindo sediar corridas como as do último domingo, os fãs do esporte a motor certamente terão motivos para comemorar sua manutenção no calendário da F-1. Então, vida lona ao GP da Hungria!


A Formula-E continua seus preparativos para o seu segundo campeonato, com início para o dia 17 de outubro, em Pequim, na China, e esta semana a direção da categoria confirmou que os 10 times presentes no primeiro campeonato, vencido pelo brasileiro Nelson Ângelo Piquet, continuarão firmes na próxima temporada da competição. No próximo dia 10 de agosto, a categoria terá sua primeira sessão coletiva de testes para a nova temporada, a ser realizada no circuito inglês de Donington Park. Com a entrada de novos grupos no fornecimento dos motores elétricos que impulsionam os carros, está sendo avaliado a possibilidade de um incremento de potência para as disputas, visando tornar os bólidos mais rápidos. É algo a ser conferido, que deve deixar as corridas mais disputadas ainda, esperam todos.


Começam hoje os treinos para a antepenúltima etapa do campeonato 2015 da Indy Racing League, que entra em sua reta final, restando ainda as etapas de Pocono e Sonoma para fechar a competição. O palco é o circuito de Mid-Ohio, em Lexington. Juan Pablo Montoya é o líder da competição, e contou com a sorte de seus principais rivais não terem tido um bom resultado na última corrida, em Iowa, para se manter firme ainda na liderança, mesmo com o abandono no pequeno circuito oval, o seu primeiro no ano. Mas a disputa na vice-liderança segue embolada, e agora com a presença de Graham Rahal, que aparece como possível candidato ao título, estando 42 pontos atrás de Montoya. Será que o filho do tricampeão da F-Indy original Bobby Rahal vai conseguir surpreender e ameaçar efetivamente Montoya? Temos 3 corridas para verificar isso, e a disputa promete ser interessante...

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