Bom,
cá estou eu com mais uma postagem da sessão Havoc Series, em mais uma seleção
de vídeos para os fãs do mundo do esporte a motor. Domingo passado, tivemosum
enrosco entre Max Verstappen, da Red Bull, e a dupla da Ferrari, Sebastian
Vettel e Kimi Raikkonem, na largada do Grande Prêmio de Cingapura. Largadas
costumam ser um momento complicado, pelo fato de todos os carros estarem
próximos, e por isso mesmo, as chances de uma batida entre eles aumenta
exponencialmente. Mas colisões nas largadas não são exatamente tão corriqueiras
como se imagina. Os pilotos tomam seus cuidados para evitar bater em alguém,
até porque eles podem ser os maiores prejudicados, terminando sua participação
no GP ali mesmo. Mesmo assim, não dá para evitar que em algumas vezes a
situação saia do controle, e tudo dê com os burros n’água, como ocorreu em
Marina Bay. Em outras ocasiões, alguns pilotos afoitos colocam tudo a perder, e
em outras oportunidades as circunstâncias não foram as mais favoráveis. Em
julho de 2015 fiz uma postagem de vídeos cujo tema era justamente confusões nas
largadas das corridas da F-1 ao longo do tempo, portanto, retomo o tema hoje,
com mais algumas ocasiões onde os pilotos viram seu fim de semana chegar ao fim
abruptamente.
O
primeiro vídeo, obviamente, vai para o rolo envolvendo a dupla ferrarista desta
temporada e Max “crash kid” Verstappen, que já fez e aconteceu com relação a
algumas confusões na pista em sua curta, porém meteórica ascenção ao circo da
F-1. Mas o garoto desta vez não teve tanta culpa assim no acidente. Foi mais um
acidente de corrida mesmo. Mas claro que Max poderia evitar de chamar atenção
negativa para o seu lado se evitasse de falar algumas bobagens, como o fato de
ter ficado aliviado de não ter abandonado sozinho naquele salseiro que ocorreu.
Também fica complicado quando o holandês afirmou, no sábado, que ia para cima
na largada, bem ao seu estilo, o que dá idéia de um arranque kamikaze por parte
do piloto da Red Bull, o que não foi o que aconteceu exatamente, mas depois
disso tudo, quem liga? Ah, e imagina o que deve ter pensado Fernando Alonso,
que acabou indo de mala e cuia involuntariamente nesta confusão, dando adeus ao
que prometia ser um fim de semana mais promissor para a McLaren... O vídeo é do
canal oficial da própria F-1 no You Tube:
O canal oficial da F-1 também
disponibilizou mais um vídeo, com alguns ângulos de cena a mais em relação ao
vídeo anterior, e sem narração, mas as imagens falam por si:
O vídeo seguinte é da largada do
Grande Prêmio de Portugal de 1995, no tradicional circuito do Estoril. No
pelotão de trás, Ukyo Katayama, da Tyrrel, acabou tocado e capotou literalmente
com seu carro, dando início a um enrosco entre vários carros. Como vários
carros ficaram pelo meio da pista, a prova foi interrompida, e vários dos
pilotos correram para seus carros reserva para a relargada. Katayama e
Massimiliano Papis, da Arrows, contudo, acabaram ficando de fora da nova
largada e da corrida, mas felizmente ninguém ficou ferido na confusão. O vídeo
foi postado no You Tube pelo usuário MegaLeodis:
Ainda no ano de 1995, o início do
Grande Prêmio da Alemanha na pista de Hockenhein e suas hoje extintas longas
retas. Não tivemos aqui um rolo na largada, mas em termos, podemos dizer que,
se Damon Hill tinha pretensões de oferecer luta a Michael Schumacher na disputa
pelo título daquele ano (que acabou com o bicampeonato do alemão), o despiste
sofrido logo ao iniciar a segunda volta da corrida germânica certamente foi um
belo tombo em suas expectativas. Felizmente, o inglês, com uma largada
inspirada e uma primeira volta com um ritmo fortíssimo, não arrumou confusão
com mais ninguém neste acidente. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário 20mlt09:
E não podemos esquecer de uma das
maiores carambolas da história daF-1, ocorrida justamente na pista de
Spa-Francorchamps, na largada do Grande Prêmio da Bélgica de 1998. A corrida
estava começando sob chuva, panorama comum na região das Ardenhas, e todo mundo
até que passou com cuidado pela curva La Source, palco tradicional de
confusões. Mas, logo após, na descida para a Eau Rouge, com todos os pilotos
acelerando pra valer, é que a coisa engripou, com uma rodada de David Couthard
que obrigou os pilotos a tentarem se desviar da McLaren desgovernada, e com
isso, colidindo uns com os outros. A corrida foi interrompida para limpeza da
pista e atendimento aos pilotos, com alguns deles sofrendo alguns ferimentos
leves de contusão devido às pancadas. Nada menos do que 13 carros se envolveram
na confusão, e vários pilotos não tiveram como alinhar para a segunda largada
por não terem carros reservas suficientes. Confiram como foi o salseiro todo,
neste vídeo postado no You Tube pelo usuário F1Fun4u. Ah, sim, o vídeo é uma
compilação de acidentes ocorridos na pista de Spa, portanto, vocês verão mais
algumas pancadas fortes de alguns pilotos em outros anos e trechos da pista:
Mas não é só a F-1 que vê algumas
pancadas entre pilotos mais afoitos. Vejam só este vídeo aqui, do Grande Prêmio
de Mônaco de 2013 da GP, postado no You Tube pelo usuário McHakk, para ver como
é que se faz um grande rolo de forma “profissional”, envolvendo um bocado de
competidores, e dando uma trabalheira danada para o pessoal da organização da
corrida, tendo que colocar toda aquela confusão em ordem. Aliás, vocês verão
que o vídeo já começa de forma sugestiva... Quando ouvirem algum piloto dizer
que irá pra cima do adversário... Bem, não precisa ser tão literal também...
Dêem uma boa olhada:
E vamos lembrar também da largada
da corrida de Gateway, em Saint Louis, no campeonato da Indycar deste ano, onde
Will Power, da Penske, acabou rodando, e viu Ed Carpenter subir literalmente em
cima de seu carro. E olha que tivemos uma batida antes mesmo da bandeira verde,
com Tony Kanaan acertando de leve o muro de proteção (que não está no vídeo,
que começa longo na bandeira verde da largada efetiva). O vídeo foi postado no
You Tube pelo usuário CrashRacing:
E com isso encerro mais uma
sessão de vídeos do Havoc series. Espero que todos tenham apreciado, e em breve
trago mais algumas compilações para o pessoal aproveitar. Bom divertimento, e
até breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário