quarta-feira, 23 de setembro de 2015

HAVOC SERIES - CONFUSÕES DA PRIMEIRA VOLTA...E ALÉM



            De volta com as postagens de vídeos, o assunto hoje são as confusões que costumam ocorrer na primeira volta de uma corrida, às vezes, até mesmo no arranque da largada, local que costuma ser pródigo em confusões, quando algum piloto não consegue sair como devia e quem vem atrás acaba terminando de aprontar a confusão. Vejamos algumas situações onde as corridas começaram com mais emoção do que deveriam:

A primeira postagem, obviamente, vai para o espetacular acidente sofrido por Pedro Piquet no último domingo, quando participava da etapa de Goiânia da Porsche GT3 Cup. O carro do jovem Piquet acabou tocando numa das curvas após a largada, dando início a uma impressionante sequência de 9 capotagens que praticamente destruiu o carro, deixando a todos no autódromo, especialmente Nélson Piquet, que estava presente assistindo a corrida do filho, bastante apreensivos. Felizmente, apesar da violência do acidente, o jovem piloto de 17 anos saiu praticamente ileso da situação, tendo como maior ferimento uma fratura na mão, e já na segunda feira, estava em casa, tendo recebido alta do hospital. Pedro Piquet ficou com vários hematomas pelo corpo, inclusive no rosto, e em entrevista veiculada no Jornal Nacional, ao lado do pai, revelou que nas capotagens, seu braço acabou saindo um pouco pela janela do veículo, tendo muita sorte de não ter sido atingido pelo peso do carro nas pancadas que tinha no chão até parar de rolar. O vídeo é do usuário Jonathan Nascar, postado no You Tube:



O vídeo seguinte é da primeira volta da primeira corrida da etapa de Silverstone da categoria F-Renault 2.0. Na metade da primeira volta, quando os carros entram na reta dos boxes do paddock atualmente usado pela F-1 (a F-Renault usa os antigos boxes após a Woodcote), o carro do austríaco Ferdinand Habsburg, que foi surpreendido pela redução de velocidade de alguns competidores à sua frente, devido a acidente de Jehan Druvala entre as curvas Maggots e Becketts, onde seu carro foi parar literalmente em cima dos pneus, junto ao alambrado, acabou atingindo o carro de Ben Barnicoat, e seu monoposto literalmente decolou, sendo arremessado a cerca de cinco metros de altura. Apesar do vôo impressionante, o piloto escapou do acidente sem sofrer ferimentos graves. Ele deu sorte de o carro cair com as rodas para baixo, depois de ainda capotar, e de não ser atingido por mais ninguém que vinha atrás na pista, mas podia ter tido muito azar. O vídeo, postado no You Tube, é do usuário Jonathan Nascar:



O vídeo seguinte é do ano passado, na etapa da World by Series Renault, no circuito de Monza, na Itália. Ao completar a primeira volta, o piloto Marco Sorensen acabou tocando no carro de Jaafar, literalmente decolando e indo de encontro à mureta do lado dos boxes, onde felizmente não bateu de modo desfavorável, e o carro foi ralando no muro pelo restante da reta do boxes, com o piloto felizmente também não sofrendo nenhum ferimento de monta. E também foi sorte os pilotos que vinham atrás conseguirem não se envolver na confusão, que poderia ter tido consequências bem mais graves. O vídeo do You Tube foi postado pelo usuário TBK Light:



O vídeo seguinte é um compilação de vários acidentes ocorridos na categoria GP3, que deveria ser o degrau de acesso à GP2. Como a garotada anda cheia de energia e querendo mostrar serviço, é inevitável que surjam toques e enroscos entre os competidores. E enquanto eles não aprendem a controlar os limites da pilotagem, o jeito é torcer para que não exagerem demais na dose e possam sair ilesos destes acidentes. O vídeo foi postado pelo usuário hutterjoel no You Tube:



Fechando a postagem de hoje, o próximo vídeo é de uma corrida da categoria F-Renault UK, no circuito inglês de Oulton Park, em 2009. Vejam quantos competidores largando e andando todos juntos tentando ganhar posições. Os mais afobados, claro, vão saindo da pista, e mostrando serem solidários, quase sempre arrastam alguém junto, afinal, rodar ou sair sozinho da pista não tem muita graça. E felizmente ninguém se machucou feio nestas barbeiragens, embora os mecânicos das equipes tenham ficado bem chateados com o serviço extra que os pilotos andaram arrumando para eles. O vídeo do You Tube é do usuário kubicapanis:


E assim encerro esta postagem da Havoc Series, mas em breve trago mais vídeos de confusões nas pistas do mundo do esporte a motor para vocês apreciarem. Até lá então...

Nenhum comentário: