quarta-feira, 12 de abril de 2023

ARQUIVO PISTA & BOX – JANEIRO DE 2000 – 28.01.2000

            Hora de trazer mais um de meus antigos textos aqui no blog, e a coluna de hoje foi publicada no dia 28 de janeiro de 2000, e o assunto principal era o lançamento dos novos carros da F-1 para a temporada daquele ano. Desde sempre, o lançamento de novos carros sempre foi algo que era aguardado com ansiedade e impaciência pelos fãs do automobilismo. Todo mundo sempre queria ver as novas máquinas, como seriam os carros, e às vezes, até quem seriam os pilotos. Ao longo do tempo, as cerimônias de lançamento foram variando, das mais simples, até as mais opulentas e faraônicas. Nos tempos atuais, com o advento da internet, isso ganhou maior alcance, mas este ano, por exemplo, algumas cerimônias foram “fakes”, já que os carros novos não eram efetivamente mostrados, apenas um simulacro do carro antigo, muitas vezes com pintura nova do ano, o que até contribui para brochar o interesse e a expectativa gerada, para não falar que, com os regulamentos atuais tão restritivos à criatividade, e com o teto de gastos, perdeu-se parte da “personalidade” que os antigos carros exibiam no seu lançamento, com detalhes próprios de cada time, algo muito mais difícil nos dias atuais. De quebra, algumas notas rápidas de notícias do mundo da velocidade naquela semana. Uma boa leitura a todos, e em breve volto com mais textos antigos por aqui...

FESTIVAL DE LANÇAMENTOS

             A F-1 continua se preparando para a temporada deste ano, que começa em março, mas a principal atividade das escuderias neste mês de janeiro, junto com os testes, são os lançamentos dos novos carros da temporada 2000. Até agora a maioria dos times já fez seus lançamentos ou os têm para muito em breve. Só a McLaren e a Ferrari vão deixar seus novos carros para serem lançados por último. O novo chassi MP4/15 da McLaren deve ser mostrado na próxima semana em Barcelona, enquanto o novo carro da Ferrari será apresentado em Maranello no dia 7 de fevereiro.

             Enquanto isso, as escuderias alternam testes com as apresentações dos novos modelos. Para a próxima semana, além da McLaren, a Jordan e a Prost já têm confirmados os lançamentos oficiais de seus novos carros. Até o momento, Jaguar, BAR, Williams, Benetton e Sauber já mostraram seus novos carros. Alguns, como o novo BAR02, já estão rodando pelas pistas desde o início de dezembro passado, mas só nos últimos dias é que ocorreu o “lançamento oficial” dos novos modelos. Isso é uma tática até comum na categoria. Os lançamentos costumam ser o “preview” da escuderia para a nova temporada, e visa a chamar a atenção da mídia, especialmente, bem como agradar aos patrocinadores.

             Foi o caso da apresentação do novo Williams FW22, onde se mostrou o novo visual dos carros para este ano, que terão o patrocínio principal da Compaq, empresa do ramo de informática, além de mostrar o novo companheiro de equipe de Ralf Schumacher para a temporada, o jovem Jenson Button, considerado o novo prodígio do automobilismo inglês, ainda que esta afirmação seja meio exagerada, ainda mais que vem da imprensa inglesa, que com a aposentadoria de Damon Hill, anda mais ávida do que nunca por um novo ídolo inglês nas pistas da F-1.

             As apresentações costumam variar. Algumas são faraônicas, como a McLaren, que na apresentação de seus últimos carros promoveram verdadeiros shows, com direito a diversos artistas, em uma festa de encher os olhos. Para outras equipes, o que importa é ser original, e não tentar fazer muito barulho à toa, como a Benetton, que na apresentação do novo B2000 utilizou um painel basculante para mostrar o carro saindo do chão.

             Alguns, entretanto, resolvem pisar um pouco mais no chão, mostrando um pouco mais de prudência no que promete para a temporada. É o caso da BAR, que armou o maior estardalhaço no ano passado, ao apresentar seus carros com pinturas diferentes, e chegando até a comprar uma briga com a FIA por causa disso, sem falar que lutaria por vitórias e incomodaria os favoritos. Depois do que se passou em toda a temporada de 99, sem conseguir marcar sequer um mísero ponto, este ano a BAR foi mais discreta e talvez um pouco mais humilde, não prometendo mundos e fundos e optando por um pouco mais de sobriedade em vez do estardalhaço.

             Outro objetivo dos lançamentos é chamar atenção da mídia. É disso que vive a categoria, e mesmo nesta época de testes, as novidades ficam meio reduzidas. Então, para evitar que a categoria caia no esquecimento, surgem as festas de lançamento, até mesmo para se exibir os novos patrocinadores, ou no mínimo, o novo visual do carro. Tudo o que for novidade vira notícia para se veicular nos dias seguintes, até que surja outra novidade aqui ou ali, e se mantenha a categoria sempre em foco. Se o que é prometido nestas festas de lançamento é cumprido já são outros quinhentos, mas o importante é aparecer. E quando o assunto é mídia, o pessoal da F-1 é muito competente.

             Testes e festas de apresentações. O panorama geral do mês de janeiro. Todo ano é assim. Pode parecer sempre igual e monótono, mas sempre é bom ver quais são as novidades que a categoria apresenta. É um ar de renovação e novidade que faz muito bem, e por vezes, traz algumas surpresas bem agradáveis. Vamos ver o que a F-1 pode apresentar este ano nas pistas. De visual, até agora as coisas foram interessantes, mas vale lembrar: visual não ganha corrida, então vamos ver no que tudo isso vai dar...

 

 

A F-CART começa a esquentar os motores para a temporada 2000. Para a próxima semana está programado o Spring Training. Durante dois dias, 02 e 03 de fevereiro, todas as escuderias estarão presentes no Homestead Motorsport Complex para testes intensivos com cobertura total da imprensa. Mais do que uma jogada de marketing, os testes servem para dar uma prévia do que esperar, em parte, da categoria este ano. A maior expectativa vem da nova Penske/Honda, que terá dois pilotos brasileiros em seus carros na tentativa de recuperar o caminho das vitórias. E com a decisão da Ganassi de correr com os motores Toyota este ano, a Green, que mantém o mesmo pacote técnico do ano passado, é a candidata a favorita na luta pelo campeonato. Mas há especulação e especulação, e o Spring Training deve dar uma boa indicação de quem está mesmo preparado para surpreender este ano, ou deve passar o ano na fila.

 

 

Enquanto isso, a Indy Racing League dá a largada para o seu campeonato 2000. Amanhã será disputado o Grande Prêmio da Disney, que será realizado no Walt Disney Speedway, situado dentro do parque da Disney em Orlando, na Flórida. A maior expectativa é a estréia do bicampeão da CART, Al Unser Jr., que volta à equipe Galles, de onde saiu em 1993 para a Penske.

 

 

A Williams acabou escolhendo o inglês Jenson Button para ser o companheiro de Ralf Schumacher. Com isso, o brasileiro Bruno Junqueiro, que era o preferido pelo staff técnico da escuderia por sua sensibilidade e precisão no desenvolvimento do carro, acabou sem ter a sua chance de estrear na F-1, pelo menos este ano. Apesar dos motivos óbvios da escolha do piloto inglês, é consenso geral de que a Williams deve encarar um ano bem pior do que se imaginava, pois não é apenas velocidade que será necessária de seus pilotos, mas capacidade de desenvolvimento dos carros. Ralf Schumacher já aprendeu um pouco disso, mas Button ainda não tem nenhuma experiência nisso com um F-1. E, para quem não tem nem 2 anos de automobilismo, um salto direto para a F-1 pode “queimar” os talentos de qualquer piloto. Resta saber o que o time espera de seu novo piloto...

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