sexta-feira, 11 de março de 2011

UM GRANDE PRÊMIO DE F-1 VALE A PENA?

            Esta semana a FIA apresentou uma data limite para o Bahrein decidir se ainda vai realizar o seu Grande Prêmio de Fórmula 1 ainda este ano. Se até 1° de maio os barenitas não darem uma resposta, a corrida fica oficialmente cancelada este ano. Pode até retornar em 2012, mas aí já serão outros quinhentos...
            Bernie Ecclestone é o maior interessado na manutenção da corrida, e já falou até em colocar a prova no meio de agosto, período onde, por um acordo coletivo entre os times, há uma “recesso” de pelo menos 3 semanas para que as escuderias possam oferecer férias a seus funcionários. Algo difícil de ser acertado com os times, embora o velho Bernie confie que, se ele mandar os times pularem corda, estes deverão pular, queiram ou não. A manutenção da corrida é vital para os interesses do cartola inglês. Afinal, onde mais ele arrumaria gente que paga suas taxas exorbitantes sem pestanejar, taxas que vão aumentando ano após ano, mesmo que a economia mundial esteja indo na direção contrária...?
            Embora o clima no Bahrein já tenha esfriado um pouco, as coisas ainda estão complicadas por lá. A miséria e falta de respeito a que parte da população sofre devido à divisão sectária dos muçulmanos entre sunitas e xiitas é um estopim que a qualquer momento pode desencadear novamente rusgas e conflitos. Neste momento, organizar um GP de F-1 é uma atitude mais do que desnecessária em um país que precisa remendar feridas que não estão curadas ainda, e nem se sabe como e quando estas estarão devidamente tratadas e, por tabela, “curadas” plenamente. O enorme gasto do governo para realizar a corrida de F-1 – algo em torno de uns US$ 40 milhões, não dá para saber exatamente, pois os dados são extremamente sigilosos, já foi invocado por parte dos manifestantes que declararam que tal quantia poderia fazer muito mais para diminuir a desigualdade econômica no Bahrein se fosse aplicado no lugar certo, e eles têm razão. É um país pequeno, com uma população pequena, mas é uma enorme quantia de dinheiro, que poderia realmente fazer a diferença, se aplicada em coisas mais importantes. E uma corrida de F-1 neste momento não é importante, a não ser, claro, para Ecclestone.
            Neste momento, talvez o maior temor do chefão da FOM seja o de que o clima instável no Bahrein contamine os Emirados Árabes Unidos, onde há o GP de Abu Dhabi, prova que será disputada na reta final do campeonato, em novembro. Dubai, logo ali perto, tida como um paraíso financeiro para investimentos há algum tempo, já entrou em parafuso com a crise econômica mundial, e nada garante que isso também não gere algum tipo de revolta. Se as manifestações barenitas contaminarem os Emirados Árabes, seria o pesadelo de Ecclestone, que poderia perder 2 corridas em um único ano, e talvez sofrer um belo prejuízo econômico. E se perderem suas corridas, fica a pergunta se os árabes continuarão com elas, se as incertezas continuarem. Afinal, vale tanto a pena assim ter um Grande Prêmio de Fórmula 1?
            Se você é um organizador, e precisa de lucro para manter a etapa, hoje em dia a resposta é mais negativa do que positiva. O que mantém diversas corridas no calendário é que são bancadas por governos, que tentam fazer das corridas um centro de divulgação de seu país para todo o mundo, muitas vezes não importando o prejuízo que tenham com a corrida. A onda atual de governos bancando etapas da categoria começou em 1999, na Malásia, que até hoje tem sua corrida em Sepang, o primeiro autódromo “Made in Tilke”, projetado por Hermann Tilke, algo que virou praga na categoria, e pintando como condição obrigatória para se sediar um GP de F-1. A lista de países que bancam etapas da categoria máxima do automobilismo só aumentou de lá para cá. Hoje, nesta categoria, temos os Emirados Árabes Unidos, China, Cingapura, Turquia, Coréia do Sul, Malásia, Bahrein (prova cancelada este ano), e em breve, Índia e Rússia. Todos lugares que compraram (ou estão comprando) seu lugar ao Sol no mundo da F-1, e que pagam cifras altíssimas para manterem seus GPS. O sonho de Ecclestone.
            Mas a encanto de alguns lugares já está virando frustração em outros. Recentemente, o próprio Ecclestone admitiu que não há mais espaço para um mesmo país ter dois GPs por ano. A crítica foi feita ao GP da Europa, em Valência, esquecendo-se do fato de que foi o próprio Ecclestone quem fez a cabeça do governo local para se ter uma segunda corrida na Espanha, aproveitando a Alonsomania, da mesma forma que na Era Schumacher, havia duas provas na Alemanha. Como a prova valenciana não decolou na preferência do público, e o governo local já cogita não renovar o contrato da prova, Ecclestone trata de “achar” espaço para garantir a entrada de outras corridas, como dos Estados Unidos e da Rússia. Nada melhor do que sacrificar uma corrida onde os promotores não querem mais “colaborar”, ou em outras palavras, pagar suas exigências absurdas.
            Mas Valência não é a única cidade que está reavaliando sua corrida. Barcelona, sede do GP espanhol há 20 anos, também cogita encerrar sua participação no campeonato após o fim do contrato atual, em 2012. O motivo: novamente as altas taxas cobradas pela FOM para a realização da corrida. Se tal acontecer, no curto prazo a Espanha pode seguir o exemplo da França, e ficar sem uma única corrida, mesmo tendo um público amante das corridas de carros. Não por acaso Portugal, com dois excelentes autódromos prontos para abrigar a F-1 (Estoril e Algarve) há praticamente uma década e meia não possui mais um GP, pois a prova tornou-se financeiramente inviável, privando os torcedores lusitanos de assistirem a corridas em seu país. Melbourne, na Austrália, também já pensa em despedir-se dos modernos carros de corrida, alegando que a realidade econômica hoje é insustentável para a manutenção da corrida, e declarando abertamente que o dinheiro do contribuinte pode e deve ser melhor aplicado.
            Uma prova que ganhou uma sobrevida foi a da China, que há anos ostenta boa parte das arquibancadas vazias, devido ao preço irreal dos ingressos cobrados. Mas os chineses resolveram dar uma nova chance à etapa, que correu sério risco de não mais ser disputada. Silverstone foi outra pista que esteve ameaçada de não voltar mais ao calendário. Bernie tramou sua substituição, mas seus planos deram com os burros n’água, e o GP da Inglaterra, felizmente, ganhou a briga para se manter no calendário. Mesmo no Japão, país que já idolatrou a categoria, a corrida local já não empolga tanto, a ponto de a Honda, que é dona da pista de Suzuka, afirmar que a corrida nipônica não é exatamente lucrativa. E não devemos nos esquecer que a Toyota, além de abandonar o barco da categoria, também desistiu de organizar a corrida na pista de Fuji, devido aos altos custos e pouco retorno. O Canadá também já foi “ameaçado”, e de certa forma, o Brasil também já sofreu algumas “indiretas” por parte do cartola...
            Os GPs europeus, todos bancados por empresas particulares, já andam meio que às turras com as taxas da FOM. Ecclestone, por sua vez, diz que há vários interessados em terem um GP, e se for preciso tirar as corridas da Europa, ele o fará. A França que o diga, que não conseguiu reunir condições para manter sua corrida. A Bélgica já teve algumas ausências pelas exigências feitas para manter sua corrida. Mas o inglês não é bobo: ele sabe que a maior audiência da categoria está justamente na Europa, e faz algumas “concessões” para manter as corridas do Velho Continente. Mas, do jeito que andam as economias, vai ser preciso afrouxar as exigências financeiras, e mesmo em outros países que hoje pagam sem pestanejar, uma hora a brincadeira pode entrar pelo cano, como está sendo o caso do Bahrein. Bernie já conseguiu chegar ao limite de um campeonato com 20 etapas (que pode ser “apenas” 19). Se ele continuar sugando demais, como vem fazendo, pode matar sua galinha dos ovos de ouro.
            Neste momento, organizar uma prova de F-1, decididamente, não está valendo a pena. Os gastos são certos, e enormes; os ganhos, incertos, e até inexistentes. Quem quer arriscar...?

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