quarta-feira, 4 de julho de 2012

FLYING LAPS – JUNHO DE 2012


            Metade do ano já foi embora, e já estamos no segundo semestre. O tempo voa mesmo, e não apenas no mundo do automobilismo. E, como de praxe, eis aqui algumas notas rápidas de alguns dos acontecimentos do mês passado. Uma boa leitura a todos...

Com o cancelamento da etapa marcada para o dia 19 de agosto na cidade chinesa de Qingdao, a direção da Indycar estudou durante algumas semanas a possibilidade de uma prova substituir a etapa chinesa. Entre os circuitos que foram considerados surgiram nomes como Pocono (um trioval de alta velocidade), Laguna Seca, e até Elkhart Lake. Mas por final decidiram que o campeonato 2012 da Indy Racing League terá apenas 15 etapas este ano, e não as 16 programadas inicialmente. Com a opção por não substituírem a etapa cancelada, decidiram fazer uma mudança na etapa final do campeonato, que será realizada no superoval de Fontana, na Califórnia. A corrida passará a ter 500 milhas, e será a primeira vez que a IRL terá mais de uma prova de 500 milhas em seu calendário. Desde que foi criada em 1996, as 500 Milhas de Indianápolis foram sempre as únicas etapas com este tipo de percurso. Tony George, responsável pela criação da categoria, não queria que outra corrida do campeonato tivesse a mesma duração, pois na sua opinião, a Indy500 deveria ser uma prova única. Assim, o máximo permitido eram provas de 500 quilômetros. Fontana, por sua vez, estreou no calendário da F-Indy original ainda na década de 1990, como uma etapa de 500 milhas, formato no qual sempre foi disputada enquanto prova da CART. O circuito já esteve presente no calendário da IRL em 2003, 2004, e 2005, mas como uma corrida de 400 milhas, e que agora recupera o seu percurso original pela primeira vez como etapa do campeonato IRL.

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As etapas nos ovais de Milwaukee e Iwoa mostraram um excelente desempenho de Tony Kanaan, que subiu ao pódio nas duas oportunidades, em 2° e 3° lugar, respectivamente, e ajudaram o brasileiro a encerrar um pouco a maré de poucos resultados que a KV vinha experimentando este ano no campeonato da Indy Racing League. Com a melhora da performance, Kanaan já ocupa a 7ª posição no campeonato, com 235 pontos, enquanto o líder, Will Power, tem 286. Rubens Barrichello, por sua vez, não conseguiu acompanhar a escalada de resultados do compatriota, e seu melhor resultado até o momento foi um 7° lugar conquistado na corrida de Iwoa. Barrichello ocupa apenas a 16ª posição no campeonato, com 164 pontos, mas pelo menos conseguiu superar o 3° piloto da KV na pontuação, Ernesto Viso, que vem logo atrás, com 160 pontos. Rubens confessou que o carro ainda tem seus segredos, e que as dificuldades de adaptação à nova categoria estão sendo até um pouco maiores do que imaginava, mas continua firme em acreditar que, com mais experiência nas próximas etapas, deverá melhorar de resultados.
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Ryan Hunter-Reay foi quem se deu melhor nas duas últimas etapas ovais do campeonato da IRL. O piloto da Andretti Autosport venceu as duas corridas, e aliado aos maus resultados do líder Will Power, encostou no piloto da Penske no campeonato, estando apenas 3 pontos atrás do australiano. Power, como de costume, não conseguiu ainda superar sua falta de resultados nos circuitos ovais, seja por deficiências de si próprio ou de seu time neste tipo de pista, seja por azares alheios a seu controle. Por outro lado, agora a única prova em oval é no encerramento da temporada, em Fontana, e até lá, todas as provas serão em pistas urbanas ou mistas, e Hunter-Reay, se quiser disputar o título com afinco, terá de se desdobrar para evitar que Power retome sua rotina de domínio neste tipo de circuito. A equipe de Michael Andretti tem de aproveitar inclusive o mau momento da equipe Ganassi, que não está tendo o melhor de seus anos, para se firmar como principal adversária da Penske no campeonato, pois se Dario Franchiti está tendo sua pior temporada em muitos anos, Scott Dixon está firme na luta pelas primeiras posições do certame, e uma luta com mais gente poderia facilitar as coisas para Power, que poderia deslanchar novamente na pontuação enquanto seus adversários duelam entre si.

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Nélson Ângelo Piquet fez história neste mês de junho, ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer uma corrida em uma das divisões principais da Nascar. A vitória de Nelsinho se deu na categoria Nationwide, considerada a “segunda” divisão da stock car americana. Participando pela primeira vez de uma corrida da categoria este ano, o brasileiro conquistou a pole-position da prova, disputada no circuito misto de Elkhart Lake, e na corrida, depois de alguns bons pegas com diversos outros pilotos, inclusive seu colega de time e compatriota Miguel Paludo, o filho do nosso primeiro tricampeão de F-1 cruzou a linha de chegada em primeiro após 50 voltas no traçado de Road America. A meta de Nelsinho agora é continuar dando tudo de si na Truck Series, onde disputa todo o campeonato, e subir em breve futuro para a Nationwide. Mais à frente, o objetivo é a Sprint Cup, a divisão principal das categorias Nascar. Pelo ritmo que vem demonstrando, isso deverá ser apenas uma questão de tempo.

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Jorge Lorenzo continua arrepiando, e venceu o Grande Prêmio da Inglaterra da MotoGP, disputado em Silverstone, no dia 17 de junho. O espanhol largou em 4°, e apesar de um início um pouco claudicante, partiu para cima dos adversários, ultrapassando todos eles, até chegar em Casey Stoner, com o qual travou a maior batalha pela liderança da prova britânica. O piloto espanhol, que acabou de renovar coma Yamaha por mais duas temporadas, segue firme rumo ao bicampeonato, e apenas Stoner parece capaz de brecar a escalada de Lorenzo, que já venceu 4 vezes este ano. Como prometeu encerrar a carreira na MotoGP, Stoner tem um incentivo mais do que firme de pelo menos se despedir por cima, e não deve dar mole para o rival nas próximas etapas. A questão é se até ele é capaz de frear o espanhol, que mostrou em Silverstone estar mais do que inspirado no atual campeonato. Vai ser uma bela briga pelo título, podem estar certos.


Sétima etapa do Mundial de Rali, a prova da Nova Zelândia viu mais uma vitória de Sébastien Loeb, que já tem nada menos do que 72 vitórias na categoria. O piloto francês vai firme em busca do 9° título mundial no rali, e parece que não haverá quem consiga deter sua escalada rumo ao título de 2012. Mikko Hirvonen, seu companheiro de equipe, é o 2° colocado na classificação, mas já está 38 pontos atrás de Loeb, e ainda por cima, teria recebido a “instrução” da Citroen para não forçar seu carro numa disputa de vitória com o companheiro de equipe na etapa neozelandesa. Mesmo assim, o finlandês terminou a competição com cerca de 30s de desvatagem. Patifarias de jogo de equipe não acontecem apenas na F-1, mas duvido que Loeb, com praticamente 8 títulos no currículo, precisasse de tal artifício para ganhar uma prova. Isso só serve para desmerecer seu talento. Ponto negativo para a Citroen, até porque ainda tem 6 etapas para findar o campeonato, e Hirvonen merecia a chance de disputar a fundo o título...


A 5ª etapa da F-3 Inglesa, disputada no tradicional circuito de Brands Hatch no dia 24 de junho, contaram com duas vitórias do inglês Jack Harvey, da equipe Carlin, nas 3 corridas disputadas no velho palco do GP da Inglaterra de F-1. A vitória da segunda corrida do fim de semana, contudo, foi do brasileiro Luis Felipe Derani, da Fortec. Esta segunda prova também contou com outro brasileiro no pódio, Pietro Fantin, da Carlin. Jack Harvey lidera o campeonato com 171 pontos. Pietro Fantin tem 95 pontos, enquanto Derani tem 92. Derani tem outra vitória na temporada atual da F-3 inglesa, obtida na 2ª prova da etapa tripla inicial do campeonato, disputada no circuito de Oulton Park. Já Até o fechamento do mês de junho, Pietro Fantin ainda não conseguiu vencer no campeonato, mas consegue se manter na frente do compatriota sendo mais regular na pontuação, tendo deixado de pontuar em apenas uma corrida, ao contrário de Derani, que não marcou pontos em 4 provas.

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