sexta-feira, 1 de março de 2013

STOCK CAR REBAIXADA NA GLOBO


Stock Car ficará confinada à TV paga em 2013, com poucas exceções.
            Começa neste final de semana, em Interlagos, o campeonato 2013 da Stock Car. A principal categoria de corridas do Brasil, ao lado da Fórmula Truck, já inicia este ano com algumas baixas que podem ser consideradas preocupantes, especialmente em se tratando de retorno de marketing, um dos principais fatores que geram lucro em qualquer categoria de competição automobilística. E vamos direto ao ponto principal da celeuma: a Stock foi “rebaixada” na grade de programação da Globo. Se no ano passado a emissora carioca exibiu todas as corridas com razoável exposição na sua grade de domingo, este ano, os fãs da categoria verão a Stock perder praticamente 75% de seu espaço na TV aberta. Isso mesmo: de 12 corridas, a Globo só vai exibir ao vivo, e completa, apenas 3 provas. Aliás, a corrida de abertura do campeonato, domingo, já não vai ser exibida no canal aberto. As corridas que não forem exibidas terão um compacto que será veiculado na emissora, em horário que ainda não foi divulgado.
            E, para continuar mantendo a Stock sob seu tacão, a Globo simplesmente a remanejou para seu canal na TV paga, o SporTV. E é lá que quem quiser assistir a categoria deverá procurar as corridas, que deverão ser transmitidas completas e ao vivo. O ponto positivo é que, este ano, os treinos de classificação também serão mostrados, logicamente, também pelo SporTV, e isso é um incremento na veiculação do campeonato, que certamente é bem-vindo para os fãs, pelo menos para aqueles que tiverem acesso à TV por assinatura, e aí é que a situação começa a preocupar.
            TV paga, apesar da melhoria de vida que o povo brasileiro vem passando nos últimos anos, ainda é um luxo no Brasil, e seu alcance, por melhor que seja, não se compara com o da TV aberta. A exibição da Stock em canal fechado traz algumas vantagens, mas também pode se mostrar desvantajoso para a competição. Em primeiro lugar, os horários do SporTV permitem mais flexibilidade na programação das corridas. Na TV aberta, a Globo estava “estrangulando” as corridas, impondo o incômodo horário das 9 da manhã para a disputa das provas, e a limitação de 40 minutos para as disputas. E, como sempre costuma fazer, a Globo exibia apenas o essencial: começava a transmissão logo na largada, para pular fora logo após a bandeirada de chegada, com raras exceções, e em tempos não tão recentes, nem isso fazia, ficando apenas transmitindo flashes de algumas provas em campeonatos de alguns anos atrás. Lógico que isso nunca agradou aos patrocinadores da categoria, ver o modo como seu espaço na TV aberta era tripudiado pela maior emissora do Brasil. Uma das desculpas para se realocar a categoria no canal pago é a audiência no canal aberto não estar satisfazendo os requisitos da Globo, mas quem conhece a emissora sabe que a Globo sempre tem exigências de ibope por vezes absurdas. Acostumada a ser líder inconteste, números baixos nunca são bem digeridos pela emissora. No lugar das corridas da Stock, com certeza vão enfiar alguma outra coisa que espere render mais pontos do que as disputas na pista. Se não render, trocam novamente por outra coisa, e assim por diante. E com esta atitude, certamente “queimam” muitos atrativos que seriam viáveis não fossem as exigências de audiência por vezes exageradas. E a Globo ainda tem o hábito de “forçar” suas atrações a se adequarem à grade da emissora, quando deveria ser o contrário. Na TV paga, a Stock pelo menos se verá mais livre dessa demagogia global.
            A transmissão pelo SporTV já mostra melhoria nesse sentido: as corridas deverão começar às 11 da manhã, um horário mais condizente com as provas. O limite de 40 minutos ainda permanece, mas bem que poderia ter sido alterado também, permanecendo como exceção a prova do Milhão, que encerra a competição, em dezembro, que terá duração de 50 minutos. A transmissão dos treinos de classificação aumenta sobremaneira a exposição da categoria, que terá muito mais tempo de transmissão por etapa, e isso é muito bem-vindo para todos os anunciantes do certame. E a flexibilidade do canal pago pode permitir também uma transmissão mais abrangente das provas, que poderão ter muito mais de seus detalhes transmitidos durante o fim de semana.
            Na teoria, tem tudo para ser melhor. Na prática, nem tudo são flores. Começando pelo fato de a TV paga, como já afirmei, não ter a mesma exposição da TV aberta, o que certamente é prejudicial para o alcance potencial dos anunciantes. Embora o público da TV por assinatura seja, logicamente, de maior poder aquisitivo, apesar de ser um dado importante, não é tudo na transmissão. O alcance nacional, na TV aberta, é sempre muito maior do que na TV paga, e é pelo maior alcance e divulgação que os preços de patrocínio são fechados. Ao ficar com praticamente 75% de suas provas restritas na prática à TV por assinatura, os valores de patrocínios devem cair de valor, pela queda de exposição potencial. Tecnicamente, o dinheiro pode diminuir, e dependendo da situação, e do planejamento de cada patrocinador, até mesmo este pode optar por sair da categoria.
            E o campeonato de 2013 já começa exatamente com um patrocinador a menos: a Caixa Econômica Federal, que nos últimos 3 anos foi o patrocinador principal do campeonato, pulou fora, e não está mais injetando dinheiro na Stock nesta temporada. Isso já significa menos dinheiro para a Vicar, que organiza a competição. Pode não ser nada demais, afinal, patrocinadores vêm e vão, mas é preocupante que, iniciando um novo ano, a organização não tenha conseguido achar outro patrocinador máster para a Stock. Pode ser cedo afirmar que o rebaixamento da categoria para um canal fechado tenha sido a causa, mas com certeza teve influência na decisão, por mais que todos possam se apressar em desmentir quem fizer esta afirmação em público.
            Menos dinheiro significa que é preciso haver menos gastos, e por isso, este ano as atividades de cada prova ficarão restritas apenas ao sábado e ao domingo. Hoje, contudo, haverá treinos livres em Interlagos, que aliás serão os únicos treinos de pré-temporada de toda a categoria, e depois ainda falam que é na F-1 que não se treina mais. Com um dia a menos de atividades, os gastos diminuem, e num campeonato que o número de provas não é exatamente grande (12 etapas), isso não deveria ser um problema. Mas se está sendo cortado, com certeza a grana deve ter ficado mais escassa, pois a redução de gastos, apesar de não ser tão vultuosa, com certeza deve ser mais do que necessária. E, mesmo no sábado, haverá ainda um treino livre a menos, o que deve gerar ainda menos custos...
E, quanto à qualidade da transmissão, por ser um canal fechado, nada garante que o SporTV faça diferente do que a Globo fazia nas transmissões. Basta ver o que a emissora faz com a transmissão dos treinos de F-1, que são mostrados da mesma maneira como se faz na TV aberta: inicia-se a transmissão com a luz verde dos treinos, e tão logo este termina, a transmissão também vai embora, não havendo nenhum material “extra” apresentado junto com o treino, salvo raras exceções. Quem procura algo a mais precisa acompanhar os noticiários do canal, quando então são mostradas matérias sobre a prova e/ou assuntos relacionados. Veremos no fim de semana se a transmissão em canal fechado pelo SporTV será de fato melhor do que a transmissão da Globo em canal aberto.
            Este será o 35° campeonato da Stock Car. O grande nome da temporada é Rubens Barrichello, que fará sua primeira temporada completa na categoria, após disputar as 3 etapas finais no ano passado, e resolver voltar em definitivo ao automobilismo nacional após mais de duas décadas competindo pelo exterior, sendo 19 anos só na F-1. Barrichello correrá pela Full Time, e certamente vai encontrar vida dura pela frente, pois no ano passado, apesar de ter feito alguns bons treinos, não conseguiu marcar nenhum ponto. O maior astro da Stock continua sendo Cacá Bueno, pentacampeão da categoria, perdendo apenas para Ingo Hoffman, a maior lenda da Stock nacional. Competindo pela equipe da W.A. Matheis/Red Bull, Cacá vai em busca do 6° título. A concorrência que se prepare, pois a ameaça não é nem um pouco leviana.
            Outra novidade é que este ano a pontuação pela vitória passou de 22 para 24 pontos. Outra novidade de peso é a mudança do fornecedor de pneus: saiu a Goodyear, entrou a Pirelli, e os pilotos terão de se entender com os novos pneus, após 5 anos usando os compostos da Goodyear. Com muito menos tempo de treino nas corridas deste ano, isso pode ser complicado para alguns times e pilotos.
            Finalizando, a Vicar precisa caprichar mais na promoção e divulgação da categoria, pois próximo a Interlagos, quase não há nada indicando que neste fim de semana começa o campeonato. É preciso investir na divulgação em mídia, como jornais e revistas, para não apenas promover o campeonato, mas para atrair o grande público, que nem sempre é apenas aquele aficcionado por corridas que está sempre a par dos últimos acontecimentos. Não se pode ficar preso apenas aos poucos comerciais da TV, que aliás, por se tratar de um campeonato que agora é mais para a TV fechada, fica ainda mais complicado chamar público, pois os anúncios das atrações da TV fechada geralmente ficam restritos à mesma. Um autódromo cheio é sempre bom, e ajuda a manter a fama e a vida da competição. Que venha a largada do campeonato...


Confira abaixo o calendário, e os pilotos e times da Stock Car em 2013:


CALENDÁRIO
PILOTOS CONFIRMADOS
Data
Pista
Thiago Camilo
03/03
São Paulo (Interlagos)
Galid Osman
17/03
Curitiba
Ricardo Maurício
28/04
Tarumã
Max Wilson
19/05
Salvador
David Muffato
02/06
Brasília
Marcos Gomes
16/06
Cascavel
Cacá Bueno
11/08
Ribeirão Preto
Daniel Serra
11/09
Brasília
Lico Kaesemodel
15/09
Velopark
Luciano Burti
20/10
Curitiba
Fábio Fogaça
10/11
Goiânia
Allam Khodair
15/12
São Paulo (Interlagos)
Nonô Figueiredo
Átila Abreu
Rubens Barrichello
Alceu Feldman
Raphael Matos
Welington Justino
Rodrigo Pimenta
Victor Genz
Tuka Rocha
Ricardo Zonta
Valdeno Brito
Popó Bueno
Beto Cavaleiro
Felipe Lapenna
Julio Campos
Rodrigo Sperafico
Denis Navarro
Sérgio Jimenez
Duda Pamplona
Diego Nunes

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