quarta-feira, 18 de maio de 2016

HAVOC SERIES - 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS - UM SÉCULO DE CORRIDAS - II - OS TRIUNFOS BRASILEIROS NA INDY500



            Estamos a menos de duas semanas da 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Quem será o felizardo vencedor da corrida mais famosa dos Estados Unidos em sua centésima e histórica edição? Não dá para saber. Qualquer um dos 33 pilotos que largam pode chegar na frente. A própria história da corrida já mostrou resultados inacreditáveis ao longo de suas 99 edições realizadas até aqui. E, nesta segunda edição da Havoc Series, é hora de vermos mais alguns vídeos da emblemática corrida no circuito oval da capital do Estado de Indiana. E não poderíamos deixar de mencionar as vitórias de pilotos brasileiros na prova. Juntos, nossos representantes já somam 7 triunfos na Indy500. Foram duas vitórias de Émerson Fittipaldi, três de Hélio Castro Neves, uma de Gil de Ferran, e uma de Tony Kanaan, a conferirem na relação de vídeos a seguir.

Como não poderia deixar de ser, o primeiro vídeo traz o primeiro triunfo verde e amarelo em Indianápolis, obtido em 1989, por Émerson Fittipaldi. Nosso pioneiro campeão na F-1 deixou a categoria máxima do automobilismo por baixo, devido ao fracasso do projeto da equipe Copersucar. Émerson reiniciou sua carreira no automobilismo americano a partir de 1984, e reconstruiu sua fama de piloto vencedor e campeão na então F-Indy. Em 1989, ele não apenas venceu a mítica Indy500, mas também faturou o título da categoria, sendo o primeiro piloto estrangeiro a conseguir tal façanha. Fiquem com o vídeo, mostrando as últimas voltas da corrida, com direito a narração de Luciano do Valle, na transmissão da Bandeirantes, postado no You Tube pelo usuário wheelsports. De ressaltar que aquela edição da Indy500 ainda teve Raul Boesel na 3ª colocação, no melhor resultado de Raul em todas as suas participações na corrida:



O segundo vídeo mostra novamente Émerson Fittipaldi, agora no seu retorno à primeira colocação na Brickyard Line, em 1993, com uma arrancada fenomenal nas voltas finais, deixando Nigel Mansell e Arie Luyendick para trás no momento decisivo da corrida, para conseguir sua segunda vitória. Raul Boesel, com um desempenho excelente, finalizou na 4ª posição. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário blogdaindy videos, com narração de Téo José, na transmissão da TV Manchete:



O vídeo seguinte mostra a última vitória brasileira na Indy500, obtida em 2013 por Tony Kanaan, naquela que foi sua única vitória competindo pela KV Racing. Foi também a última edição das 500 Milhas de Indianápolis com narração de Luciano do Valle, que faleceria no mês de abril no ano seguinte. O vídeo é do usuário wheelsports no You Tube:



O próximo vídeo mostra a vitória de Gil de Ferran nas 500 Milhas de Indianápolis, em 2003. O brasileiro já era bicampeão da F-CART (a F-Indy original), e seu time, a Penske, mudara para a Indy Racing League em 2002. Foi o maior triunfo dos pilotos brasileiros na Indy500, pois além da vitória de Gil de Ferran, Hélio Castro Neves foi o 2° colocado, formando a dobradinha da equipe Penske na mais famosa corrida dos Estados Unidos. E, completando a festa, Tony Kanaan foi o 3° colocado, defendendo a equipe Andretti/Green. Um pódio totalmente verde-amarelo no Victory Line de Indianápolis. A transmissão foi do canal pago SporTV. O vídeo foi postado pelo usuário tvs088 no You Tube:



O vídeo seguinte mostra a primeira vitória de Hélio Castro Neves na Indy500, em 2001. A Penske disputava a F-CART (a F-Indy original), mas se inscreveu para disputar as 500 Milhas, a exemplo do que a Ganassi havia feito no ano anterior, quando obteve uma vitória arrasadora com Juan Pablo Montoya. E, a exemplo da rival Ganassi, o time de Roger Penske saiu vitorioso na Brickyard Line naquele ano, com direito a dobradinha da escuderia, já que Gil de Ferran, companheiro de Hélio no time, chegou em 2° lugar na corrida. Helinho repetiria a dose no ano seguinte, e ainda venceria pela terceira vez em 2009, no que foi o seu último triunfo no oval de Indiana. Helinho, aliás, é o maior vencedor da prova atualmente, e se vencer pela 4ª vez, igualará o feito dos mitos Al Unser, Rick Mears, e A. J. Foyt, que triunfaram em Indianápolis quatro vezes cada um. O vídeo com as voltas finais começa com uma declaração do piloto brasileiro pela morte de Luciano do Valle, ocorrida em abril de 2014, passando em seguida para a narração do primeiro triunfo de Hélio, que escalou a grade do alambrado do circuito, como sempre faz em todas as suas vitórias, o que se tornou sua marca registrada. Aliás, todo o time de mecânicos de Hélio seguiu o piloto e escalaram o alambrado também, num belo momento do esporte nacional. O vídeo foi postado pelo usuário wheelsports no You Tube:


E assim, termino mais esta postagem de vídeos sobre as 500 Milhas de Indianápolis. Neste próximo fim de semana será definido o grid de largada para a 100ª prova, e mais uma vez, Hélio Castro Neves e Tony Kanaan serão os pilotos brasileiros presentes no grid de largada, ambos em equipes e dispondo de carros com potencial para vencer a famosa corrida. Será que teremos mais um triunfo verde e amarelo na Brickyard Line? Só esperando para conferir. Até lá.

Nenhum comentário: