quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HAVOC SERIES - DEZEMBRO DE 2014 - PRIMEIRAS VITÓRIAS NA F-1



            Voltando com a sessão Havoc, trago hoje uma seleção especial de vídeos do automobilismo. Nada menos do que as primeiras vitórias de vários de nossos campeões da F-1 na categoria máxima do automobilismo. Aproveitem para rever um pouco destes momentos que marcaram as carreiras de nossos pilotos.
            Começamos, obviamente, com Émerson Fittipaldi, que logo em sua 4ª corrida, no GP dos Estados Unidos, disputado no circuito de Watkins Glen, obtinha seu primeiro triunfo na F-1. A vitória do brasileiro foi histórica também pelo fato de evitar que seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen Rindt, falecido durante os treinos para a etapa de Monza, fosse alcançado na classificação do campeonato, tornando-o assim o primeiro e único campeão mundial póstumo da história da categoria. Neste vídeo, postado no You Tube pelo usuário Hirschcar, Émerson relembra a prova em que venceu pela primeira vez:



            O vídeo seguinte é da primeira vitória de Nélson Piquet, ocorrida em 1980, no GP dos EUA-Oeste, disputado no circuito de Long Beach. Piquet largou na pole e controlou a corrida para obter seu primeiro triunfo na categoria. De quebra, Émerson Fittipaldi, em sua última temporada na F-1, após várias temporadas lutando para tentar transformar o time Fittipaldi em uma escuderia de ponta, conseguia seu último pódio, ao terminar na 3ª colocação. De ressaltar as diferenças do traçado do circuito do balneário californiano, que após deixar a F-1 passou a sediar corridas da F-Indy, e hoje integra o calendário da IRL. E outra curiosidade interessante: a temporada daquele ano foi transmitida pela Bandeirantes. A Globo, que transmitia as provas, tinha desistido do campeonato, mas o sucesso de Piquet, com suas primeiras vitórias e quase vencendo o campeonato, fizeram a emissora cariosa pegar de volta a F-1, para nunca mais largar, até os dias de hoje. A narração, vejam a diferença para os dias de hoje, era de Galvão Bueno, com comentários de Gil Ferreira. O vídeo do You Tube é do usuário mmleto:

https://www.youtube.com/watch?v=iDvAVFSJifE

            E, claro, não poderia deixar de fora Ayrton Senna, que em 1985, no chuvoso GP de Portugal, deixou todo mundo comendo água para vencer de ponta a ponta sua primeira corrida na F-1. Ayrton largou da pole e debaixo de uma chuva torrencial deixou todos para trás, terminando a prova com uma vantagem abismal para todos os demais concorrentes. O vídeo, postado pelo usuário well senna no You Tube, é um verdadeiro documento histórico para os sennistas, pois é a corrida completa do GP de Portugual de 1985, com mais de duas horas de duração. Então, não percam tempo e assistam a este momento inesquecível de Ayrton Senna que começava ali a mostrar que seria campeão mais dia menos dia, e tornou-se uma das maiores lendas do esporte a motor mundial:

https://www.youtube.com/watch?v=nzREMb_d6b8

            E assim termina a sessão Havoc de hoje. Mas em breve tem mais alguns vídeos interessantes por aqui. Bom divertimento a todos!

Nenhum comentário: