Stock Car ficará confinada à TV paga em 2013, com poucas exceções. |
Começa
neste final de semana, em Interlagos, o campeonato 2013 da Stock Car. A
principal categoria de corridas do Brasil, ao lado da Fórmula Truck, já inicia
este ano com algumas baixas que podem ser consideradas preocupantes,
especialmente em se tratando de retorno de marketing, um dos principais fatores
que geram lucro em qualquer categoria de competição automobilística. E vamos
direto ao ponto principal da celeuma: a Stock foi “rebaixada” na grade de
programação da Globo. Se no ano passado a emissora carioca exibiu todas as
corridas com razoável exposição na sua grade de domingo, este ano, os fãs da
categoria verão a Stock perder praticamente 75% de seu espaço na TV aberta.
Isso mesmo: de 12 corridas, a Globo só vai exibir ao vivo, e completa, apenas 3
provas. Aliás, a corrida de abertura do campeonato, domingo, já não vai ser
exibida no canal aberto. As corridas que não forem exibidas terão um compacto
que será veiculado na emissora, em horário que ainda não foi divulgado.
E,
para continuar mantendo a Stock sob seu tacão, a Globo simplesmente a remanejou
para seu canal na TV paga, o SporTV. E é lá que quem quiser assistir a
categoria deverá procurar as corridas, que deverão ser transmitidas completas e
ao vivo. O ponto positivo é que, este ano, os treinos de classificação também
serão mostrados, logicamente, também pelo SporTV, e isso é um incremento na
veiculação do campeonato, que certamente é bem-vindo para os fãs, pelo menos
para aqueles que tiverem acesso à TV por assinatura, e aí é que a situação
começa a preocupar.
TV
paga, apesar da melhoria de vida que o povo brasileiro vem passando nos últimos
anos, ainda é um luxo no Brasil, e seu alcance, por melhor que seja, não se
compara com o da TV aberta. A exibição da Stock em canal fechado traz algumas
vantagens, mas também pode se mostrar desvantajoso para a competição. Em
primeiro lugar, os horários do SporTV permitem mais flexibilidade na
programação das corridas. Na TV aberta, a Globo estava “estrangulando” as corridas,
impondo o incômodo horário das 9 da manhã para a disputa das provas, e a
limitação de 40 minutos para as disputas. E, como sempre costuma fazer, a Globo
exibia apenas o essencial: começava a transmissão logo na largada, para pular
fora logo após a bandeirada de chegada, com raras exceções, e em tempos não tão
recentes, nem isso fazia, ficando apenas transmitindo flashes de algumas provas
em campeonatos de alguns anos atrás. Lógico que isso nunca agradou aos
patrocinadores da categoria, ver o modo como seu espaço na TV aberta era
tripudiado pela maior emissora do Brasil. Uma das desculpas para se realocar a
categoria no canal pago é a audiência no canal aberto não estar satisfazendo os
requisitos da Globo, mas quem conhece a emissora sabe que a Globo sempre tem
exigências de ibope por vezes absurdas. Acostumada a ser líder inconteste, números
baixos nunca são bem digeridos pela emissora. No lugar das corridas da Stock,
com certeza vão enfiar alguma outra coisa que espere render mais pontos do que
as disputas na pista. Se não render, trocam novamente por outra coisa, e assim
por diante. E com esta atitude, certamente “queimam” muitos atrativos que
seriam viáveis não fossem as exigências de audiência por vezes exageradas. E a
Globo ainda tem o hábito de “forçar” suas atrações a se adequarem à grade da
emissora, quando deveria ser o contrário. Na TV paga, a Stock pelo menos se verá
mais livre dessa demagogia global.
A
transmissão pelo SporTV já mostra melhoria nesse sentido: as corridas deverão
começar às 11 da manhã, um horário mais condizente com as provas. O limite de
40 minutos ainda permanece, mas bem que poderia ter sido alterado também,
permanecendo como exceção a prova do Milhão, que encerra a competição, em
dezembro, que terá duração de 50 minutos. A transmissão dos treinos de
classificação aumenta sobremaneira a exposição da categoria, que terá muito
mais tempo de transmissão por etapa, e isso é muito bem-vindo para todos os
anunciantes do certame. E a flexibilidade do canal pago pode permitir também
uma transmissão mais abrangente das provas, que poderão ter muito mais de seus
detalhes transmitidos durante o fim de semana.
Na
teoria, tem tudo para ser melhor. Na prática, nem tudo são flores. Começando
pelo fato de a TV paga, como já afirmei, não ter a mesma exposição da TV
aberta, o que certamente é prejudicial para o alcance potencial dos
anunciantes. Embora o público da TV por assinatura seja, logicamente, de maior
poder aquisitivo, apesar de ser um dado importante, não é tudo na transmissão.
O alcance nacional, na TV aberta, é sempre muito maior do que na TV paga, e é
pelo maior alcance e divulgação que os preços de patrocínio são fechados. Ao
ficar com praticamente 75% de suas provas restritas na prática à TV por
assinatura, os valores de patrocínios devem cair de valor, pela queda de
exposição potencial. Tecnicamente, o dinheiro pode diminuir, e dependendo da
situação, e do planejamento de cada patrocinador, até mesmo este pode optar por
sair da categoria.
E
o campeonato de 2013 já começa exatamente com um patrocinador a menos: a Caixa
Econômica Federal, que nos últimos 3 anos foi o patrocinador principal do
campeonato, pulou fora, e não está mais injetando dinheiro na Stock nesta
temporada. Isso já significa menos dinheiro para a Vicar, que organiza a
competição. Pode não ser nada demais, afinal, patrocinadores vêm e vão, mas é
preocupante que, iniciando um novo ano, a organização não tenha conseguido
achar outro patrocinador máster para a Stock. Pode ser cedo afirmar que o
rebaixamento da categoria para um canal fechado tenha sido a causa, mas com
certeza teve influência na decisão, por mais que todos possam se apressar em
desmentir quem fizer esta afirmação em público.
