quarta-feira, 19 de abril de 2017

HAVOC SERIES – TÃO AMIGOS QUE NÓS SOMOS NA F-1



            A F-1 felizmente caminha para uma temporada mais interessante do que foram nos últimos três anos. As novas regras técnicas conseguiram dar uma sacudida e deixar o panorama de forças da categoria máxima do automobilismo um pouco menos previsível, e onde o piloto consegue fazer um pouco mais a diferença. Claro que, obviamente, nem tudo sai como se espera, e algumas das disputas, que agora devem ser bem mais acirradas nas tentativas de ultrapassagens, podem dar chabu e ambos os pilotos se azararem, como foi o caso entre Carlos Sainz Jr. e Lance Stroll no último domingo na pista do Bahrein, com erros de ambos os pilotos em dividir a curva logo após a reta dos boxes. Mas em 2016 mesmo, já tínhamos alguns problemas com isso. Batidas são algo tão natural quanto a primeira prova que foi disputada no mundo do esporte a motor, há mais de um século. Confiram alguns vídeos que mostram como o pessoal da F-1 se estranhou e se azarou na pista nos últimos tempos, nesta nova postagem da série Havoc:

Para começar, vamos a um vídeo com uma compilação das melhores batidas da temporada passada, com destaque para a capotagem de Fernando Alonso na Austrália, que deixou o espanhol abalado o suficiente para não conseguir alinhar na etapa seguinte, no Bahrein. Felizmente, a segurança dos carros hoje em dia é tremenda, e o piloto, felizmente, saiu relativamente ileso. Mas os acidentes não deixam de preocupar e assustar, mesmo assim. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário crambno29 R:



O vídeo seguinte é mais curto, e é exclusivo sobre as derrapadas, rodadas, e outras confusões que rolaram no GP do Brasil de F-1 do ano passado. Destaque para o “cameramen” Fernando Alonso, que protagonizou uma cena tão antológica quanto a do ano anterior. O vídeo é do You Tube, postado pelo usuário Aldo Volpi:



O próximo vídeo é uma bela relação dos acidentes sofridos em décadas de F-1 da Ferrari. Assim como acontece com mais frequência na Nascar, com seus famosos “big ones”, em muitas ocasiões a F-1 também viu algumas enroladas quase tão épicas quanto, guardadas as devidas proporções. Afinal, por que bater sozinho? Tudo fica muito mais legal quando é compartilhado, não é o que sempre dizem? Não devemos ser egoístas, portanto, se você vai rodar, arrume pelo menos um companheiro para dividir a experiência... Assim pelo menos não ficara praguejando horas a fio pelo azar sozinho. Claro, duvido muito que quem entrou de gaiato nestas furadas tenha a mesma opinião... O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário hutterjoel:



No próximo vídeo, vimos que a corrida de F-1 na Austrália, que abriu a temporada, teve lá seus momentos que renderam horas extras de trabalho aos mecânicos nos boxes, que certamente gostariam de não ter perdido tantas horas de sono. Mas, o automobilismo é um meio camarada, e para não deixar a F-1 monopolizar as atenções quando o assunto era testas os limites da pista, eis que a categoria local, a V-8 Supercars, também andou dando o seu showzinho... Afinal, o mundo do esporte a motor não se resume somente à F-1. E os torcedores australianos presentes no autódromo puderam confirmar como os pilotos da categoria são durões, se bem que não se pode dizer o mesmo de seus carros, depois de algumas encostadas mais íntimas nas barreiras de proteção e outros lugares... Mas tinha espaço para todo mundo se divertir na pista, dando suas escapadas, escorregões, e o que mais dava na telha ao volante dos bólidos, como podem ver. O vídeo é do usuário sportcrash71, postado no You Tube:



Para fechar esta postagem, este último vídeo compila algumas das confusões e cacetadas que os pilotos da F-1 proporcionaram em diversas largadas através dos anos, com direito a algumas carambolas que fariam os sucateiros de monopostos os homens mais felizes do planeta. Tem pra todo tipo e todo mundo. E quando eles dizem que os pilotos voam baixo, tem momentos em que essa expressão se torna praticamente literal, com os mais variados resultados, indo de carros que tiveram que passar por um completa sessão de funilaria e lanternagem para correr na próxima prova, ou outros que ficaram literalmente no bagaço (com exceção do piloto, felizmente). Ah, sim... Não parei para contar quem foi que deu mais cambalhotas neste vídeo, mas fiquem à vontade para tentar descobrir... Mais um vídeo postado no You Tube pelo usuário crambno29 R, que sempre faz uma boa seleção de cenas para deixar todo mundo com o coração na mão:


Nenhum comentário: