Um
feliz ano novo a todo mundo, e que 2014 seja um ano muito melhor do que 2013,
que teve seus bons momentos, mas também teve momentos que não foram nada bons.
E, para começar o ano, é hora da primeira Flying Laps de 2014, relacionando
alguns acontecimentos que ocorreram no mês de dezembro passado. Uma boa leitura
a todos, e que estejam sempre presentes por aqui para acompanhar os novos
textos deste ano...
Os fãs brasileiros de automobilismo perderam mais uma opção de
informação na internet. O site Tazio (www.tazio.uol.com.br) encerrou suas
atividades no último dia 31 de dezembro. Apesar de ostentar um alto índice de
visitas, o site não estava conseguindo se manter por falta de anunciantes, e
com as contas deficitárias, o grupo F451 resolveu encerrar o seu setor de
informação esportiva e automotiva. Isso também afetou o outro site mantido pelo
grupo, o Jalopnik (www.jalopnik.com.br), que também encerrou suas operações no
último dia de 2013. Isso só evidencia como as coisas parecem não funcionar
direito neste país. Em qualquer lugar do mundo, um site com grande audiência é
sempre disputado quando o assunto é espaço publicitário, mas no Brasil, mesmo
com toda a audiência que o site tinha, não estava conseguindo anunciantes. Pode
ter sido falta de um projeto mais bem desenvolvido para "vender" a
marca do Tazio, mas se levarmos em conta que até mesmo pilotos de talento comprovado
andam com problemas para arrumar patrocínio por estas bandas, pode-se ver que
há algo muito errado com nosso país, entre tantas outras coisas ainda mais
erradas que já estamos cansados de saber todo santo dia. A todos os leitores
fiéis do Tazio e do Jalopnik, meus pêsames pela falta que eles certamente farão
em que curte informação automobilística e automotiva...
A Corrida do Milhão, em Interlagos, fechou a temporada da Stock Car
2013, e consagrou Ricardo Maurício, que chegou em 2° lugar na prova e faturou o
bicampeonato na categoria. E quem festejou também foi Ricardo Zonta, que venceu
de fato pela primeira vez na Stock Car, e faturou o prêmio de R$ 1 milhão, que
segundo ele, será integralmente investido em seu time, a RZ, do qual é também o
proprietário, além de piloto. Cacá Bueno bem que tentou, mas a 3ª posição não
foi suficiente para levá-lo a mais um título. E Thiago Camilo também não
conseguiu faturar o caneco de campeão, terminando a prova em 6° lugar apenas.
Ricardo Maurício finalizou o ano com 218 pontos. Thiago Camilo ficou com o
vice-campeonato, com 215 pontos, enquanto Cacá Bueno ficou em 3°, com 196. Cacá
terminou à frente de seu parceiro Daniel Serra, que acabou abandonando a
corrida e ficando apenas em 4° lugar no campeonato, com 181 pontos. Max Wilson
fechou o ano em 5°, com 163 pontos.
Com a aposentadoria "forçada" de Dario Franchiti, Chip
Ganassi já promoveu modificações na composição de seu time para a temporada
2014 da Indy Racing League. Tony Kanaan, que a princípio iria pilotar o carro
N° 8, com patrocínio da NTT Data, agora irá conduzir o carro N° 10, que era do
piloto escocês, e com o patrocínio da Target, parceira de longa data da
Ganassi. Com isso, o carro que seria do piloto brasileiro já tem um novo dono:
Ryan Briscoe, ex-piloto da Penske, que assumirá como piloto titular de Chip em
2014. Com isso, a Ganassi terá Scott Dixon, o atual campeão, e o brasileiro
Tony Kanaan, no time principal, e no time secundário, Charlie Kimball e Ryan
Briscoe. Ao lado do time de Michael Andretti, que terá em 2014 os pilotos Marco
Andretti, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe e Carlos Muñoz, a Ganassi será a
única escuderia a ter 4 pilotos em tempo integral no campeonato 2014. Logo
atrás, com 3 pilotos, vem a Penske, que terá Will Power, Hélio Castro Neves, e
Juan Pablo Montoya.
E a equipe Sauber fechou sua formação para
2014. Como muitos esperavam, o mexicano Esteban Gutiérrez acabou renovando para
uma segunda temporada na escuderia suíça, que terá também o alemão Adrian
Sutil. O russo Sergei Sirotkin, que era tido como titular favorito até semanas
atrás, será o piloto de testes e reserva do time, uma vez que a grana das
empresas russas que deveria bancar o novato não chegou na intensidade
necessária para promover o garoto, ainda muito verde para a F-1, ao posto de
titular. Sirotkin deve participar de vários treinos livres, ganhando
experiência com o carro da categoria, e possivelmente estrear em 2015. Pelo
menos, se o dinheiro prometido pelo grupo de empresas russas continuar
chegando. Se a grana parar, a carreira do jovem Sergei pode ser abortada antes
mesmo de começar, uma vez que no atual momento patrocínio conta mais do que
tudo...
As relações entre a Indycar, entidade que
comanda a Indy Racing League, e a TV Bandeirantes, já não são mais as mesmas: a
organizadora do certame da IRL entrou com ação contra a emissora paulista por
quebra de contrato pela não-realização do GP do Brasil da categoria, cujo
contrato era válido até 2016, já com prorrogação para 2019. A emissora, alegando
corte de gastos, retirou seu apoio promocional e financeiro para a etapa
brasileira do campeonato da IRL, que era realizado em uma pista de rua montada
ao redor do complexo do Anhembi, em São Paulo.
A corrida já não consta do calendário 2014 da categoria, e
agora a direção da Indycar quer processar a emissora por não cumprir com sua
obrigação de realizar a corrida. O corte de gastos promovido pela emissora vai
além de apenas não realizar a etapa brasileira: o campeonato da IRL também deve
deixar de ser transmitido, e apesar de não ter sido oficialmente dado como
cancelado, este é outro ponto que também deverá dar dor de cabeça à
Bandeirantes, pelo fato de haver contrato para transmitir a categoria para o
Brasil em 2014. Mas, pelos bastidores da emissora, a conversa é de que a IRL já
era na programação do Grupo Bandeirantes, tanto na TV aberta quanto no canal
pago Bandsports. O motivo: corte de gastos, sob alegação de que as corridas não
davam lucro financeiro. Os maiores perdedores, como já mencionei em coluna
específica sobre o assunto, são os fãs da velocidade, que não apenas perderam
uma corrida que estava se tornando um atrativo interessante, mas também um
campeonato que prometia boa duelos em 2014...
A equipe Foyt confirmou a renovação do
contrato do japonês Takuma Sato para continuar no time para a temporada 2014 da
IRL. Sato surpreendeu no início da temporada, ao vencer a prova de Long Beach,
e até assumir a liderança do campeonato por um breve momento, quando por pouco
também não venceu a etapa brasileira, perdendo a corrida na última curva da
última volta para James Hinchcliffe. Infelizmente, Sato e o time perderam
fôlego com o avanço da temporada, e o nipônico finalizou o campeonato apenas em
17° lugar. Tanto Sato quanto a escuderia estão confiantes em melhores dias em 2014...
Quem também está de olho de um arrumar uma
vaga na Indy Racing League em 2014 é o brasileiro Luiz Razia, que vê na
categoria estadunidense uma chance melhor de dar seguimento à sua carreira do
que as opções na Europa, que estão muito escassas para quem não dispõe de muito
patrocínio. Razia correu este ano na GT Open, após ver frustrada sua
contratação pela equipe Marussia, que chegou a anunciá-lo como titular, mas em
virtude de não ter visto o dinheiro prometido por patrocinadores do brasileiro,
rifou Luiz sem pensar duas vezes. Razia por enquanto está iniciando contatos na
IRL, mas ainda tem esperanças de continuar na Europa, onde ainda anseia chegar
de fato à F-1. Mas a parada está difícil, e mais do que nunca, os times estão
pondo o financeiro na frente do talento, e nessa equação, o dinheiro sempre
levou vantagem...
Preterido pela Red Bull na escolha de seus
pilotos para a temporada 2014 da F-1 na equipe Toro Rosso, o time dos
energéticos ofereceu uma compensação ao piloto português Félix da Costa. Além
de ter sido escolhido como piloto reserva do time campeão da F-1, ainda lhe
ajudou a arrumar contrato para disputar o campeonato 2014 do DTM pela equipe
principal da BMW. Com isso, o piloto português ainda pode vir a estrear na F-1
em 2015, principalmente se Jean-Eric Vérgne não corresponder aos anseios de
Helmut Marko nesta temporada...
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