sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

HAVOC SERIES – ABERTURAS DOS DOCUMENTÁRIOS OFICIAIS DA FÓRMULA 1



            E cá estou de novo, trazendo mais uma seleção de vídeos da Fórmula 1, desta vez com as aberturas das coberturas oficiais da categoria máxima do automobilismo, lançadas em vídeo pela FIA. A vedete destes documentários eram as imagens exclusivas que só a FIA possuía, em uma época onde, ao contrário de hoje, não haviam opções para os telespectadores assistirem a certas cenas de outros ângulos que não das transmissões da TV. Alguns destes documentários chegaram a ser lançados no Brasil, pelo selo de vídeo da Editora Abril, que naqueles tempos nos anos 1980 e início dos anos 1990, chegaram a lançar vários documentários do mundo do esporte a motor, sobre a F-1, a F-Indy (com Émerson Fittipaldi voltando a estar em evidência no automobilismo, após sua saída da F-1 por baixo, Motovelocidade (hoje MotoGP), além de várias fitas da coleção Havoc, reunindo cenas de acidentes das mais variadas competições automobilísticas. Todas estas fitas (era a época do VHS, lembrem-se) hoje são consideradas raridades, de uma época onde havia um maior interesse do grande público pelo esporte a motor, pelo fato de pilotos brasileiros estarem em evidência no meio, particularmente, Nélson Piquet e Ayrton Senna. Vamos ver e/ou rever as aberturas destes documentários, postados no You Tube.

O primeiro vídeo é da temporada de 1987 da Fórmula 1, que culminou com o tricampeonato de Nélson Piquet. Este documentário foi lançado pela Abril Vídeo aqui no Brasil em 1988. A Abril já tinha lançado também, no ano anterior, o referido documentário da temporada de 1986, que teve Alain Prost como vencedor. Um detalhe interessante, e que era novidade na época, eram as imagens “on board” da Lotus do japonês Satoru Nakajima, mostrando a percepção do ângulo do piloto de dentro de seu carro. Hoje, pelo avanço da tecnologia, temos imagens das mais variadas posições nos carros. Outro charme da versão nacional destes documentários da F-1 era sua narração e apresentação por Reginaldo Leme, repórter e comentarista da categoria na Tv Globo, sem dúvida, a pessoa mais qualificada para o serviço, com um profundo conhecimento da categoria máxima do automobilismo, que acompanha desde 1972. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário henchozman:


O próximo vídeo é da abertura do documentário referente à temporada de 1988, com o primeiro título de Ayrton Senna, e a disputa ferrenha do brasileiro com Alain Prost, seu companheiro na equipe de Woking. Destaque para as cenas do terrível acidente sofrido por Phillipe Alliot nos treinos para o GP do México daquele ano, bem como do polêmico acidente de Ayrton Senna em Monza, que lhe tirou as chances de vencer a corrida, e proporcionou o único triunfo não-McLaren da temporada inteira. Tudo com a narração de Reginaldo Leme. O vídeo também foi postado no YouTube pelo usuário henchozman:


O próximo vídeo, postado pelo usuário Carlos Brandão no You Tube, mostra a abertura do documentário referente à temporada de 1990, no ano que consagrou o bicampeonato de Ayrton Senna, e trouxe Nélson Piquet de volta às vitórias depois de dois anos de ostracismo numa decadente Lotus. Este documentário, assim como os de 1988 e 1989, também foram lançados no mercado nacional de vídeo pela Abril, todas devidamente narradas por Reginaldo Leme. Confiram a abertura:


Dando prosseguimento à sequência, agora trago o vídeo da abertura do documentário referente à temporada de 1991, onde Senna conquistou seu terceiro e último título, e foi também a última temporada de Nélson Piquet na F-1. Contando mais uma vez com a narração de Reginaldo Leme, este foi o último documentário lançado pela Abril Vídeo por aqui. As temporadas seguintes, onde Senna não conquistou mais títulos, deixaram de ser comercializadas por aqui, sendo encontradas apenas em lojas de artigos especializados em automobilismo, e que trabalhavam com material importado. Destaque para a abertura oficial das transmissões da F-1, que muitas vezes não era apresentado nas transmissões realizadas pela TV Globo. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário henchozman:


O próximo vídeo é inédito para os brasileiros, pois mostra a abertura do documentário referente à temporada de 1992, onde Nigel Mansell e a Williams esmagaram a oposição na F-1, Ayrton Senna incluído, e é lógico supor que a Abril Vídeo tenha deixado de trazer este (e os documentários seguintes, por tabela) devido ao brasileiro não ter conquistado mais títulos, apesar de ainda vencer corridas. Devem ter imaginado que as vendas não compensariam por mostrar um ano onde Ayrton esteve inferiorizado em equipamento, e não conseguiu disputar o título da F-1. E os torcedores não teriam o mínimo interesse em rever uma temporada assim. Lamentavelmente, a partir dali, os torcedores comuns não teriam mais os documentários oficiais da F-1 lançados por aqui, com exceção da temporada de 2000, lançada por aqui em 2001, já em DVD, mas agora por outra distribuidora, que infelizmente, ficou apenas nisso. O vídeo foi postado no You Tube mais uma vez pelo usuário henchozman:


E assim, completo a seleção de vídeos desta postagem. Façam um bom proveito, e em breve, trago novas seleções de vídeos do mundo da velocidade para todos curtirem. Um abraço!

Nenhum comentário: