quarta-feira, 14 de setembro de 2016

HAVOC SERIES – CONHECENDO OS MUROS E OS OUTROS PILOTOS NA INDY E NASCAR 2016



            Voltando com mais uma seleção de vídeos na sessão Havoc, hoje trago mais algumas compilações de acidentes vividos pela Indycar e pela Nascar nesta temporada. Se o campeonato está polarizado para a disputa final entre Simon Pagenaud e Will Power na Indy, no quesito batidas, muita gente andou se estranhando na pista nesta temporada, seja sozinho ou em grupo. Tem uma piada que diz que nenhum piloto conhece realmente um circuito oval até beijar o seu muro, e para alguns, o ditado também se aplica aos circuitos de rua, onde geralmente as áreas de escape são poucas, e basta um erro para ir de encontro ao guard-rail, ou muro no setor propriamente dito. Vejamos agora algumas das confusões em que os pilotos andaram se metendo nas corridas desta temporada, com resultados variados nos danos aos carros, mas com o resultado igualmente válido: abandono da corrida em questão, se não a perda de muitas posições e fim das possibilidades de um bom resultado na ocasião.

            O primeiro vídeo é uma pequena compilação dos acidentes das primeiras 8 provas do campeonato, postada no You Tube pelo usuário indycarfan12. Aqui veremos vários pilotos testando os limites de seus carros, e não da maneira mais recomendável, especialmente por seus grupos de mecânicos. E ainda tem sempre aquela turma que adora se enroscar uns nos outros durante as corridas, de preferência em alguma curva mais apertada, em manobras previamente calculadas e precisas, ou para ser mais cara de pau, tentativas malucas ou suicidas de se ganhar posição com erros de cálculo e toques desnecessários. Os adjetivos dependem da viabilidade e do sucesso da operação, portanto, não se surpreendam com alguns pilotos perdendo as estribeiras e fazendo alguns gestos indignados:



            O vídeo seguinte é sobre a corrida do Texas deste ano, disputada em duas partes, devido às chuvas que caíram no circuito na sua data original de disputa, no mês de junho, o que motivou a realização do final da prova apenas no finzinho do mês de agosto. A primeira metade foi marcada pelo forte acidente entre Josef Newgarden e Conor Dally, com os carros de ambos ficando bem destruídos, mas com os pilotos saindo relativamente ilesos, ainda que Newgarden tenha tido alguns ferimentos que não o impediram de competir nas etapas seguintes. Já a segunda parte da corrida transcorria até com calmaria incomum, levando-se em conta os renhidos duelos. Mas uma hora alguém iria tocar em alguém, e Ed Carpenter acabou arrumando confusão e mandou Scott Dixon no muro depois de rodar e derrapar a alta velocidade depois de um toque com uma leve fechada. Carpenter não sairia ileso, porém, arrumando pouco tempo depois confusão com Hélio Castro Neves e também beijaria o muro. Confiram o apanhado de confusões da prova do Texas neste vídeo postado no You Tube pelo usuário BadLuckScott:



O mesmo usuário BadLuckScott postou este outro vídeo, também no You Tube, com o pessoal da Xfinity Series da Nascar se estranhando na pista de Darlington, com direito a várias confusões entre alguns pilotos, e várias raladas no muro. E, como é de praxe nas provas da Stock Car americana, sempre cabe mais um no rolo... Tem espaço para todo mundo, em que pese muita gente não fazer nenhuma questão de entrar na brincadeira. Alguns ainda dão o ar da graça de rodar no meio da pista e retomar a prova com alguns cavalos de pau, mostrando que desistir não faz parte de seu vocabulário, e que enquanto o motor continuar funcionando, a corrida ainda não acabou para eles. Confiram como o pessoal se diverte (em termos) descobrindo a resistência de suas possantes máquinas de competição:



            O vídeo seguinte nos leva à corrida de Richmond deste ano, na Nascar, e sempre tem o pessoal que dá o ar da graça na pista, e até mesmo nos boxes, inventando formas originais de estacionar o carro no seu ponto de parada, em que pese protestos dos mecânicos pela posição nada conveniente de se trabalhar no carro, o que raramente resulta em um bom trabalho de pit stop. Novamente, alguns pilotos mostram solidariedade na disputa, pois se um roda, quase sempre tem alguém a seu lado que vai junto na confusão, sendo raros os casos de pilotos que batem sozinhos. Afinal, a Nascar é uma categoria altamente competitiva, mas com os pilotos sempre mostrando seu lado fraternal na disputa, mesmo que em alguns toques o pessoal fique bem inflamado e queira sair na porrada nos boxes. E, mostrando sua determinação em competir, vemos que alguns pilotos se mantém firmes na pista, mesmo que sua carenagem esteja toda despencada em algum ponto do carro. É o espírito do esporte: o importante é competir, não é mesmo? O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário nascarfan4888JJ:



            Há quem diga que as corridas da Nascar são sempre agitadas por correrem em pistas ovais, que potencializam o risco de acidentes quando o pelotão costuma andar tão junto durante a maior parte da corrida. Há verdade nesta afirmação, porém é falso dizer que quando eles correm em uma pista mista a situação não fique complicada também. É só conferir a etapa da Truck Series disputada este ano na pista de Mosport, no Canadá, circuito tradicional no país, com 3,96 Km de extensão, que já recebeu a G-1 em oito oportunidades, entre 1967 e 1977. Houve toques e chegas pra lá entre diversos pilotos e competidores, com alguns pilotos mostrando que não é porque precisam virar o volante para os dois lados que eles vão se intimidar nas divididas de curvas. Mas o melhor mesmo foi na reta final da prova, com os pilotos Cole Custer e John Hunter Nemechek, na disputa pela vitória, roçarem seus carros sem a menor cerimônia e sem tirarem o pé dos aceleradores, recebendo a bandeirada de chegada praticamente pela grama, sem arredarem o pé um do outro, com ambos os carros literalmente colados. E quem vinha atrás dos dois, tentando evitar de entrar de gaiato na briga que ocorria à frente, com isso também arrumava suas próprias confusões. Mas ninguém pode dizer que não foi uma disputa acirrada ao extremo. O vídeo foi postado novamente pelo usuário BadLuckScott no You Tube:


E com isso encerro mais esta postagem de vídeos. Espero que possam curtir todos eles, e em breve trago mais uma seleção com algumas confusões nas disputas automobilísticas pelo mundo afora. Até breve, com mais uma sessão Havoc Series.

Nenhum comentário: