quarta-feira, 15 de julho de 2015

HAVOC SERIES - BARBEIRAGENS NA LARGADA



            Voltando com mais uma postagem de vídeos, trago hoje uma pequena seleção de acidentes ocorridos nas largadas das corridas da F-1. É costumeiramente o momento mais tenso de um GP, pois todos os carros estão muito próximos uns dos outros, e se alguém não conseguir arrancar, pode ser atingido por quem vem de trás, que muitas vezes não tem tempo para desviar ou frear. Quando a luz vermelha some (antigamente surgia a luz verde, mas acabaram com isso), todo mundo só quer saber de ir para a frente o mais que puder. É um momento chave para se ganhar posições, mesmo que não tenha carro para tanto. Por isso, não é incomum haver problemas e até acidentes feios com os carros quando é dada a largada de uma corrida. Os resultados costumam variar, nos casos em que nada de grave acontece, ou quando temos acidentes até espetaculares. Confiram os vídeos:

Neste primeiro vídeo, postado no You Tube pelo usuário RobertKing18, temos a largada do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 de 2002. Rubens Barrichello havia conquistado a pole-position com a Ferrari, e tinha tudo para tentar iniciar uma temporada melhor do que Michael Schumacher. Se a Ferrari iria deixar o brasileiro fazer isso (e semanas mais tarde, na Áustria, vimos que o time italiano não iria deixar Rubens ser protagonista de nada) na prova de estréia do campeonato, não dá para saber, porque Ralf Schumacher encheu a traseira do brasileiro na aproximação da primeira curva, acabando com a corrida ambos por ali mesmo. Mas não foram apenas os dois que se acidentaram: na freada da primeira curva vários carros rodaram e se enroscaram, entre eles o estreante Felipe Massa, na Sauber. Outros pilotos que se envolveram na confusão foram Jenson Button, Giancarlo Fisichella, Allan McNish, Nick Heidfeld, e Olivier Panis. A corrida seguiu em frente com menos 8 carros, e acabou vencida por Michael Schumacher (os piadistas dizem que Michael prometeu convencer o pai a dobrar a mesada do irmão caçula Ralf por essa...):



A seleção de vídeos a seguir mostra uma das provas com a largada das mais complicadas da história da F-1. O local é Zeltweg, na Austria, em 1987, na última vez que a prova foi disputada na pista original, antes de virar a miniatura que é atualmente. Foram nada menos do que 3 largadas, sendo que nas duas primeiras, vários pilotos se enrolaram e armaram a maior bagunça. Na época, em caso de acidente nas primeiras voltas de um GP, a corrida era parada, e todo um novo procedimento de largada era feito. Isso era bom porque os pilotos acidentados podiam largar com seus carros reserva, quando os times os tinham prontos para isso. Assim, no caso desta corrida, abortada a primeira largada, todo mundo que se acidentou correu para os boxes para pegar seus carros de reserva. Mas, na segunda largada, teve mais gente batendo, e, para a terceira e definitiva largada, o grid já não estava mais completo, uma vez que teve piloto que conseguiu bater tanto o carro titular quanto o reserva. Isso para não mencionar quando os dois pilotos ficavam fora, e como os times só tinham geralmente 1 carro sobressalente (apenas os times de ponta conseguiam ter dois carros reserva), havia quem já ficasse fora logo de cara. Confiram os dois vídeos da largada do GP da Áustria de 1987, postados no You Tube pelo usuário Rillenreifen:





O vídeo a seguir mostra a largada do Grande Prêmio de Portugal de F-1 de 1987, disputado no circuito do Estoril. Todo mundo saiu bem no arranque de suas posições no grid, mas um pouco mais adiante, o pessoal andou se estranhando, com alguns carros rodando e ficando até na "contramão" da pista. Mas o que vai deixar o fã atual mais assustado é que os demais pilotos continuaram firmes na corrida, e logo após fechar a primeira volta, todos passam em alta velocidade ao lado dos carros acidentados e rodados, passando a poucos metros deles, assim como do carro de serviço que estava estacionado na pista prestando ajuda aos infelizes pilotos. Felizmente ninguém atingiu ninguém ali, mas foi uma situação de perigo que daria o que falar nos dias de hoje e cabeças da organização do GP certamente rolariam por causa desta situação absurda de não parar a prova (a pista não chegou a ficar bloqueada, e o uso do Safety Car só seria implantado vários anos depois). Vejam o vídeo, postado pelo usuário Rillenreifen no You Tube:



O vídeo a seguir é da largada do Grande Prêmio da Inglaterra de 1986, na última vez que a pista de Brands Hatch sediou uma corrida de F-1. A partir de 1987, Silverstone seria a sede da corrida, que nunca mais saiu dali. Dá para entender o motivo de saírem de Brands: além dos boxes já acanhados para a F-1 da época, a pista era muito estreita, e isso ajudou na carambola vista na largada desta última corrida por lá, quando o belga Thierry Boutsen, então na Arrows, derrapada para o lado de fora da curva, acerta a proteção de feno (sim, usavam isso naquela época), e volta para o meio da pista arrastando junto ao carro a faixa que estava junto ao guard-rail. Quem vinha atrás do belga desviou ou tentou desviar do jeito que dava, mas as colisões foram quase inevitáveis, e infelizmente o piloto Jacques Laffite, da Ligier, se machucou com gravidade, tendo 4 fraturas nas pernas, precisando ser levado de helicóptero para o hospital. Foram nada menos do que 11 carros envolvidos no acidente da largada, e pelo menos a prova foi interrompida para os devidos trabalhos de assistência e desobstrução da pista. A corrida acabou vencida por Nigel Mansell, após uma disputa fraticida com Nélson Piquet, seu parceiro na equipe Williams à época. O vídeo é do usuário PMDLRFA, no You Tube:



No próximo vídeo, estamos em Mônaco, 1980, e como todo mundo costuma saber, o  traçado de rua do Principado é mais do que propício para batidas e confusões, e as largadas desta prova costumam sempre ser as mais complicadas, em especial na freada da curva Saint Devote, logo após a pequena reta dos boxes. Nesta edição da corrida, os líderes da corrida, com Didier Pironi da Ligier saindo na pole, até passaram sem incidentes na curva, mas logo atrás, alguns pilotos erraram feio suas freadas e subiram em cima dos concorrentes, com 4 pilotos envolvidos na confusão e dando adeus à corrida monegasca logo ali: Bruno Giacomelli, Alain Prost, Derek Daly, e Jean-Pierre Jarier. Felizmente, apesar do vôo de Daly por cima dos concorrentes, ninguém se machucou seriamente, e no vídeo ainda dá para ver Émerson Fittipaldi escapando do rolo, desviando dos carros acidentados e retomando a corrida, que terminaria na 6ª colocação. Mas o pessoal de apoio demoraria a tirar alguns dos carros do local, numa situação que certamente foi perigosa para os pilotos passando por ali a alta velocidade, o que seria inconcebível hoje em dia. O vídeo é do usuário Rillenreifen no You Tube:


            E assim finalizo mais esta sessão da Havoc Series, mas muito em breve prometo trazer novos vídeos com mais algumas confusões das pistas do mundo da alta velocidade. Um bom divertimento a todos...

Nenhum comentário: