O
campeonato nacional da Stock Car está em Interlagos para a disputa da etapa
final da temporada, que como atrativo especial, também será a “Corrida do
Milhão”, a etapa do calendário que premiará o seu vencedor com a quantia de R$
1 milhão, o que por si só já dá um grande atrativo à corrida, a ponto de, para
muitos, fazer sombra até mesmo na decisão do título da categoria, onde ainda
temos 7 pilotos com chances matemáticas de levar o caneco, embora saibamos, na
prática, que a disputa pelo título deve se resumir a menos gente.
O
que não quer dizer que não possamos ver surpresas em Interlagos. A premiação
especial da corrida tem o dom de fazer alguns pilotos acelerarem mais, pela
chance de conquistar o polpudo prêmio, e fazer a corrida este ano justamente no
encerramento do campeonato ajuda os pilotos a acirrarem ainda mais os ânimos
dentro da pista. Muitos deles, já sem compromissos ou sem perspectivas de
melhorarem na classificação, vão para a pista na base do tudo ou nada. Pra não
mencionar que o prêmio pode dar um bela turbinada na conta daqueles que correm
em busca de um lugar no próximo campeonato. Mas tem outro detalhe que pode dar
uma bela engordada na classificação para alguns pilotos: por ser uma etapa
especial, a pontuação da corrida é dobrada para todos os pilotos. Quem vencer,
por exemplo, ganhará 44 pontos, em vez dos tradicionais 22. E é por essa
pontuação especial que temos 7 pilotos com chances matemáticas de levar o
título. A pontuação vai do 1° ao 20° colocado, sendo que este último receberá 2
pontos, ao invés de 1, como de costume.
E,
na luta pelo caneco, mais uma vez um dos grandes favoritos é Cacá Bueno, que
pra variar, chegou a Interlagos liderando o campeonato, com 159 pontos. Na sua
cola, em 2° lugar, estão Átila Abreu, Daniel Serra, e Ricardo Maurício, todos
com 149 pontos, o que já dá uma idéia de como parada vai ser complicada.
Qualquer um deles que vencer a corrida tem boas chances de faturar o título da
temporada, desde que Cacá não termine pelo menos em 4° lugar. Pela pontuação
dobrada, Cacá faturaria 34 pontos com a 4ª colocação, e se algum dos seus
perseguidores diretos vencesse, ganhando os 44 pontos, acabaria empatando na
pontuação, com 193 pontos. Mas Cacá levaria o título no desempate por vitórias:
o filho de Galvão Bueno contabiliza 3 vitórias na atual temporada, contra
apenas 1 de Átila Abreu e Daniel Serra, enquanto Ricardo Maurício não venceu
nenhuma corrida em 2012, chegando à disputa na base da constância e
regularidade. Mas não pensem que, por precisar apenas de um 4° lugar para
conquistar o título, a situação de Cacá está tranqüila e folgada: basta vermos
o que aconteceu em Interlagos na semana retrasada, quando Sebastian Vettel, na
luta pelo título da F-1, também não precisava chegar exatamente na frente para
ser campeão, e teve uma corrida dramática e tensa do começo ao fim. Nada impede
Cacá de ter uma corrida nervosa e tensa no domingo, com possibilidade de perder
o título por qualquer erro bobo ou situação inusitada que surgir, embora as circunstâncias
climáticas que fizeram a corrida de F-1 sair do script tradicional não estejam
em vias de se repetir. Mas, quem pode garantir que Interlagos não veja uma
corrida cheia de alternativas no domingo?
Logo
atrás desta turma, Max Wilson vem com 138 pontos, e a tarefa de vencer o
campeonato já é mais complicada, ainda mais tendo vencido apenas 1 vez na
temporada. E Wilson tem de se preocupar com sua posição no campeonato, pois
Valdeno Brito está apenas 1 ponto atrás dele, e ambos ainda estão na alça de
mira de Nono Figueiredo, com 130 pontos, que quer terminar o ano com alguma
satisfação. Isso já dá para imaginar que a briga está garantida dentro da
pista.
Mas,
além dos competidores regulares da Stock Car, esta etapa também contará com
“convidados especiais”. Se no ano passado a corrida contou com a presença do
ex-campeão de Fórmula 1 Jacques Villeneuve, este ano haverá 4 pilotos
participando da prova. Dois deles já estrearam nas últimas corridas, visando se
adaptar melhor ao equipamento e tentar não fazer feio na corrida milionária:
Rubens Barrichello e Tony Kanaan. E, domingo, estarão na pista mais duas feras
brasileiras: Hélio Castro Neves e Rafael Matos. E, visando dar uma melhor
oportunidade deles oferecerem um melhor espetáculo ao público, ontem os 4
pilotos tiveram o privilégio de testar por 3 horas no circuito de Interlagos,
visando conhecer melhor os limites e comportamento do carro da categoria. A
partir de hoje, eles se juntam aos 28 pilotos regulares da Stock para os
treinos livres. A corrida será transmitida domingo ao vivo na TV Globo, às 9:30
horas da manhã.
Aplaudida
por muitos e criticada por outros, a presença de convidados “especiais” na
corrida divide opiniões. Ao mesmo tempo em que eles muito provavelmente não
terão muitas chances de repetir na Stock a forma com que se exibem nos
campeonatos de monopostos, e possam até atrapalhar aqueles que estão correndo
“a sério” o campeonato, por outro lado é uma bela chance de promover e aumentar
o interesse pela corrida. E Barrichello, Kanaan, Helinho e Rafael sabem que
suas chances podem ser até remotas, mas não estão lá apenas por diversão: eles
são pilotos profissionais, e mesmo que seja apenas uma participação, estão
encarando a situação com todo o profissionalismo e dedicação que tem em seus respectivos
campeonatos de disputa tradicionais. Barrichello ainda procurou ganhar alguma
experiência, participando das 2 últimas etapas do campeonato, para se enturmar
e conhecer melhor as reações do equipamento, que são muito diferentes das de um
monoposto. Kanaan também fez isso, tendo participado da última corrida. Já
Helinho e Rafael apenas ontem sentiram o gosto de pilotar pra valer, mas nem
por isso darão menos de si a partir de hoje. E o fazem pelo respeito ao
público, sendo que muitos deles virão especialmente para vê-los em ação nos
carros da Stock. E, sobre “atrapalhar” os pilotos “da casa”, bem, é uma
corrida, e em corrida, você não corre com um: corre contra todos, não importa
de onde eles venham. Quem quiser ser campeão tem que encarar o que vier pela
frente, e ter talento, garra, e jogo de cintura para superar o que aparecer
pela frente na corrida.
A
direção da Stock Car também aproveitou a semana que antecede a corrida de
encerramento do campeonato 2012 para anunciar o calendário do próximo ano.
Serão 12 etapas, que terão início novamente aqui em Interlagos, no dia 3 de
março de 2013. E com encerramento no dia 15 de dezembro, que novamente será a
Corrida do Milhão do ano que vem, repetindo o que está sendo feito este ano.
Uma das novidades do próximo ano é a volta de Goiânia ao calendário, mas essa
etapa ainda precisa de confirmação, uma vez que o autódromo precisará passar
por obras de adequação.
Mas,
isso é atração para 2013. No momento, ainda temos um campeonato por decidir. E
a dúvida de saber quem vai embolsar o milhão de reais domingo ao fim da corrida
no tradicional autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Amantes da
velocidade, preparem-se para o espetáculo da velocidade da Stock Car...
Depois das confirmações de Esteban Gutiérrez na Sauber, e de Charles
Pic na Caterham, quem parece estar com o lugar a perigo é Romain Grossjean. A
Lótus pode ter um novo dono em 2013, uma vez que, apesar do bom ano do time,
com vitória e 3° lugar de Kimmi Raikkonem no campeonato, ainda está com a situação
financeira meio abalada. O grupo Geni, que adquiriu o time da Renault há poucas
temporadas, está estudando opções para o próximo ano, e se pintar um novo dono,
o lugar do franco-suíço poderia ir para o espaço, dependendo dos gostos do novo
proprietário. Ainda assim, o que pesa contra Grossejan é o seu histórico de
acidentes e batidas nesta temporada, onde foi o piloto que mais confusões
arrumou dentro da pista, tendo sido até suspenso de um GP por isso. Apesar do
apoio da petrolífera Total, e de Eric Bouiller, chefe da escuderia, o futuro de
Grossjean está pendente para 2013...
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