quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ESPECIAL F-1 2014



            Começaram os treinos da Fórmula 1 visando a temporada 2014, e o assunto da semana é o visual dos novos carros. Confiram algumas fotos e curiosidades sobre alguns dos carros mais esquisitos que a categoria já teve...



ESPECIAL F-1: OS CARROS DE 2014

Adriano de Avance Moreno

            Com o início dos testes da Fórmula 1 visando o campeonato de 2014, enfim foram apresentados os novos carros. É hora de darmos uma olhada mais acurada em como os carros ficaram, uma vez que o regulamento impôs novos desafios técnicos, com requisitos a serem cumpridos, como os bicos serem bem mais baixos. Confiram nas fotos abaixo:

Red Bull RB10


Ferrari F14 T


McLaren MP4/29


Mercedes W05


Force India VJM07


Williams FW36


Toro Rosso STR09


Sauber C33


Caterham CT05


Lotus E22


            Até o fechamento desta matéria, a Lotus ainda não havia mostrado seu carro na pista, e a Marussia ainda não tinha conseguido chegar a Jerez de La Fronteira, na Espanha, onde todos os times, exceto a Lotus, iniciaram os treinos da pré-temporada, para colocar seu novo carro 2014 na pista.
            Agora, quem acha que estes carros são feios, precisam ver algumas outras "preciosidades" mecânicas criadas pelos times da F-1 em sua história que eram até mais bizarros do que alguns destes modelos. Confiram alguns deles abaixo:

Williams FW26
Conhecido como "barbeador", o modelo foi lançado em 2004, e o bico que lembrava de fato um aparelho de barbear foi abandonado antes mesmo do fim da temporada pelo time de Frank Williams.


March 711
Em 1969, Robin Herd criou este monoposto para a já muito finada equipe March. Pelo estilo da asa dianteira, pegou o apelido de "bandeja de chá". Sem maiores comentários...


Ligier JS05
Esse bólido teve uma das entradas de ar mais espalhafatosas da história da F-1, ótima para o patrocinador, pois chamava bastante a atenção na temporada de 1976.


Ferrari 312T4
Quem achou o modelo CT04 da Caterham feio, vejam o monoposto concebido por Maranello em 1979. E não importava se era esquisito: este carro foi campeão com Jody Schekter ao volante, do que se supõe que foi por aí que Enzo Ferrari declarou que "carro bonito é carro que vence"...



Eifelland Type 21
O carro desta antiga equipe tinha um esquema de cores legal, mas o bico avantajado, e o espelho retrovisor colocado bem no meio do carro certamente não eram dos mais funcionais...


Brabham BT34
Em 1971, o time fundado pelo tricampeão Jack Brabham já não era mais o mesmo, e o time surpreendeu com este modelo que ganhou o apelido de "garra de lagosta". O modelo era até razoável, mas ao fim do ano, Ron Tauranac, que havia comprado a parte do time do fundador Jack Brabham revendeu a escuderia a um certo Bernie Ecclestone...


Ferrari 312B3
Se vocês acharam o carro de Maranello deste ano feio, vejam só este modelo criado pelo time italiano para a temporada de 1973. Por divergências internas, o modelo 312B3 original, concebido por Mauro Forghieri não chegou a disputar um GP sequer, tendo sido projetado um outro carro que levou o mesmo nome após o abandono do modelo 312B2 no mesmo ano. Vários tiffosi devem ter agradecido, pois o carro ganhara o apelido de "arado de neve"...


Lotus 81T
O time de Colin Chapman também derrapou feio no design de alguns de seus carros. Eis o modelo de 1981 para comprovar...


BMW F1.08
Antes que a FIA promovesse uma "poda" nos apêndices aerodinâmicos dos carros da F-1 em 2009, os engenheiros e projetistas colocavam asas e extensões por toda parte dos carros, visando ganhar suporte aerodinâmico tanto quanto possível, no que um dos casos mais extremos foi este modelo, que ganhou o apelido de "porco-espinho", pelo sem-número de pontas que ganhou por toda a carenagem na temporada de 2008...


McLaren M28
No último ano em que foi dirigida por Teddy Meyer, a McLaren apresentou este modelo na temporada de 1979. Ron Dennis, que assumiria a escuderia em 1980, tratou de colocar ordem na casa, felizmente...




Nenhum comentário: