quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HAVOC SERIES - DEZEMBRO DE 2014 - II - PRIMEIRAS VITÓRIAS NA F-1 - II



            Hoje trago mais uma postagem na sessão Havoc, repetindo o tema da última postagem, de mostrar as primeiras vitórias de nossos pilotos na Fórmula 1. A primeira sessão foi dedicada aos nossos campeões na categoria. Nesta segunda sessão dedicada às primeiras vitórias, selecionei vídeos dos primeiros triunfos de nossos outros pilotos que não conseguiram chegar ao título na categoria máxima do automobilismo, mas que nem por isso devem deixar de ser respeitados, apesar de que, para grande parcela do público "torcedor", o fato de não terem sido campeões não os faz deixarem de ser "fracassados" na categoria, para os quais um piloto só é considerado vencedor se for campeão, e nada menos do que isso. Uma postura por vezes injusta e desrespeitosa, porque só de chegar na F-1 já é uma grande vitória em termos de carreira, mas cada um tem sua noção do que é "sucesso" e do que é "fracasso". Então, vamos aos vídeos...
            O primeiro vídeo, claro, é da primeira, e infelizmente, única vitória de José Carlos Pace, obtida justamente no Grande Prêmio do Brasil de 1975. Competindo pela Brabham, Pace era considerado um grande talento, que certamente seria campeão da F-1 um dia, quando tivesse a chance certa. Aquela corrida também apresentou a primeira dobradinha 1-2 de pilotos brasileiros na categoria, pois Émerson Fittipaldi, que vencera as edições de 1973 e 1974 da corrida, chegou em 2° lugar, fazendo a festa da torcida brasileira presente no autódromo. Quis o destino que Pace nunca chegasse ao merecido sucesso na categoria, falecendo em um triste acidente aéreo pouco tempo depois, em 1977. Em 1975, com sua primeira vitória, teve seu melhor ano na F-1, terminando o campeonato em 6° lugar, com 24 pontos. No ano seguinte, a Braham não tinha um carro tão bom, e seu desempenho caiu bastante, sendo apenas o 14° colocado, com 7 pontos. Em 1977, o 2° lugar no GP da Argentina dava esperanças de um ano melhor, mas abandonou no Brasil, e foi apenas 13° na África do Sul. Faleceu em 18 de março de 1977, quando seu avião bateu na Serra da Cantareira. Fiquem agora com o vídeo, postado pelo usuário Adriano Favetta no You Tube, com narração de Luciano do Valle, com alguns momentos da vitória de Pace em Interlagos em 1975:



            Rubens Barrichello pode ser considerado o mais controverso piloto que já tivemos na F-1. Vice-campeão em duas oportunidades, Rubinho só teve oportunidade de vencer quando estava na Ferrari, de 2000 a 2005, mas nunca teve liberdade para lutar pelo título, pois todas as primazias da escuderia eram de Michael Schumacher. E o time, por vezes, fazia questão de deixar isso claro, quando da ocasião da primeira vitória do brasileiro pelo time, no Grande Prêmio da Alemanha de 2000, quando Rubinho deu show e venceu com categoria numa aposta arriscada de manter os pneus slick no piso molhado que se encontrava parte da pista de Hockenhein. Após a vitória de Barrichello, na mesma semana o presidente da Ferrari disse com todas as letras que o único objetivo da escuderia era fazer Michael Schumacher campeão, tirando qualquer esperança de quem esperava que Rubens pudesse embolar a disputa do campeonato. E, curiosamente, o desempenho do brasileiro nas etapas seguintes também despencou, com o piloto alemão distanciando-se na classificação, onde tinha ficado perigosamente próximo do brasileiro (apenas 10 pontos à frente, pela pontuação da época). Fiquem agora com o vídeo da vitória de Rubinho, postado no You Tube pelo usuário Alan Domingues:



            Fechando a sessão, temos o Grande Prêmio da Turquia de 2006, onde Felipe Massa obteve sua primeira vitória na Fórmula 1. Massa havia substituído Barrichello na Ferrari, e a missão de Felipe era igual à do conterrâneo: ser apenas o segundo piloto enquanto Schumacher lutava pelo título e pelas vitórias. Mas houve momentos em que a escrita desejada pelo time não deu certo, como na prova turca, onde Massa deveria entregar sua posição ao companheiro de equipe, mas a intromissão de Fernando Alonso entre eles estragou os planos. Como Michael Schumacher não conseguiu superar o asturiano na pista, Felipe ficou livre para vencer pela primeira vez na categoria. Curtam o vídeo postado por Matheus Henrique no You Tube:



            E ficamos por aqui nesta edição da sessão Havoc. Em breve, trago outra seleção de vídeos do mundo da velocidade. Um bom Natal a todos!

Nenhum comentário: