quarta-feira, 11 de maio de 2016

HAVOC SERIES - 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS - UM SÉCULO DE CORRIDAS



            Depois de uma longa ausência, trago de volta a seção Havoc Series, com uma nova seleção de vídeos da internet, tendo como assunto principal as 500 Milhas de Indianápolis, que no próximo dia 29 terá sua 100ª edição, uma marca histórica para uma das provas mais famosas e tradicionais do automobilismo mundial. A primeira corrida foi disputada em 1911, mas a ocorrência das guerras mundiais inviabilizou a realização da prova nos anos de 1917, 1918, 1942, 1943, 1944, e 1945. Desde 1946, a corrida nunca mais deixou de ser realizada, se tornando uma gigante no calendário mundial das corridas. E nada como apresentar alguns vídeos sobre a corrida, a fim de lembrar a prova histórica que será disputada este ano. Portanto, vamos a eles:

O primeiro vídeo, como não poderia deixar de ser, é sobre o início de tudo: a primeira edição da Indy500, disputada no dia 30 de maio de 1911. O Indianápolis Motor Speedway já existia há pelo menos dois anos, tendo sua primeira corrida disputada em 1909, com uma prova de 250 milhas. Mas foi em 1911 que a mítica Indy500 teve sua primeira largada, com 40 pilotos disputando a primeira vitória na corrida, que acabou com Ray Harroun, com um Marmoun Wasp, completando as 200 voltas da corrida no tempo de 6 horas, 42 minutos, 08 segundos e alguns quebrados, tempo que hoje pode ser considerado alto, mas que na época era impressionante, com os carros atingindo mais de 120 Km/h, quando os automóveis de rua dificilmente andavam acima dos 30 Km/h. Harroun não tinha o carro mais rápido, mas ele incorporara ao seu veículo um acessório que hoje é componente de todos os carros: o espelho retrovisor. Na época, os pilotos costumam correr com um mecânico dentro do carro, cuja função era avisar quando o piloto sofreria uma ultrapassagem. Com o espelho, Ray não precisou do mecânico, e com isso, seu carro era mais leve e consumia menos combustível. E seu triunfo entrou para a história. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Vanderbiltcup:



O segundo vídeo também é dedicado à primeira edição das 500 Milhas, com mais algumas cenas raras, além de alguns textos com curiosidades da edição pioneira da corrida. Se os pilotos hoje em dia reclamam quando chove em uma corrida, imaginem naquela época, onde a pista da Indy500 nem asfalto tinha: os carros levantavam uma poeira danada. O circuito teria seu traçado pavimentado com tijolos alguns anos depois, e posteriormente este piso foi substituído por asfalto, com exceção de uma linha na reta de chegada que contém até hoje os tijolos de seu calçamento original, e daí o nome da linha de chegada da Indy500 ser chamada de "Brickyard Line". O vídeo é do You Tube, postado pelo usuário King Rose Archives:



O vídeo seguinte mostra um pequeno resumo da 22ª edição da Indy500, em 1934, no período da Grande Depressão americana, e a prova teve o triunfo de Bill Cummings, que fechou as 200 voltas da corrida com o tempo de 4 horas, 46 minutos, 05 segundos e alguns quebrados. Naquela corrida já largavam os 33 pilotos tradicionais do grid da corrida, e como acontecia de costume, a grande maioria ficava pelo caminho, devido a acidentes ou quebras dos equipamentos. E, loucura para os dias de hoje: observem que a área dos boxes não tinha nenhuma separação com a pista onde os carros aceleravam fundo. Para os pit stops, era simplesmente encostar e sair acelerando. Mas isso era algo comum na época: até mesmo em outras corridas não havia essa separação, o que era algo muito perigoso. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário King Rose Archives:



O vídeo a seguir mostra a corrida de 1950. Era a primeira vez que a Indy500 faria parte do calendário da Fórmula 1, campeonato criado naquele ano. As 500 Milhas seriam consideradas parte do calendário até 1960, quando os Estados Unidos ganhariam uma corrida em circuito misto (Watkins Glen), que realmente seria disputada pelo pessoal da F-1, uma vez que os pilotos desta nunca corriam a Indy500, e os pilotos que participavam da prova no oval de Indiana nunca corriam o campeonato da F-1. Era uma inclusão "pra inglês ver", de modo a reafirmar o caráter de "mundial" que a F-1 exibia. A corrida, disputada no dia 30 de maio de 1950, foi encerrada após 138 voltas, em virtude da chuva. A prova marcou a 1ª e única vitória de Johnnie Parsons, que também marcou sua 1ª e única melhor volta; foi também a 1ª e única pole position para Walt Faulkner, que terminou a corrida na 7ª colocação, a três voltas do vencedor. O vídeo, postado no You Tube, é do usuário OldSchoolNascar:



Para o último vídeo desta postagem, destaco a seguir o documentário "AJ FOYT - Indy 500: A Race for Heroes" ( AJ FOYT - Indy 500: Uma Corrida para Heróis), contando um pouco de um dos maiores vencedores de todos os tempos das 500 Milhas de Indianápolis: Anthony Joseph Foyt Jr., ou simpesmente A.J. Foyt, que venceu a famosa corrida 4 vezes (1961, 1964, 1967, e 1977), dividindo essa honra com Al Unser e Rick Mears. A.J. também foi 7 vezes campeão da antiga F-Indy, e hoje ocupa a função de proprietário e chefe de equipe na atual Indycar (Indy Racing League), comandando a Foyt Enterprises, um dos times maias antigos da categoria, ao lado da Penske e Ganassi. O vídeo é do usuário Racing Universe, no You Tube:


E esta postagem fica por aqui. Mas na semana que vem tem mais vídeos das 500 Milhas de Indianápolis. Portanto, fiquem no aguardo. Até breve.

Nenhum comentário: