quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

HAVOC SERIES – A TEMPORADA DE 1986 – PARTE VI

Numa derrapagem controlada de um carro com mais de mil cavalos de potência, Nélson Piquet assumiu a liderança no primeiro GP da Hungria, na temporada de 1986, em manobra antológica nos anais do automobilismo.

            E seguimos em frente com a série de postagens de vídeos trazendo as corridas da temporada de 1986. Depois de virar o jogo e vencer de forma categórica o GP da Alemanha, Nélson Piquet continuou seus esforços para virar o jogo contra Nigel Mansell dentro da equipe Williams, que estava favorecendo claramente o piloto inglês em detrimento do brasileiro. O triunfo de Piquet em Hockenhein foi decisivo, mas ainda havia muito a fazer para voltar efetivamente a duelar pelo título, ainda mais faltando seis corridas para o final do campeonato, sem esquecer que Ayrton Senna e Alain Prost seguiam firmes na briga e poderiam complicar a situação da dupla do time de Frank Williams.

            E o palco seguinte seria novidade para todos, e para a própria F-1: o novo Grande Prêmio da Hungria, que fazia sua estréia não apenas no calendário da categoria máxima do automobilismo, mas também no esporte a motor internacional. Afinal, naqueles distantes anos 1980, a Hungria fazia parte do Leste Europeu, composto pelos países sob influência da União Soviética, e que seguiam a ideologia comunista, presente nos países da chamada “Cortina de Ferro”, onde o atraso da ideologia comunista contrastava com o progresso da face ocidental da Europa, capitalista, sob influência do Reino Unido e dos Estados Unidos. Conseguir realizar um Grande Prêmio de Fórmula 1, uma das categorias que mais representava o espírito capitalista ocidental, em um país onde o governo era comunista, e estava sob a órbita de Moscou, foi um feito e tanto de Bernie Ecclestone, na época o presidente da FOCA, a Associação dos Construtores da Fórmula 1.

            E a primeira corrida, disputada no novíssimo circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste, no dia 10 de agosto, foi um assombro. Primeiro pelo público, de cerca de 200 mil pessoas que compareceram ao autódromo, número que pode ser corriqueiro nos dias atuais, mas que na época era impressionante para um GP, ainda mais no local onde se realizava. Segundo, pelo show que o público pôde presenciar na luta pela vitória naquela corrida, protagonizada por dois brasileiros, Nélson Piquet e Ayrton Senna, que mostraram o melhor de suas capacidades numa briga com direito a uma ultrapassagem antológica de Piquet sobre Senna em derrapagem nas quatro rodas com sua Williams sobre a Lotus do compatriota, essencial para superar o adversário em um circuito que se mostrou extremamente travado e quase impossível de se ultrapassar devido aos pequenos trechos de reta. Prevista para ter 77 voltas, a corrida foi encerrada com 76, diante do tempo de duas horas ter sido atingido, uma vez que o ritmo de corrida até se mostrou um pouco mais lento do que as projeções apontavam. Piquet, apesar de uma largada meio falhada, tendo sido superado por Nigel Mansell, foi à luta e superou o rival inglês ainda na 3ª volta, partindo para a luta contra Senna pela vitória, onde só os dois brasileiros lideraram voltas em toda a corrida. No fim, nova dobradinha brasileira, com Piquet vencendo mais uma, e Senna terminando em 2º. Nigel Mansell ainda deu sorte, fechando o pódio em 3º, mas praticamente uma volta atrás de Piquet, para ter uma idéia do ritmo imposto pelo bicampeão brasileiro. Um resultado contundente para Nélson buscar a liderança do campeonato, que àquele momento, estava com Mansell, mas agora com uma diferença de apenas 8 pontos à frente. Senna ainda mantinha-se na vice-liderança, mas com apenas 1 ponto de vantagem sobre Piquet. Prost, tendo um raro abandono, caía para a 4ª posição no campeonato. Vocês poderão conferir a corrida completa no vídeo abaixo, mais uma vez postado pelo usuário MrViniciusF1 1995 no You Tube:

 

https://www.youtube.com/watch?v=uvZJYyID8_M

 

A corrida seguinte seria na Áustria, na veloz pista de Zeltweg. Depois de duas vitórias e duas dobradinhas brasileiras, poderia se imaginar que tanto Piquet quanto Senna tentariam manter a rotina na prova austríaca, tanto mais pelo fato de ser apenas uma semana após a prova da Hungria. Mas, naquela época, os carros eram um pouco menos constantes e fiáveis do que nos dias de hoje, e a corrida austríaca foi um desastre para vários pilotos, com diversos abandonos, sendo que apenas 8 pilotos dos 26 que largaram chegaram a ver a bandeirada, entre eles, a dupla da equipe Williams, com Piquet e Mansell a terem problemas em seus carros. A dupla da Lotus também ficou pelo caminho, com Senna a sofrer um abandono decepcionante. Dos postulantes ao título, sobrou apenas Alain Prost, que venceu a corrida, mas não sem ter percalços, com seu motor cortando força em determinados momentos, e dando sorte de seu companheiro Keke Rosberg ter abandonado a 5 voltas do fim quando tinha tudo para superar o francês e conquistar aquela que poderia ser uma vitória redentora em sua última temporada na F-1, já que tinha anunciado sua aposentadoria das pistas ao fim daquele ano. E quem deu sorte foi a Ferrari, com Michele Alboreto e Stefan Johansson a conquistarem os lugares restantes do pódio, com uma performance apenas mediana, tanto que Alboreto cruzou com uma volta de desvantagem, enquanto Johnsson chegou duas voltas atrás. O resultado embolava o campeonato, com Prost voltando à vice-liderança, enquanto Mansell e Senna mantinham posições, e Piquet voltava para a 4ª colocação, mas com os quatro pilotos separados por apenas 8 pontos. Confiram o vídeo da corrida no link abaixo, mais uma vez postado pelo usuário MrViniciusF1 1995 no You Tube:

 

https://www.youtube.com/watch?v=pndQfVaPHYk&t=4581s

 

Com isso, chegamos a 12 corridas da temporada de 1986, com quatro etapas para terminar o campeonato, e muita briga ainda entre os quatro principais candidatos ao título. Em breve, trarei estas corridas aqui, para finalizar esta série de postagens de vídeos daquela célebre temporada dos anos 1980. Até breve.

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