sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

HAVOC SERIES – A TEMPORADA DE 1986 – PARTE II

            E aqui vamos nós para a segunda parte das postagens das corridas da temporada de 1986. Depois de vermos as duas provas iniciais, no Brasil e na Espanha, com vitórias brasileiras, tínhamos Ayrton Senna na liderança do campeonato, com Nélson Piquet em segundo lugar. Mas as demais corridas iriam mostrar que nossos ases da velocidade, embora favoritos na briga por vitórias, não seriam imbatíveis, e outros poderiam se meter nessa briga. E o primeiro a se mostrar para a briga foi Alain Prost. O francês era o atual campeão mundial, e defendia a McLaren/TAG-Porsche, que tinha sido campeã nos dois últimos anos, com Niki Lauda (1984) e Prost (1985). O início da competição não tinha sido muito favorável ao time de Woking, que viu o seu domínio nos dois últimos anos cair, mas tentando se manter firme na briga.

            E assim, chegamos à etapa de San Marino, na pista de Ímola, na Itália, disputada no dia 27 de abril, duas semanas após a etapa da Espanha. Senna marcou mais uma pole-position, com Piquet novamente ao seu lado na primeira fila. Mas a corrida seria demolidora para os carros, com muitos pilotos sucumbindo a problemas mecânicos, e à falta de combustível, já que o consumo de combustível naquele circuito era alto, e com os tanques limitados a 195 litros, foi um desafio se manter rápido sem gastar demais o combustível. Alguns conseguiram, outros não. Prost conseguiu a vitória, mas cruzou a linha de chegada literalmente na “banguela”, quase sofrendo pane seca. Piquet também conseguiu fazer bem sua economia, parta chegar em 2º lugar, com Gerhard Berger, da Benetton/BMW, fechando o pódio. Confiram o vídeo completo da prova, postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 1995:

 

https://www.youtube.com/watch?v=HdBIexz7XoQ

 

No dia 11 de maio, era a vez do Grande Prêmio de Mônaco, e ali, Prost e a McLaren entraram definitivamente na briga, com nova vitória do francês, que foi secundado por Keke Rosberg, seu companheiro de equipe, na primeira dobradinha de uma escuderia na temporada, e justamente a McLaren, que mostrava sua capacidade. Prost foi cirúrgico na obtenção da pole-position, e largando na frente, ele fez o seu trabalho, mantendo a liderança, e seguindo em primeiro até a bandeirada final. Ayrton Senna largou em terceiro, e apesar de ter conseguido a 2ª colocação no arranque da largada, acabou terminando em 3º, resultado que não podia ser considerado ruim. Já Nélson Piquet ficou sem marcar pontos, tendo largado de uma pífia 11ª posição, e sempre com problemas de tentar ultrapassar nas ruas de Monte Carlo (aliás, ele uma vez definiu o circuito como tentar andar de bicicleta dentro de um apartamento) terminou apenas em 7º, numa época onde apenas os seis primeiros pontuavam. O vídeo, postado mais uma vez pelo usuário MrViniciusF1 1995, encontra-se abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=xFW7SF4Krrs

 

Com o resultado, Alain Prost assumia a liderança do campeonato. Senna, apesar de tudo, se mantinha na 2ª colocação, e Piquet caía para a 3ª posição. Mas ainda havia muito chão pela frente no restante da temporada, com muitas corridas e disputas ainda por vir. E iremos conferir estas demais provas nas próximas postagens sobre a temporada de 1986. Em breve, por aqui...

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