quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ARQUIVO PISTA & BOX – AGOSTO DE 1998 – 07.08.1998


            E o fim de ano está se aproximando, e teremos na próxima semana o feriado de Natal, e em seguida a festa de Ano Novo. Então, hoje, trago para os leitores outra de minhas antigas colunas. Esta foi publicada em 7 de agosto de 1998, e o assunto principal era sobre o azar de Michael Schumacher naquele momento da temporada de F-1 de 1998, onde o piloto alemão pretendia dar seguimento a seus bons resultados no campeonato, conseguindo balançar o favoritismo da McLaren, que vinha dominando o ano. Mas as coisas não saíram exatamente como Michael e a Ferrari esperavam, e Mika Hakkinen, grande favorito ao título, retomou as rédeas da disputa, lembrando a todos que o time de Woking ainda dava as cartas na parada, e que não seria tão fácil para Schumacher chegar ao tricampeonato. Mas o alemão bem que tentou, e foi vice-campeão, uma vez que David Coulthard ficou devendo muito para o carro que tinha nas mãos.
            De quebra, alguns tópicos rápidos de resultados em outras categorias, além da menção do boato de que Rubens Barrichello poderia correr pela Williams na temporada de 1999, o que nunca ocorreu, já que Frank Williams escolheu Ralf Schumacher, e ainda pegou o novo bicampeão da F-CART Alessandro Zanardi para o ano seguinte. Barrichello só guiaria para Frank Williams em 2010, quando a escuderia já não atravessava um bom momento, e já havia virado coadjuvante na competição. Uma boa leitura a todos, e em breve trago mais textos antigos por aqui...


TIROS PELA CULATRA

            Duas corridas seguidas, duas dobradinhas da equipe McLaren. Tudo parece indicar que, depois de algumas provas azaradas, as “flechas de prata” do time inglês voltaram à velha forma exibida no início do campeonato. Não é tanto assim, mas desta vez a McLaren não sofreu os percalços que a afetaram no Canadá, na França e na Inglaterra. Muito pelo contrário, Michael Schumacher e a Ferrari, que já vinham prometendo que entrariam firmes na luta pelo título e estavam no páreo para vencer tanto em Zeltweg quanto em Hockenhein, viram-se às voltas com inúmeros problemas que praticamente tiraram o time italiano da parada.
            Na Áustria, Michael Schumacher foi o pior inimigo de si próprio. O bicampeão alemão, em sua tradicional postura agressiva e determinada, partiu para cima de Mika Hakkinen disposto a forçar o piloto finlandês a um erro, ou na pior das hipóteses, não lhe dar folga nenhuma até chegar a hora do pit stop, onde planejava contar com o melhor trabalho de Box da Ferrari para garantir a ascenção à liderança da corrida. O tiro de Michael saiu pela culatra: Hakkinen permaneceu impassível à pressão e foi ele, Schumacher, quem errou feio na ânsia de pressionar a McLaren. O alemão saiu da pista e danificou o bico de seu carro. Por sorte, conseguiu chegar ao Box, e depois de tudo reparado, voltou à pista onde, mais uma vez, conseguiu terminar em 3º lugar e minimizar os prejuízos, graças à ajuda de seu companheiro de equipe Eddie Irvinne, que se deixou ser ultrapassado por Michael para que este subisse ao pódio ao invés dele.
Já na Alemanha, mais problemas aguardavam Schumacher e a Ferrari. O novo chassi com distância entre-eixos mais longa, que havia sido testado em Monza e se mostrava mais rápido que o modelo convencional, não se adaptou direito ao veloz circuito alemão de Hockenhein, obrigando o time a recorrer ao modelo antigo. Este, por sua vez, fez seus caprichos no sábado, com quebra de motor, saídas de pista, e outros pequenos entraves. Não dava para fazer melhor na corrida, e Schumacher se viu superado até pela Williams e pela Jordan, que mostraram seus melhores desempenhos no ano pelas mãos de Jacques Villeneuve (Williams) e Damon Hill (Jordan).
Curioso isso ocorrer justamente depois de Schumacher ter renovado seu contrato com a Ferrari. Até Eddie Irvinne foi apanhado pela súbita onda de azar, pois ficou o GP alemão todo numa briga renhida com Giancarlo Fisichella, ganha pelo italiano, pela 7ª posição na corrida. Parece até que renovação de contrato anda dando azar. Deve ser por isso que Villeneuve não renovou com a Williams, preferindo ir para a nova equipe BAR. Como que para comprovar o azar gerado por um contrato renovado, o piloto canadense andou bem em todo o fim de semana, retornando ao pódio, de onde andava ausente desde o último GP de 1997, quando foi campeão. Curiosamente, naquele GP Villeneuve também dividiu o pódio com os pilotos da McLaren, Mika Hakkinen e David Coulthard...
            Com 16 pontos de desvantagem para Mika Hakkinen, as coisas ficaram um pouco mais complicadas para Michael Schumacher na luta pelo tricampeonato, mas o alemão não perde a pose e promete reagir com tudo na Hungria e em Spa-Francorchamps. São pistas onde o intrépido bicampeão costuma se dar bem. Faltando 5 etapas para encerrar o campeonato, é hora de tentar tudo por tudo. A McLaren parece ter acordado novamente, e podem estar certos de que, a esta altura do campeonato, não vai querer dar mais chances à concorrência...


Na F-Renault inglesa, tivemos mais uma vitória brasileira na 10ª etapa, com o piloto Aloísio Coelho. O brasileiro lidera o campeonato com 274 pontos. O inglês Douglas Bell vem em 2º no campeonato, com 218 pontos.


No último domingo, no circuito de Posadas, na Argentina, Nestor Furlan conseguiu mais uma vitória na F-3 Sul-Americana. Mas os brasileiros foram maioria no pódio da 7ª etapa da competição: Tom Stefani foi o 2º colocado e Duda Pamplona o 3º...


Já na F-Vauxhall Jr. o brasileiro Antonio Pizzonia ficou em 4º lugar na 11ª etapa do campeonato, disputada em Thruxton.


Neste domingo tem mais uma etapa da F-CART, que se encontra em um dos melhores circuitos da temporada, o Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington, Ohio. E Alessandro Zanardi é, para variar, o maior favorito da corrida. Mas todo mundo está mesmo é esperando a confirmação do destino do italiano para 1999. Zanardi deve anunciar enfim que retorna à F-1 ou se permanecerá na F-CART para a próxima temporada...


Para Bobby Rahal, a prova em Mid-Ohio deve ser bem especial. Com a aposentadoria como piloto anunciada para o fim da atual temporada, Rahal deve tentar dar tudo o que pode para conseguir vencer neste circuito. A sede de sua escuderia fica próxima a Lexington, e o circuito de Mid-Ohio é o mais usado pela escuderia para testar seus carros. Sendo assim, Bobby Rahal quer tentar se despedir desta pista em grande estilo...


A CART vetou a participação do piloto brasileiro Sérgio Paese na prova de domingo, em Mid-Ohio. Paese, que já é piloto da Indy Lights, iria correr pela equipe Payton/Coyne na prova de Mid-Ohio da F-CART. Com isso, outro brasileiro, Guálter Salles, tem mais uma chance de mostrar serviço na equipe...


A McLaren, assim como a Ferrari, já confirmou a renovação de seus dois pilotos para a temporada do ano que vem na F-1. Com isso, crescem as chances de Rubens Barrichello ser piloto da Williams no próximo ano, uma vez que David Coulthard, um dos possíveis candidatos à Williams por estar descontente com sua atual situação na McLaren, estava à frente de Rubinho na preferência de Frank Williams. Mas há quem afirme que o piloto brasileiro já assinou até contrato para pilotar a Williams em 1999. E na contratação do piloto brasileiro, a Stewart ficaria com o colombiano Juan Pablo Montoya, piloto de testes do time de Frank. A troca seria para liberar Rubinho da multa de rescisão contratual com a Stewart, que é bem significativa. Uma possibilidade mais do que plausível, uma vez que Frank Williams não é muito chegado a contratações de pilotos por valores astronômicos...

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