quarta-feira, 15 de novembro de 2017

ARQUIVO PISTA & BOX – ABRIL DE 1998 – 03.04.1998



            Olá a todos. Hoje trago mais uma de minhas antigas colunas, e esta foi publicada no dia 03 de abril de 1998, e o assunto era sobre as possíveis investidas da Honda no automobilismo, após realizar com sucesso o primeiro prova da F-CART no país, no megacomplexo de Motegi, construído pela fábrica japonesa. Na época, a montadora competia oficialmente na F-CART, já tendo conquistado em parceria com a Chip Ganassi os títulos da categoria em 1996 e 1997, e continuaria faturando os títulos de 1998 e 1999, para depois repetir a dose em parceria com a Penske nos anos de 2000 e 2001. Mas na Fórmula 1, a Honda competia extra-oficialmente, com seus propulsores sendo fornecidos e preparados pela Mugen, empresa do filho do fundador da Honda.
            Já se aventava pela categoria máxima do automobilismo sobre o retorno dos japoneses, com tudo preparado para se dar no ano 2000. Infelizmente, o projeto sofreu percalços inesperados pelo caminho, e o retorno deu-se novamente apenas como fornecedora de motores, tal como havia sido sua última participação, de 1983 a 1992. Somente em 2006 a Honda atuaria como time completo, tendo comprado a equipe BAR, e o resultado foi desastroso em 2007 e 2008, motivando a desistência do projeto de F-1. A Honda retornaria apenas em 2015, novamente como fornecedora de motores, agora repetindo a parceria com a McLaren. O resultado, como todos sabem, foi abaixo das críticas, com a escuderia inglesa desfazendo a parceria após três anos de resultados medíocres.
            De quebra, o texto ainda traz mais algumas notas sobre alguns acontecimentos do mundo da velocidade, além do calendário de 1998 da Motovelocidade e também da F-3 Sul-Americana, que naquela época era um campeonato de prestígio e respeito na América Latina, bem diferente do que se vê hoje por aqui... Aproveitem o texto, e boa leitura a todos!


VENTOS NIPÔNICOS

            A F-CART realizou com grande sucesso no último final de semana a sua incursão pela Ásia, quando realizou o 1º Grande Prêmio do Japão de F-CART, no espetacular autódromo de Motegi. O público foi excelente, e a disputa na pista, emocionante. Adrian Fernandez e Al Unser Jr. duelaram ferozmente pela vitória, que acabou com o piloto mexicano. Al Jr., de seu lado, mostrou-se novamente em grande forma, depois de passar a temporada do ano passado na sombra de Paul Tracy na equipe Penske.

            Igualmente impressionante foi o ritmo da corrida, que transcorreu mais de metade de sua duração sem interrupções, um feito em se tratando de um circuito oval. A largada da pista dava a impressão de que os carros pareciam minúsculos, ante o gigantismo das instalações. Embora tenha saído derrotada na pista, a Honda deu um show fora dela. A fábrica japonesa pode orgulhar-se de possuir um dos melhores e mais estruturados autódromos do mundo, fruto de um investimento gigantesco, de aproximadamente meio bilhão de dólares, o que mostra a disposição da Honda de marcar presença no automobilismo.

            E esse investimento deverá crescer em breve. Com a afirmação da fábrica japonesa no campeonato da F-CART, já circulam boatos de que para breve é aguardada a divulgação oficial do retorno da Honda à Fórmula 1, de onde saiu ao fim do ano de 1992. E já começam a pipocar fofocas de que o tão esperado retorno da fábrica japonesa à maior categoria do automobilismo mundial pode se dar no ano 2000. E não vai ser apenas como fabricante de motores: segundo fontes da própria Honda, eles pretendem construir também os carros. Segundo os japoneses, esse seria o novo desafio para a Honda: dominar a tecnologia de construção de monopostos de corrida, que tem nos europeus os expoentes máximos desta área de competição.

            Não seria a primeira vez que a Honda se aventuraria a fazer algo assim. Em meados da década de 1960, a Honda fez sua estréia na F-1 como equipe completa, fabricando chassi e motor. O carro era um desastre e só se salvava o motor: um possante V-12 que deixou meia F-1 na época em polvorosa com o potencial do bicho. Para alívio dos europeus, a Honda conseguia apenas 2 vitórias, uma no GP do México de 1965, e a outra no GP da Itália de 1967. Ao fim do ano seguinte, fábrica deixou a categoria depois de 35 GPs disputados devido aos fracos resultados.

            A Honda só voltaria à F-1 em 1983, agora como fabricante de motores apenas, equipando a equipe Spirit. Em 1984, começou sua parceria com a Williams, que a partir do final de 1985 começou a saga vitoriosa da fábrica japonesa na categoria, continuando depois com a McLaren.

            Correm rumores de que a Honda já tem até os pilotos definidos para formar a sua “equipe” na F-1: Alessandro Zanardi e Gil de Ferran, que são seus principais pilotos na F-CART. E a fábrica nipônica pretende fazer um investimento monstro no desenvolvimento de toda a tecnologia necessária para que o evento não se torne um fiasco. A equipe que mantém o desenvolvimento e construção de motores para a F-CART será diferente da que irá empreender a aventura na F-1. Irá haver, no máximo, intercâmbio de tecnologia entre os times, a exemplo do que ocorre com a Mercedes-Benz, que utilizou tecnologia do seu motor de F-1 para projetar e construir o motor destinado à F-CART nesta temporada.

            Se tudo correr bem, em 1999 a Honda fará um ano inteiro de preparação, pretendendo fazer um número interminável de testes para assegurar-se de que a possível estréia de 2000 seja a melhor possível. Que seja bem-vinda de volta à F-1...





CALENDÁRIOS 98: F-3 SUL-AMERICANA



DATA
PROVA
22.03
Temulo*
29.03
Paraná*
19.04
Cascavel
17.05
Resistência
28.06
Goiânia
05.07
Brasília
02.08
Posadas
30.08
Rio Cuarto
20.09
São Paulo
27.09
Curitiba
31.10
Piriápolis
08.11
Buenos Aires



(*) = Etapas já realizadas.





CALENDÁRIOS 98: MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE 500cc



DATA
PROVA
CIRCUITO
05.04
GP do Japão
Suzuka
19.04
GP da Malásia
Johor
03.05
GP da Espanha
Jerez de La Fronteira
17.05
GP da Itália
Mugello
31.05
GP da França
Paul Ricard
14.06
GP de Jarama
Jarama
27.06
GP da Holanda
Assen
05.07
GP da Inglaterra
Donington Park
19.07
GP da Alemanha
Sachsenring
23.08
GP da República Tcheca
Brno
06.09
GP de San Marino
Ímola
20.09
GP de Barcelona
Barcelona
04.10
GP da Austrália
Phillipe Island
18.10
GP do Brasil
Jacarepaguá
25.10
GP da Argentina
Buenos Aires





A volta da Honda à F-1 já está provocando uma disputa de bastidores na categoria. Apesar de declarar que pretende competir como equipe completa, tem time que já está fazendo coro para conseguir utilizar os motores japoneses. A Jordan, que já usa motores Honda preparados pela Mugen, é a maior interessada, mas o novo time BAR (British American Racing), que assumiu a Tyrrel, já anda dizendo que tem um pré-acordo com os japoneses...





O pessoal da F-CART teve uma semana de muito trabalho. Depois de realizar o GP do Japão no sábado passado, todos os equipamentos tiveram de ser empacotados para retorno bem rápido aos EUA, principalmente para Los Angeles. Desde terça-feira, os mecânicos começaram a desempacotar o equipamento e a fazer mudanças técnicas dos carros para o circuito urbano de Long Beach, cujos treinos começam hoje. Além da correria de serviço, o problema é ter de se ajustar ao fuso horário, mais de 12 horas a menos do que o Japão...





E os brasileiros continuam implacáveis na F-3 Inglesa. Enrique Bernoldi conseguiu sua segunda vitória consecutiva em 2 etapas, desta vez em Thruxton. Martin O’ Connel foi de novo o segundo colocado. Mário Haberfeld ficou em 4º, enquanto Luciano Burti faturou o 6º lugar. Os ingleses que se cuidem...





Wagner Ebrahim, por sua vez, repetiu o feito de Bernoldi, só que na FoVauxhall. Na 2ª etapa do certame, conquistou sua 2ª vitória consecutiva. Procuram-se adversários para os brasileiros...





A Honda saiu vencida de Motegi, onde tinha preparado motores específicos para seus pilotos conseguirem a vitória na etapa da F-CART, mas ainda é cedo para dizer que a fábrica japonesa está vencida no campeonato. A Ford agora já acumula 2 vitórias, com Michael Andretti e Adrian Fernandez, Só para recordar, a fábrica norte-americana também conseguiu as 2 primeiras vitórias em 97. Domingo, em Long Beach, a Honda espera iniciar sua reação, tal qual em 97...
 


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