Menos
dinheiro significa que é preciso haver menos gastos, e por isso, este ano as
atividades de cada prova ficarão restritas apenas ao sábado e ao domingo. Hoje,
contudo, haverá treinos livres em Interlagos, que aliás serão os únicos treinos
de pré-temporada de toda a categoria, e depois ainda falam que é na F-1 que não
se treina mais. Com um dia a menos de atividades, os gastos diminuem, e num
campeonato que o número de provas não é exatamente grande (12 etapas), isso não
deveria ser um problema. Mas se está sendo cortado, com certeza a grana deve
ter ficado mais escassa, pois a redução de gastos, apesar de não ser tão
vultuosa, com certeza deve ser mais do que necessária. E, mesmo no sábado,
haverá ainda um treino livre a menos, o que deve gerar ainda menos custos...
E, quanto à
qualidade da transmissão, por ser um canal fechado, nada garante que o SporTV
faça diferente do que a Globo fazia nas transmissões. Basta ver o que a
emissora faz com a transmissão dos treinos de F-1, que são mostrados da mesma
maneira como se faz na TV aberta: inicia-se a transmissão com a luz verde dos
treinos, e tão logo este termina, a transmissão também vai embora, não havendo
nenhum material “extra” apresentado junto com o treino, salvo raras exceções.
Quem procura algo a mais precisa acompanhar os noticiários do canal, quando
então são mostradas matérias sobre a prova e/ou assuntos relacionados. Veremos
no fim de semana se a transmissão em canal fechado pelo SporTV será de fato
melhor do que a transmissão da Globo em canal aberto.
Este
será o 35° campeonato da Stock Car. O grande nome da temporada é Rubens
Barrichello, que fará sua primeira temporada completa na categoria, após
disputar as 3 etapas finais no ano passado, e resolver voltar em definitivo ao
automobilismo nacional após mais de duas décadas competindo pelo exterior,
sendo 19 anos só na F-1. Barrichello correrá pela Full Time, e certamente vai
encontrar vida dura pela frente, pois no ano passado, apesar de ter feito
alguns bons treinos, não conseguiu marcar nenhum ponto. O maior astro da Stock
continua sendo Cacá Bueno, pentacampeão da categoria, perdendo apenas para Ingo
Hoffman, a maior lenda da Stock nacional. Competindo pela equipe da W.A.
Matheis/Red Bull, Cacá vai em busca do 6° título. A concorrência que se
prepare, pois a ameaça não é nem um pouco leviana.
Outra
novidade é que este ano a pontuação pela vitória passou de 22 para 24 pontos.
Outra novidade de peso é a mudança do fornecedor de pneus: saiu a Goodyear,
entrou a Pirelli, e os pilotos terão de se entender com os novos pneus, após 5
anos usando os compostos da Goodyear. Com muito menos tempo de treino nas
corridas deste ano, isso pode ser complicado para alguns times e pilotos.
Finalizando,
a Vicar precisa caprichar mais na promoção e divulgação da categoria, pois
próximo a Interlagos, quase não há nada indicando que neste fim de semana
começa o campeonato. É preciso investir na divulgação em mídia, como jornais e revistas,
para não apenas promover o campeonato, mas para atrair o grande público, que
nem sempre é apenas aquele aficcionado por corridas que está sempre a par dos
últimos acontecimentos. Não se pode ficar preso apenas aos poucos comerciais da
TV, que aliás, por se tratar de um campeonato que agora é mais para a TV
fechada, fica ainda mais complicado chamar público, pois os anúncios das
atrações da TV fechada geralmente ficam restritos à mesma. Um autódromo cheio é
sempre bom, e ajuda a manter a fama e a vida da competição. Que venha a largada
do campeonato...
Confira abaixo o calendário, e os pilotos e times da Stock Car em 2013:
CALENDÁRIO
|
PILOTOS CONFIRMADOS
|
|
Data
|
Pista
|
Thiago Camilo
|
03/03
|
São Paulo (Interlagos)
|
Galid Osman
|
17/03
|
Curitiba
|
Ricardo Maurício
|
28/04
|
Tarumã
|
Max Wilson
|
19/05
|
Salvador
|
David Muffato
|
02/06
|
Brasília
|
Marcos Gomes
|
16/06
|
Cascavel
|
Cacá Bueno
|
11/08
|
Ribeirão Preto
|
Daniel Serra
|
11/09
|
Brasília
|
Lico Kaesemodel
|
15/09
|
Velopark
|
Luciano Burti
|
20/10
|
Curitiba
|
Fábio Fogaça
|
10/11
|
Goiânia
|
Allam Khodair
|
15/12
|
São Paulo (Interlagos)
|
Nonô Figueiredo
|
Átila Abreu
|
||
Rubens Barrichello
|
||
Alceu Feldman
|
||
Raphael Matos
|
||
Welington Justino
|
||
Rodrigo Pimenta
|
||
Victor Genz
|
||
Tuka Rocha
|
||
Ricardo Zonta
|
||
Valdeno Brito
|
||
Popó Bueno
|
||
Beto Cavaleiro
|
||
Felipe Lapenna
|
||
Julio Campos
|
||
Rodrigo Sperafico
|
||
Denis Navarro
|
||
Sérgio Jimenez
|
||
Duda Pamplona
|
||
Diego Nunes
|
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