sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A GUERRA DO MILHÃO


            O campeonato nacional da Stock Car está em Interlagos para a disputa da etapa final da temporada, que como atrativo especial, também será a “Corrida do Milhão”, a etapa do calendário que premiará o seu vencedor com a quantia de R$ 1 milhão, o que por si só já dá um grande atrativo à corrida, a ponto de, para muitos, fazer sombra até mesmo na decisão do título da categoria, onde ainda temos 7 pilotos com chances matemáticas de levar o caneco, embora saibamos, na prática, que a disputa pelo título deve se resumir a menos gente.
            O que não quer dizer que não possamos ver surpresas em Interlagos. A premiação especial da corrida tem o dom de fazer alguns pilotos acelerarem mais, pela chance de conquistar o polpudo prêmio, e fazer a corrida este ano justamente no encerramento do campeonato ajuda os pilotos a acirrarem ainda mais os ânimos dentro da pista. Muitos deles, já sem compromissos ou sem perspectivas de melhorarem na classificação, vão para a pista na base do tudo ou nada. Pra não mencionar que o prêmio pode dar um bela turbinada na conta daqueles que correm em busca de um lugar no próximo campeonato. Mas tem outro detalhe que pode dar uma bela engordada na classificação para alguns pilotos: por ser uma etapa especial, a pontuação da corrida é dobrada para todos os pilotos. Quem vencer, por exemplo, ganhará 44 pontos, em vez dos tradicionais 22. E é por essa pontuação especial que temos 7 pilotos com chances matemáticas de levar o título. A pontuação vai do 1° ao 20° colocado, sendo que este último receberá 2 pontos, ao invés de 1, como de costume.
            E, na luta pelo caneco, mais uma vez um dos grandes favoritos é Cacá Bueno, que pra variar, chegou a Interlagos liderando o campeonato, com 159 pontos. Na sua cola, em 2° lugar, estão Átila Abreu, Daniel Serra, e Ricardo Maurício, todos com 149 pontos, o que já dá uma idéia de como parada vai ser complicada. Qualquer um deles que vencer a corrida tem boas chances de faturar o título da temporada, desde que Cacá não termine pelo menos em 4° lugar. Pela pontuação dobrada, Cacá faturaria 34 pontos com a 4ª colocação, e se algum dos seus perseguidores diretos vencesse, ganhando os 44 pontos, acabaria empatando na pontuação, com 193 pontos. Mas Cacá levaria o título no desempate por vitórias: o filho de Galvão Bueno contabiliza 3 vitórias na atual temporada, contra apenas 1 de Átila Abreu e Daniel Serra, enquanto Ricardo Maurício não venceu nenhuma corrida em 2012, chegando à disputa na base da constância e regularidade. Mas não pensem que, por precisar apenas de um 4° lugar para conquistar o título, a situação de Cacá está tranqüila e folgada: basta vermos o que aconteceu em Interlagos na semana retrasada, quando Sebastian Vettel, na luta pelo título da F-1, também não precisava chegar exatamente na frente para ser campeão, e teve uma corrida dramática e tensa do começo ao fim. Nada impede Cacá de ter uma corrida nervosa e tensa no domingo, com possibilidade de perder o título por qualquer erro bobo ou situação inusitada que surgir, embora as circunstâncias climáticas que fizeram a corrida de F-1 sair do script tradicional não estejam em vias de se repetir. Mas, quem pode garantir que Interlagos não veja uma corrida cheia de alternativas no domingo?
            Logo atrás desta turma, Max Wilson vem com 138 pontos, e a tarefa de vencer o campeonato já é mais complicada, ainda mais tendo vencido apenas 1 vez na temporada. E Wilson tem de se preocupar com sua posição no campeonato, pois Valdeno Brito está apenas 1 ponto atrás dele, e ambos ainda estão na alça de mira de Nono Figueiredo, com 130 pontos, que quer terminar o ano com alguma satisfação. Isso já dá para imaginar que a briga está garantida dentro da pista.
            Mas, além dos competidores regulares da Stock Car, esta etapa também contará com “convidados especiais”. Se no ano passado a corrida contou com a presença do ex-campeão de Fórmula 1 Jacques Villeneuve, este ano haverá 4 pilotos participando da prova. Dois deles já estrearam nas últimas corridas, visando se adaptar melhor ao equipamento e tentar não fazer feio na corrida milionária: Rubens Barrichello e Tony Kanaan. E, domingo, estarão na pista mais duas feras brasileiras: Hélio Castro Neves e Rafael Matos. E, visando dar uma melhor oportunidade deles oferecerem um melhor espetáculo ao público, ontem os 4 pilotos tiveram o privilégio de testar por 3 horas no circuito de Interlagos, visando conhecer melhor os limites e comportamento do carro da categoria. A partir de hoje, eles se juntam aos 28 pilotos regulares da Stock para os treinos livres. A corrida será transmitida domingo ao vivo na TV Globo, às 9:30 horas da manhã.
            Aplaudida por muitos e criticada por outros, a presença de convidados “especiais” na corrida divide opiniões. Ao mesmo tempo em que eles muito provavelmente não terão muitas chances de repetir na Stock a forma com que se exibem nos campeonatos de monopostos, e possam até atrapalhar aqueles que estão correndo “a sério” o campeonato, por outro lado é uma bela chance de promover e aumentar o interesse pela corrida. E Barrichello, Kanaan, Helinho e Rafael sabem que suas chances podem ser até remotas, mas não estão lá apenas por diversão: eles são pilotos profissionais, e mesmo que seja apenas uma participação, estão encarando a situação com todo o profissionalismo e dedicação que tem em seus respectivos campeonatos de disputa tradicionais. Barrichello ainda procurou ganhar alguma experiência, participando das 2 últimas etapas do campeonato, para se enturmar e conhecer melhor as reações do equipamento, que são muito diferentes das de um monoposto. Kanaan também fez isso, tendo participado da última corrida. Já Helinho e Rafael apenas ontem sentiram o gosto de pilotar pra valer, mas nem por isso darão menos de si a partir de hoje. E o fazem pelo respeito ao público, sendo que muitos deles virão especialmente para vê-los em ação nos carros da Stock. E, sobre “atrapalhar” os pilotos “da casa”, bem, é uma corrida, e em corrida, você não corre com um: corre contra todos, não importa de onde eles venham. Quem quiser ser campeão tem que encarar o que vier pela frente, e ter talento, garra, e jogo de cintura para superar o que aparecer pela frente na corrida.
            A direção da Stock Car também aproveitou a semana que antecede a corrida de encerramento do campeonato 2012 para anunciar o calendário do próximo ano. Serão 12 etapas, que terão início novamente aqui em Interlagos, no dia 3 de março de 2013. E com encerramento no dia 15 de dezembro, que novamente será a Corrida do Milhão do ano que vem, repetindo o que está sendo feito este ano. Uma das novidades do próximo ano é a volta de Goiânia ao calendário, mas essa etapa ainda precisa de confirmação, uma vez que o autódromo precisará passar por obras de adequação.
            Mas, isso é atração para 2013. No momento, ainda temos um campeonato por decidir. E a dúvida de saber quem vai embolsar o milhão de reais domingo ao fim da corrida no tradicional autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Amantes da velocidade, preparem-se para o espetáculo da velocidade da Stock Car...


Depois das confirmações de Esteban Gutiérrez na Sauber, e de Charles Pic na Caterham, quem parece estar com o lugar a perigo é Romain Grossjean. A Lótus pode ter um novo dono em 2013, uma vez que, apesar do bom ano do time, com vitória e 3° lugar de Kimmi Raikkonem no campeonato, ainda está com a situação financeira meio abalada. O grupo Geni, que adquiriu o time da Renault há poucas temporadas, está estudando opções para o próximo ano, e se pintar um novo dono, o lugar do franco-suíço poderia ir para o espaço, dependendo dos gostos do novo proprietário. Ainda assim, o que pesa contra Grossejan é o seu histórico de acidentes e batidas nesta temporada, onde foi o piloto que mais confusões arrumou dentro da pista, tendo sido até suspenso de um GP por isso. Apesar do apoio da petrolífera Total, e de Eric Bouiller, chefe da escuderia, o futuro de Grossjean está pendente para 2013...

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