quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

HAVOC SERIES - AGRURAS DO DAKAR



            E o rali Dakar, conhecido como a mais difícil das provas off-road do mundo do esporte a motor, encaminha-se para o seu final, no próximo sábado. A prova também é conhecida pelas inúmeras mortes que já apresentou em seus mais de 35 anos de existência, e pelos vários acidentes que ocorrem em suas edições. Afinal, acelerar é preciso, mas não estando a competir em um autódromo, mas em meio à natureza, e em lugares por vezes desertos e até inóspitos, os "loucos do deserto", como costumam ser chamados, estão sujeitos a enfrentar inúmeros percalços, e nem todo mundo consegue se safar de imprevistos sem algumas consequências. Nesta primeira postagem de vídeos do ano, o foco é o rali Dakar. Confiram alguns vídeos sobre a prova, e alguns dos acidentes sofridos pelos competidores desde que a prova começou:

O primeiro vídeo, postado no You Tube pelo usuário stefanojr, faz um pequeno apanhado dos acidentes da competição do Dakar ao longo de seus primeiros 30 anos de existência. Como muitos poderão ver, não é por competirem nas dunas de areia que os acidentes ficam menos perigosos. Muitas vezes, o pessoal despencava literalmente nas dunas dos desertos do Saara, quando a prova era realizada no norte da África. A areia podia ser fofa, mas isso nunca impediu os competidores de se machucarem feio, dependendo do acidente sofrido. Felizmente, muita gente apenas engolia muita areia no tombo, e conseguia seguir em frente, enquanto outros tinham mais azar e ficavam atolados no meio das areias. Confiram:



O vídeo seguinte, postado pelo usuário Michael Hinds no You Tube, traz uma compilação de vários vídeos amadores feitos na competição do Dakar 2015, com vários tombos, capotagens, e alguns outro impropérios mecânicos vivenciados pelos competidores na edição do ano passado. Alguns acidentes, é claro, impossível não dar algumas risadas:



Ah, sim, esqueci de dizer que o vídeo anterior era apenas a "parte 1" postada por Michael Hinds com as agruras e peripécias malucas enfrentadas pelos dakaristas na edição de 2015. Pois aqui está a "Parte 2", com mais alguns tombos, piruetas, e azares enfrentados pelos pilotos. E poeira é o que não falta, como poderão ver:



O próximo vídeo não é do rali Dakar, mas os acidentes são tão "caprichados" que este vídeo tinha que ser postado aqui. De autoria do usuário Rally Car Crash, vocês vão ver aqui como se maltrata uma máquina de competição com categoria, mostrando que enquanto o acelerador estiver funcionando, nada detém estes pilotos... Bom, quase nada, a não ser um barranco, uma valeta, uma ribanceira, etc...tem muita coisa conspirando para tirar estes pilotos da jogada, estragar o seu bom humor, entre outras coisas. Sabem como é, muito provavelmente plantaram aquela árvore naquele local onde você acertou seu carro só para te sacanearem, ou coisa assim. Aproveitem o show de malabarismo destes pilotos:



Tudo bem, depois de uma espairada, voltemos ao Dakar, e aqui temos mais uma compilação de vários dos acidentes ocorridos no famoso rali desde 1979 até o ano passado, postado pelo usuário mike wolf no You Tube. Algumas imagens já foram vistas no primeiro vídeo desta postagem, mas tem outras, e dá para ver que quem compete nesta prova simplesmente não pode ter trauma de areia, pois é o que mais vai encontrar em seu caminho. E nem é preciso dizer que os veículos também adoram a intimidade com a poeira, especialmente entupindo seu motor, câmbio, e outros sistemas, e dando uma trabalheira danada aos mecânicos para tentarem limpar tudo nas zonas de apoio, isso se os caras não ficarem pelo meio do caminho. Confiram:



Neste próximo vídeo, vemos uma capotagem espetacular ocorrida durante a edição do Dakar 2015, também postado pelo usuário mike wolf. E como poderão comprovar, o piloto foi nessa com vontade... Nem consegui contar direito quantas piruetas o carro deu. Talvez vocês tenham mais sorte:


E com isso encerro esta postagem de vídeos. Espero que todos tenham gostado, e em breve trago outras indicações em mais um uma postagem do "Havoc Series". Até breve.

Nenhum comentário: