quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HAVOC SERIES - OUTUBRO DE 2014 - TRIBUTO A ANDREA DE CESARIS



            Na semana passada, no mesmo dia em que o piloto Jules Bianchi sofria seu pavoroso acidente na pista do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, outro nome que fez parte da história da categoria infelizmente nos deixou. Andrea De Cesaris, italiano, nascido em Roma em 31 de maio de 1959, faleceu em um acidente de moto na capital italiana. Tinha 55 anos de idade. O ex-piloto perdeu o controle da moto que pilotava, vindo a colidir com o guard-rail da estrada por onde transitava. Andrea morreu na hora, sem chances de ser socorrido.
            Tendo disputado nada menos do que 208 corridas na Fórmula 1, Andrea se notabilizou mais pelos acidentes que sofreu e/ou causou do que pelos resultados propriamente ditos. Estreou em 1980 na categoria, vindo da Fórmula 2, onde correu pela Project Four, time de propriedade de ninguém menos do que Ron Dennis. Disputou os GPs do Canadá e dos Estados Unidos, substituindo Vittorio Brambilla na equipe Alfa Romeu. Watkins Glen, aliás, viu a primeira batida de Andrea do volante de um carro de F-1. Mas foi em 1981, sua primeira temporada completa na F-1, que o italiano iniciou sua fama de destruidor de carros. Sem fazer cerimônias, destruiu nada menos do que 16 carros de seu time, a McLaren (tem quem fale em 22 chassis totalmente destroçados só naquele ano), que claramente o despediu ao fim da temporada.
            Dali veio o apelido "De Crasheris" de Andrea. Felizmente, os anos posteriores não foram de tantos carros batidos, mas mesmo assim o romano continuou aprontando das suas. Em 1982 e 1983, guiou para a Alfa Romeu; em 1984 e 1985, a Ligier foi sua casa; correu pela Minardi em 1986, e a seguir pela Brabham (1987), Rial (1988), Scuderia Italia (1989 e 1990), Jordan (1991), Tyrrel (1992 e 1993), e finalizou sua participação na F-1 substituindo pilotos titulares na Jordan e na Sauber em 1994.
            Dono do maior número de GPs sem ter vencido uma vez sequer, seus melhores resultados foram uma pole-position e 5 pódios, e 59 pontos marcados em toda a sua carreira. Do jeito que a F-1 anda hoje em dia em relação ao comportamento de pilotos que criam confusões na pista, De Cesaris provavelmente seria proibido de competir na categoria, haja visto os inúmeros acidentes que protagonizou. Afobado em certos momentos e propenso a acelerar além da conta, Andrea não era um piloto tão ruim assim: era certamente rápido, e um sujeito muito carismático e gente boa. Contando com patrocínio pessoal da Malboro, teve certamente uma carreira longa na categoria, apesar dos poucos resultados.
            Então, meio que em homenagem ao maior "batedor" de carros que a F-1 já teve, trago hoje novamente mais uma edição da seção HAVOC SERIES, com alguns dos acidentes sofridos pelo italiano, além de alguns outros momentos vividos pelo romano em seus 14 anos de participação na categoria. Nem é preciso dizer que muita gente já ficava nervosa só de largar ao lado de De Cesaris no grid, temendo ser envolvido em alguma confusão pelo destemor do piloto italiano ao volante de um carro de corrida. A bem ou mal, Andrea faz parte da história do automobilismo, e é preciso respeitar isso. Portanto, vamos ao meu singelo tributo.
            Então confiram agora alguns dos momentos de Andrea De Cesaris na F-1...

Começando pelo acidente sofrido pelo piloto italiano no GP da Áustria de 1985, quando guiava para a Ligier. Apesar da violência das capotagens, De Cesaris saiu ileso. Já o seu carro...bem, os mecânicos de Guy Ligier certamente não guardam boas recordações deste GP...




Neste outro vídeo, o palco é a pista de Silverstone, em 1981. Andrea corria na McLaren, e na curva Woodcote, quem acaba rodando é Gilles Villeneuve, que acaba levando junto Alan Jones, da Williams, para a área de escape. Andrea, vindo logo atrás, acaba rodando para evitar a batida, mas acaba também saindo da pista para a área de escape, batendo e encerrando sua corrida por ali mesmo. De notar que Villeneuve, mesmo com o carro meio avariado, consegue voltar para a pista, como era de seu costume de só abandonar mesmo quando o carro pifasse por completo. E um detalhe interessante: antigamente, as áreas de escape tinham cercas como dispositivos de desaceleração dos carros, que não eram nem seguras e nem eficientes. Logo elas seriam substituídas pelas famosas caixas de brita, e hoje, muitas são asfaltadas, permitindo ao piloto retornar à corrida...



Neste outro vídeo, é o GP de Mônaco de 1989. Afobado, Andrea De Cesaris, então piloto da Scuderia Italia, tenta ultrapassar Nélson Piquet, da Lotus, e acaba acertando o carro do brasileiro. Sorte de Piquet que a pancada foi na curva Lowes, o trecho mais lento do circuito. E sorte de Andrea que Piquet já era um sujeito menos pavio curto, pois travaram apenas uma disputa de palavrões entre eles, dentro de seus próprios carros. Anos antes, em 1982, ao levar pancada similar em Hockenchein, Nélson partiu para a porrada em cima de Eliseo Salazar. E a cena mais ridícula de um "engarrafamento" de carros de F-1 em Monte Carlo...



Neste próximo vídeo, Andrea de Cesaris arrasa com seu carro durante uma saída de pista no circuito de Zandvoort, na Holanda, em 1981, durante o treino de classificação. O italiano ainda fica todo irritado com a atitude do fiscal em verificar se ele está OK. Mas imagino que seu patrão na época, Ron Dennis, também não tenha gostado muito do acidente, e os mecânicos da McLaren, menos ainda...



Completando o tributo a Andrea De Cesaris, aqui está a largada do GP de Long Beach (EUA-Oeste) de 1982, sua única pole-position na carreira na F-1. O italiano, entretanto, apesar do bom desempenho inicial durante a corrida, acabou abandonando a prova depois de 33 voltas. Niki Lauda, que largou em 2° lugar, venceu a prova com a McLaren. Menos sorte teve Bruno Giacomelli, parceiro de De Cesaris na equipe Alfa Romeu: largou na 5ª posição, e abandonou após 5 voltas depois de uma batida... Nesta, pelo menos não foi De Cesaris quem acabou com o carro...

 

E assim termina mais esta sessão do Havoc Series. Até a próxima sessão de vídeos...
 

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