quarta-feira, 15 de setembro de 2021

ARQUIVO PISTA & BOX – JULHO DE 1999 – 08.07.1999

            E aqui estou eu com mais uma de minhas antigas colunas, sendo que esta foi publicada no dia 8 de julho de 1999. O assunto principal era sobre as fofocas e boatos que a F-1 sempre teve ao longo de seus campeonatos, e naquele momento, já havia quem cravasse Rubens Barrichello como novo piloto da Ferrari para a temporada de 2000. Isso se tornou realidade, mas até aquele momento, tudo ainda era tratado na base da dúvida, e havia até a possibilidade, mesmo que remota, da Ferrari dar para trás, por não gostar de ser “furada” por boatos e fofocas. E, infelizmente, hoje em dia, o mundo está tomado muito mais por boatos e fofocas, que em suas versões mais “maldosas” ganharam o termo de “fake news”, notícias falsas, que são divulgadas como se fossem verdadeiras, e que andam causando muito mal a muita gente, especialmente pelo fato de serem o que muitos gostariam que fosse verdade, e não o que ocorre realmente. E divulgação de falsidades nunca poderia ser chamado de jornalismo, pela irresponsabilidade que é divulgar informações inverídicas. Lamentavelmente, hoje em dia, as notícias de verdade estão em desvantagem na luta pela informação das pessoas, porque muitas, como mencionei, querem acreditar mais na falsidade, por conveniência, do que aceitar o que de fato ocorre. Realmente, estamos dando passos para trás, e certas pessoas não apenas não se dão conta do mal que podem fazer, como ainda desejam fazer esse mal. Pelo menos, na F-1, as fofocas e boatos ficam concentrados na própria categoria máxima do automobilismo, e os danos de quem acredita piamente nessas histórias é bem limitado, e para alguns, é até divertido acompanhar as “notícias” que surgem na “silly season” (temporada de boatos) da categoria. De resto, vários tópicos rápidos sobre os acontecimentos da semana no mundo da velocidade, com alguns comentários. Uma boa leitura a todos, e em breve volto com mais textos antigos aqui...

FOFOCAS E BOATOS

            A Fórmula 1 sempre viveu com fofocas e boatos ao longo de sua história. Não há um mês durante o campeonato em que não surja alguma história nos bastidores da categoria. Geralmente, a partir do meio da temporada para sua segunda metade é que as fofocas costumam pegar fogo, com “notícias” surgindo a todo momento, algumas totalmente inverossímeis, de tão incríveis e fantasiosas, enquanto algumas podem muito bem ser verídicas e aceitas como verdade. É tanta conversa que muita gente que anda pelo paddock, se não cair na real, pode acreditar em tudo o que se ouve. Outros, mais espertos, sabem reconhecer quando um boato é totalmente furado, mas ao invés de esclarecer, preferem colocar mais lenha na fogueira e aumentar as proporções da coisa, seguindo a máxima do velho ditado “quem conta um conto, aumenta um ponto”...

            E a “fofoca” do momento é o namoro Rubens Barrichello-Ferrari. Um namoro que nem bem começou e já pode ter até acabado, do jeito que as coisas andam. Houve tamanha especulação sobre o assunto que, pelo especulômetro, Rubinho já é até piloto da equipe italiana, e pelos próximos 3 anos. A tal “bomba”, lançada por um jornal carioca, tem tudo para ter complicado, e talvez até azedado as negociações. No paddock de Silverstone, Barrichello foi chamado pela Ferrari para colocar as coisas em seus devidos lugares. O ambiente da reunião não parece ter sido bom.

            Os dirigentes do time italiano, com certo grau de irritação, afirmaram que Rubens Barrichello é apenas um dos nomes a serem considerados para o lugar de Eddie Irvinne em 2000, mas não há nada decidido até o presente momento, e só. Pelo seu lado, Rubinho disse estar negociando com o time italiano, mas até agora nada de concreto foi firmado. Fora a negociação com a Ferrari, Barrichello afirmou que recebeu proposta da Stewart para permanecer no time para o próximo ano, quando a Ford terá uma superestrutura para disputar o campeonato da F-1. É isso que está acontecendo no momento, e só isso.

            A atitude do tal jornal carioca, dando Rubens como piloto até já confirmado pelo time italiano, pode ser resumida na exagerada esperança brasileira de voltarmos a brilhar na F-1. Com Rubens Barrichello em um time de ponta, poderíamos voltar aos bons tempos em que Nélson Piquet e Ayrton Senna dominavam a categoria, e estavam sempre lutando por vitórias a cada GP. É claro que, pessoalmente, também quero isso, e torço muito para Barrichello ter seu talento reconhecido e ganhar lugar em um time de ponta da F-1. Mas costumo separar meu lado “torcedor” do lado profissional, e não é por isso que vou dar notícias erradas sobre os acontecimentos. A função dos jornalistas é cobrir os acontecimentos, e não “fabricá-los” na esperança de realizar o sonho de toda uma legião de fãs.

            É preciso responsabilidade com o que se escreve. Barrichello afirmou que vai processar o jornal carioca pela notícia “furada”. E, depois dessa, não seria demais presumir que a Ferrari, que não é chegada nem um pouco em fofocas dadas como verdade, encerrasse suas negociações com o piloto brasileiro. A Ferrari já declarou que sua dupla para o próximo ano só será divulgada por ocasião do GP da Itália, e não falará mais sobre o assunto até lá. Quem acompanha a F-1 sabe muito bem que as escuderias, principalmente os times de ponta, são muito sigilosos e discretos quando o assunto é contratação de pilotos.

            O exemplo está aí, do que pode acontecer. Fofocas e boatos não são notícia, a menos que se tornem realmente notícia. Enquanto isso não acontece, é uma irresponsabilidade para quem escreve, e uma enganação para quem lê a fofoca achando que é notícia real.

 

 

A Fórmula 1 chega à metade da temporada em Silverstone, para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra. O foco principal da mídia é Damon Hill, que anunciou semana passada o seu abandono das pistas já a partir do final da corrida de domingo, se tiver outro desempenho medíocre na pista inglesa. Agora, a situação pode mudar, especialmente depois de Hill ter feito excelentes tempos nos testes de Silverstone na mesma semana passada. Damon já admitiu que, dependendo de sua performance na pista inglesa, pode adiar sua aposentadoria para o fim do ano, caso contrário, pode parar já. Para prevenir, a Jordan já começou a buscar substitutos para a vaga do inglês nas corridas da segunda metade do campeonato. Mika Salo e Jos Verstappen são os nomes mais cogitados, mas Eddie Jordan também andou mostrando interesse em Ricardo Zonta.

 

 

A Arrows já acertou o fornecimento dos motores Mecachrome para o próximo campeonato. O time resolveu abandonar a idéia de construir um motor próprio e vai usar os antigos Renault da Supertec. Não se espere, porém, que os carros da equipe melhorem muito sua performance. Os motores da Mecachrome não tem tido praticamente nenhuma evolução desde a saída da Renault da F-1, e não tem sido mais competitivos como antigamente, vide o caso da BAR, Benetton, e Williams, neste mundial...

 

 

Falando em BAR, o time, que andou prometendo até vitória no início do campeonato, está praticamente em crise após sua primeira meia temporada de competição. Os carros quebram demais e a performance não entusiasma mais como no início. Jacques Villeneuve, principal piloto do time, anda meio desnorteado com isso, enquanto Ricardo Zonta tenta fazer uma boa temporada de estréia. Só que agora as ambições do time estão tendo de passar por uma avaliação e adoção de novas diretrizes. Se antes de começar o campeonato a meta era ganhar corridas, agora o objetivo é pelo menos conseguir marcar pontos para não passar a temporada de estréia totalmente em branco...

 

 

A F-CART disputa neste fim de semana o GP de Road America, no belíssimo circuito de Elkhart Lake, de mais de 6 Km de extensão. Tencionando aumentar a disputa da prova, a CART decidiu alongar a corrida, adicionando mais 5 voltas ao GP. Com isso, serão 55 voltas, o que pode parecer pouco, mas já foi o suficiente para fazer com que todos os times tenham de replanejar suas estratégias de corrida. O circuito é muito longo, e tem um consumo crítico de combustível; quem não planejar bem seus reabastecimentos pode ficar a pé pelo meio do circuito, com uma pane seca...

 

 

Roberto Moreno continuará substituindo Mark Blundell na equipe PacWest pelo menos até a prova de Michigan. O piloto inglês não teve aprovação dos médicos da CART para voltar em Elkhart Lake. Com isso, Moreno foi chamado às pressas para continuar seu trabalho na equipe. Pelo que Roberto demonstrou até agora, a PacWest não vai sentir falta do piloto inglês...

 

 

Assim como na F-1, a F-CART também vive sua temporada de boatos de bastidores. Na equipe Rahal, corre o rumor de que o time deve trocar seus dois pilotos para o próximo ano, em razão da falta de resultados. Outro piloto com a cabeça a prêmio é P. J. Jones, que não vem fazendo nada na equipe Patrick, nem conseguindo chegar perto do desempenho de Adrian Fernandez. A Penske, por seu lado, dá mostras de abandonar de vez a construção de seus próprios carros. O time comprou um chassi Lola e vem tentando desenvolvê-lo. Há quem diga também que Al Unser Jr. deve ter sua aposentadoria anunciada muito em breve, em razão da falta de resultados...

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