quarta-feira, 13 de junho de 2018

HAVOC SERIES – OS “VÔOS” DOS PILOTOS NAS 24 HORAS DE LE MANS


            Os fãs do mundo do esporte a motor estão em contagem regressiva: é neste final de semana que serão disputadas uma das mais famosas e maiores corridas de todo o planeta. Estou falando das 24 Horas de Le Mans, que terão este ano a sua 86ª edição da prova, que foi disputada pela primeira vez em 1923, na cidade de Le Mans, na França, em um circuito que é montado com parte de uma rodovia, e que atualmente tem um traçado de 13,63 Km de extensão. Aliás, é justamente na grande reta de Hunaudières, com cerca de 5 km de extensão, que os bólidos participantes da prova atingem velocidades que ultrapassam os 400 Km/h, no caso dos protótipos da classe LMP1, os mais velozes carros da competição. Mas, mais do que uma prova de velocidade, as 24 Horas são também uma corrida de resistência, onde bólidos e pilotos são levados aos extremos de sua performance combinados com sua confiabilidade, persistência, e acima de tudo, eficiência das equipes, e um pouco de sorte também.
            Le Mans já viu muita coisa, e como toda corrida de automóveis, também já viu diversos acidentes em suas edições, variando dos mais bobos, infantis e inofensivos, até os mais fortes, perigosos, e assustadores, o que inclui dizer também, alguns dos mais mortais e estarrecedores que o mundo da velocidade já viu. Felizmente, a tecnologia atual de construção dos carros de corrida tornou a prova muito mais segura, de modo que os acidentes, e as vítimas dos mesmos, caíram vertiginosamente ao longo dos anos. Mesmo assim, Le Mans ainda atrai pelo fascínio do desafio, e pela glória que é vencer uma das maiores corridas do mundo inteiro.
            E, mesmo com toda a segurança que a tecnologia provê aos bólidos atuais, ainda assim o perigo de um acidente sempre está à espreita. Uma conjugação de fatores desfavoráveis pode tornar completamente inútil todo o aparato de segurança desenvolvido para proteger o piloto, e até mesmo os torcedores, que na pior das hipóteses, podem acabar envolvidos nas consequências de um acidente. Isso não diminui o interesse dos pilotos pela corrida, sendo que vários deles, graças às melhorias introduzidas nos carros, viveram para contar a história dos “vôos” baixos que eles protagonizaram nesta corrida única. Nem todos, contudo, tiveram esta sorte, e Le Mans tem também uma lista de pilotos que perderam a vida em suas curvas e retas. Nesta postagem da sessão Havoc Series, veremos alguns destes infortúnios, começando logo a seguir...
            O primeiro vídeo, postado no You Tube pelo usuário Great Car Sounds 24/7 compila uma série de acidentes ocorridos nas edições de 1980 a 2013 da corrida em Sarthe. Na verdade, felizmente, a maior parte do que vemos neste vídeo são situações menos graves, e algumas rodadas e batidas com literalmente pouca gravidade. Claro, assustam um pouco as ocasiões onde os carros acabam pegando fogo, mostrando que a situação na corrida estava mesmo esquentando, e não apenas no sentido figurado. Confiram:



O vídeo seguinte, postado no You Tube pelo usuário Mr. M também é uma compilação de acidentes, entre as edições de 2000 a 2013, e aqui vemos algumas decolagens de carros realmente assustadoras, e algumas batidas realmente fortes, além de alguns incidentes menos graves, e felizmente, sem maiores consequências. Vejam:



O próximo vídeo mostra algumas das agruras enfrentadas pelos pilotos na edição de 2016 das 24 Horas, postado no You Tube pelo usuário motorsport crash compilations. À noite, a disputa na corrida fica particularmente mais complicada, e os riscos de acidentes aumentam pela menor visibilidade, e tudo ainda fica mais complicado do que já é quando a chuva dá o ar da graça, quando o piso molhado se torna mais uma armadilha a ser evitada pelos pilotos, que precisam colocar toda a sua habilidade ao volante à prova, sendo que às vezes mesmo a exímia perícia não basta para se safar de problemas. Podem verificar:



No vídeo seguinte, mais uma compilação, desta vez dos acidentes e incidentes vividos pelos competidores na edição de 2015 da corrida. Em alguns casos, os pilotos conseguiram evitar o pior, mas em outros, seus mecânicos acabaram sendo as maiores vítimas, especialmente quando eles conseguem chegar aos boxes, mesmo com os carros avariados, e estes precisam ser reparados para voltar à corrida. E dá-lhe conserto, do jeito que for possível. Observem:



O vídeo seguinte, sem som, mostra um pouco como era a disputa nas 24 Horas de Le Mans nos velhos tempos. Neste vídeo, a prova mostrada é a de 1955, e muitos podem ver como o público ficava tão próximo da pista e dos competidores, apesar da alta velocidade com que estes pilotavam seus carros. Um momento emblemático era o antigo procedimento de largada, quando os pilotos, em pé, corriam para seus carros ao início da competição. Naqueles tempos, os pilotos precisavam também ser velozes fora de seus carros. Para os padrões de segurança que temos hoje nas pistas, ver como tudo era feito naqueles tempos mostra-se uma verdadeira loucura. Confiram, neste vídeo postado pelo usuário British Pathé no You Tube:


            Mas a corrida de 1955 das 24 Horas de Le Mans também ficaria marcada pelo maior acidente automobilístico que a corrida já presenciou, e que teve consequências nefastas. O piloto Pierre Levegh competia pela equipe da Mercedes na prova daquele ano, e após ser atingido pelo carro de Lance Macklin, que por sua vez precisou desviar-se rapidamente do carro de Mike Hawthorn, acabou tendo seu carro catapultado por sobre uma barreira, colidindo com um impacto fortíssimo, onde pedaços de seu carro voaram na direção da multidão, causando não só sua morte mas também a de mais de 80 expectadores. Transtornada com o ocorrido, a Mercedes resolveu abandonar as competições automobilísticas ao fim daquela temporada de 1955, voltando apenas várias décadas depois. Outra consequência deste violento acidente foi que a Suíça decretou uma lei proibindo corridas automobilísticas em seu território, que vale até hoje. Nunca mais houve um GP na Suíça, seja de F-1, ou de qualquer outra categoria, regra que acabou tendo sua primeira exceção somente neste ano, com a disputa, nas ruas de Zurique, de uma etapa do campeonato da Formula-E, campeonato de carros monopostos totalmente elétricos, para os quais foi aberta uma exceção na lei suíça, permitindo a volta de uma competição automobilística ao país, após mais de 60 anos de proibição total de competições. Neste vídeo, postado no YouTube pelo usuário Bad Day HQ, temos um documentário sobre aquele momento negro do automobilismo mundial com muitos detalhes e entrevistas de várias pessoas. Nas configurações, é possível colocar legendas na reprodução do vídeo, com opção de uma tradução meio complicada de português, mas que serve para dar um pouco mais de compreensão sobre o que é dito, e sendo com ele que fecho esta sessão de vídeos de hoje:



Espero que todos possam apreciar a seleção de vídeos desta postagem, e que possam acompanhar a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans neste final de semana, com a largada no sábado, por volta das 10 Horas da manhã, no horário de Brasília, e chegada no domingo por esta mesma hora. A corrida terá transmissão ao vivo no canal pago Fox Sports 2, das 14 horas até às 18 horas, no sábado, e no domingo, das 8 às 10 da manhã, com narração de Hamilton Rodrigues e comentários de Edgard Mello Filho e Rodrigo Mattar. Será que a Toyota quebrará sua zica em Sarthe finalmente? Tudo foi “arranjado” para os japoneses vencerem, pelas estripulias que fizeram no regulamento da LMP1, mas Le Mans é Le Mans, e os próprios nipônicos já sofreram uma derrota retumbante nesta prova em tempos recentes, quando estavam com a bandeira quadriculada praticamente à vista, e portanto, nada pode ser dito até o encerramento da corrida. Portanto, aguardemos para ver como a mítica do circuito de Le Sarthe vai se sair com isso este ano. E que vençam os melhores!

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