Já
estamos em dezembro, o último mês do ano, então chegou a hora de mais uma
pequena relação de alguns acontecimentos no mundo da velocidade no mês passado,
em mais uma sessão Flying Laps, com alguns comentários. Uma boa leitura,
pessoal, e até a primeisa sessão do ano que vem...
A equipe Hispania disputou em Interlagos o seu último GP de F-1. O time
já veio com o dinheiro contado para disputar as últimas etapas na América, e
toda a escuderia já havia sido posta há venda há algumas semanas. O fechamento
do time acabou confirmado alguns dias depois da corrida de Interlagos, e até o
presente momento, não há expectativas de que alguém compre o espólio do time e
dê seguimento aos serviços para tentar disputar a temporada de 2013. Aliás,
devido à falta de recursos, não havia nem praticamente uma preparação para a
próxima temporada, e se surgir algum comprador, já entrará no próximo
campeonato atrás de todo mundo, visto que nem mesmo projeto para o carro de
2013 existe na prática. É o fim de um time que já começou de forma conturbada
quando Max Mosley resolveu permitir o ingresso de novos times na F-1, no
segundo semestre de 2009. De iniciativa do ex-piloto Adrian Campos, o time já
estreou com outro nome e proprietário, e utilizando um projeto totalmente falho
feito pela Dallara. Em seus 3 anos competindo na categoria máxima do
automobilismo, a escuderia nunca conseguiu deixar as últimas colocações, apesar
do esforço em melhorar a performance. Em outros tempos, a Hispania até teria
condições de competir de forma mas decente, mas a F-1 virou um buraco negro que
engole dinheiro numa velocidade assustadora, e sem recursos não dá para
competir. Não vai ser o primeiro time que é devorado pelos custos crescentes da
categoria, e infelizmente, não deverá ser o último...
A equipe Sauber fechou seu time para 2013. O time suíço confirmou em Interlagos que a vaga deixada por Sérgio Perez ficará com seu conterrâneo Esteban Gutierrez, que garantirá à escuderia a permanência do polpudo patrocínio da Telmex no próximo ano. E Kamui Kobayashi até o presente momento está a pé para o ano que vem, pois sua vaga já havia sido fechada com o alemão Nico Hulkenberg há algumas semanas. O time permanecerá utilizando motores Ferrari em 2013. Agora, o único lugar de renome ainda vago para 2013 é o de companheiro de Paul Di Resta na equipe Force Índia, que vai ser disputada a tapa e muita verba de patrocínio por vários pilotos.
A equipe Williams terminou o ano sem conseguir pontuar na corrida de Interlagos. Bruno Senna acabou fechado por Sebastian Vettel na curva do Lago logo na primeira volta da corrida, perdendo o bico do carro e sendo atingido por outro carro logo em seguida, danificando a suspensão e terminando a corrida do brasileiro logo ali. E Pastor Maldonado acabou rodando sozinho e saindo da pista, danificando também seu carro. Apesar da grande melhoria de performance da escuderia de Frank Williams este ano, o time só conseguiu ficar à frente da Toro Rosso, Caterham, Marussia e Hispania, um avanço muito tímido, tendo sido superado por larga margem por Sauber e Force Índia.
Ainda falando da Williams, o time confirmou logo após a prova de Interlagos o que todo mundo já sabia: Valtteri Bottas será o companheiro de Pastor Maldonado no time em 2013. Apesar das afimativas de que o finlandês impressionou nos treinos livres que fez nesta temporada, não deu para disfarçar que a decisão foi mais política do que técnica: Bottas é empresariado por Toto Wolf, que é sócio da equipe Williams e assumiu a direção do time este ano, depois da saída de Adan Parr. Assim como aconteceu na contratação de Bruno Senna no início do ano, o time ficou dividido na preferência, pois Bruno tinha até o apoio de Frank Williams para permanecer e tentar efetuar um ano melhor em 2013, mas Wolf bateu o pé e seu protegido ficou com a vaga. A esperança maior do time é que Pastor Maldonado coloque a cabeça no lugar e pilote com mais prudência e bom senso no próximo ano, pois o venezuelano, apesar de ter se mostrado extremamente rápido, bateu em demasia durante o ano, jogando inúmeros resultados potenciais pela janela, que com certeza não custaram barato ao time. Como a Williams não consegue arrumar patrocinadores de peso, a grana da PDVSA segura Maldonado na escuderia. Pastor, aliás, já fala até em disputar o título no ano que vem, mas ainda é totalmente prematuro fazer tal afirmação, uma vez que seu melhor resultado este ano – a vitória no GP da Espanha, acabou sendo um fato fortuito e isolado, que a Williams nunca esteve em condições de repetir, infelizmente.
O piloto brasileiro Felipe Nasr acertou seu time para disputar a temporada 2013 da GP2: será a Carlin, time com o qual foi campeão da F-3 Inglesa em 2011. Neste ano, Nasr correu pela equipe Dams, e terminou o campeonato da categoria em 10° lugar, com 95 pontos. Para o próximo ano, a meta é disputar o título, já conhecendo as pistas e o carro da categoria com mais familiaridade. A se confirmar o planejamento, será que teremos Felipe na F-1 em 2014. Não é impossível, mas vai ser difícil, com ou sem título.
A Argentina perdeu a sua etapa da MotoGP para o ano de 2013. O impasse começou com a estatização forçada da petrolífera YPF, que havia sido comprada pela Repsol na década passada. Os governos argentino e espanhol entraram em atrito por causa disso, e a petrolífera espanhola, que apóia fortemente o campeonato da MotoGP, já havia recomendado que a Argentina não era um país com segurança jurídica para sediar uma prova da modalidade. A expectativa é que a prova volte em 2014, mas a julgar pelo clima de confronto promovido pelo governo argentino com o mundo afora em assuntos em que a Casa Rosada não admite nem chegar a conversar, já promove um clima incerto para a volta do GP, que acima de tudo, se transformou mais num problema político do que técnico. A julgar pelos desmandos com que vem se portando o governo argentino recentemente, não seria surpresa se o país sul-americano acabar perdendo seus eventos internacionais do esporte, ainda mais com a política estatal de controle absoluto sobre a entrada de dólares no país, que tem causado vários problemas não só a exportadores que queiram comercializar seus produtos com a Argentina, mas também a empresários e grupos econômicos do próprio país. O calendário da MotoGP 2013 tem 18 provas programadas, com início previsto para 7 de abril no Qatar, e com encerramento no dia 10 de novembro em Valência, no circuito Ricardo Tormo. O espanhol Jorge Lorenzo tentará conquistar o tricampeonato mundial em 2013, liderando a equipe Yamaha, que voltará a contar com o italiano Valentino Rossi.
O piloto Brad Keselowski alcançou na noite do último dia 18 de novembro seu primeiro título no campeonato da Sprint Cup da Nascar, com um 15º lugar no oval de Homestead, na última etapa do campeonato. Com o abandono de Jimmie Johnson, o único que ainda poderia tirar o título de Brad, a 15ª colocação era tudo o que o piloto da Penske precisava para conquistar o título da principal divisão da Nascar. Foi também o primeiro título conquistado pela Penske na Stock Car americana, desde que começou a disputar a categoria. O triunfo também foi partilhado pela Dodge, que se despede da categoria com o título, em parceria com o time de Roger Penske, que a partir de 2013 passará a usar um modelo da Ford na Nascar. A vitória na última corrida do ano ficou com Jeff Gordon, com Clint Bowyer em 2° lugar, e Ryan Newman na 3ª posição. Jimmie Johnson ficou com o vice-campeonato, com 2.351 pontos,
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