quarta-feira, 13 de setembro de 2017

HAVOC SERIES – BARBEIRAGENS NO GRANDE PRÊMIO DO BRASIL



            Depois de um longo e tenebroso inverno, que em muitos lugares no Brasil nem pode ser chamado mesmo de “inverno”, uma vez que o calor nunca sai de cena, eis que está de volta a sessão de vídeos aqui do blog com uma nova postagem. E o assunto de hoje são as estripulias que os pilotos da F-1 já cometeram em nosso GP caseiro, o Grande Prêmio do Brasil, que já tem praticamente 45 anos de existência, contando a corrida de 1972, extra-campeonato, que na época era um requisito obrigatório para novos circuitos estrearem na competição. Essa prática acabou caindo no esquecimento, e nos tempos mais recentes, bastava aparecer com um caminhão de dinheiro na frente de Bernie Ecclestone que qualquer um garantia seu circuito no calendário da categoria, de forma quase literal. Mas, vamos às cacetadas que os pilotos da categoria máxima do automobilismo andaram dando por aqui, conhecendo os guard-rails de nosso velho autódromo de Interlagos numa intimidade bem maior e não tanto aconchegante.
            O primeiro vídeo, claro, é uma coletânea das maluquices da prova do ano passado, disputada em parte sob chuva. Os pilotos em sua maioria podem odiar, mas o público adora ver os pilotos tendo que domar suas máquinas no molhado, ainda que ultimamente a F-1 ande com uma frescuraidada danada quando São Pedro resolve visitar alguma pista de competição. Confiram então algumas das pauleiras da corrida de 2016, neste vídeo postado no You Tube pelo usuário Aldo Volpi:



            No vídeo seguinte, o ano é 2003, numa corrida que tinha tudo para terminar em festa brasileira, com Rubens Barrichello em grande exibição, até sofrer uma pane seca até hoje muito mal explicada. No final da corrida, uma forte batida de Mark Webber, então na Jaguar, deixou vários detritos na pista, sendo um deles atingido por Fernando Alonso, da Renault, que bateu forte dos dois lados da pista. A situação caótica motivou a bandeira vermelha, encerrando a corrida um pouco mais cedo, e com uma confusão com a direção de prova atribuindo a vitória a Kimi Raikkonem, da McLaren, que comemorou efusivamente no pódio, mas que depois se apurou que o triunfo era de Giancarlo Fisichella, no que foi a última vitória do time de Eddie Jordan na F-1, tendo o italiano recebido o troféu de vencedor na etapa seguinte, em Ímola, das mãos de Raikkonem. Confiram as cenas da pancada, postadas no You Tube pelo usuário Mik01MonghidoroBest:



Quem acha Max Verstappen abusadinho devia ver o que o pai dele aprontava de vez em quando na F-1. Neste vídeo, postado pelo usuário John Cash no You Tube, vemos Jos Verstappen literalmente subindo em cima de Juan Pablo Montoya, aos 2:00 do tempo do vídeo, no GP do Brasil de 2001. Era apenas o terceiro GP de Montoya na F-1, e naquela corrida, ela já tinha dado o seu recado, dando um chega-pra-lá na pista em ninguém menos do que Michael Schumacher. Desnecessário dizer o que o colombiano gostaria de ter feito com o holandês depois disso, se bem que Montoya de vez em quando também dava umas cacetadas com gosto. No mais, o vídeo tem algumas boas cenas on board no carro de Juan Pablo, na época pilotando a Williams, com o potente motor V-10 da BMW despejando sua potência no circuito paulistano, com um ronco que hoje está apenas na memória dos saudosistas. Confiram:



Mas Jos Versappen é lembrado mesmo pelo rolo que causou em 1994 ali mesmo, em Interlagos, com direito a levar mais alguns pilotos junto com ele. Enquanto Michael Schumacher arrepiava a concorrência, pode-se dizer que Verstappen causava seus arrepios também, só que em outro sentido. E depois desta cacetada, neste curto vídeo, alguém aí pode culpar o pessoal por não se sentir seguro? É bem verdade que, neste caso, parte da culpa vai para Eddie Irvinne, que acabou fechando o holandês, que perdeu o controle do carro e acabou dando no que deu, tanto que o irlandês foi considerado o maior culpado e levou um gancho de algumas corridas. O vídeo é do usuário VerstappenNL, postado no You Tube:



E o que dizer da pancada que Ricardo Zonta deu em 1999 com seu BAR? O brasileiro ficou de molho por 3 provas, até poder voltar ao cockpit e às corridas, como resultado das sequelas adquiridas no impacto, onde ele atingiu o guard-rail com grande velocidade. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Barney Ward:



Não podemos esquecer o acidente bizarro de Nick Heidfeld, então na Sauber, em 2002, quando o piloto alemão, tentando desviar na saída do “S” do Senna do carro médico que tinha ido acudir o piloto da Arrows, que havia batido, acabou abalroando a porta do carro médico, quase atropelando o seu condutor, numa das cenas mais assustadoras porque o piloto do carro médico esteve prestes a ser atropelado, o que não aconteceu por muito pouco. E Heidfeld também escapou com sorte sem ferimentos deste episódio, pois também poderia ter se machucado muito feio naquele momento. O vídeo, curto, foi postado no You Tube pelo usuário boomchikaz:


E com isso terminamos por hoje a nossa sessão de vídeos. Mas fiquem na moita porque em breve trago mais algumas compilações de situações enroladas com os ases da velocidade aqui no blog. Uma boa diversão a todos, e até a próxima sessão Havoc Series.

Nenhum comentário: