quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ARQUIVO PISTA & BOX – SETEMBRO DE 1997 – 26.09.1997



            Mais uma postagem, e mais um de meus antigos textos está aqui no blog, desta vez com minha coluna publicada no dia 26 de setembro de 1997. O assunto do texto central fazia um balanço dos acontecimentos do Grande Prêmio da Áustria, que havia retornado ao calendário da F-1 naquele ano, e que resultou numa classificação e corrida das mais agitadas na temporada. De quebra, vários comentários rápidos sobre vários outros acontecimentos no mundo da velocidade naquela semana, que incluía também o início das atividades do Grande Prêmio de Luxemburgo, que na verdade foi disputado na pista alemã de Nurburgring. A prova vinha sendo disputada em outros anos com o nome de GP da Europa, mas em 1997, a pista de Jerez de La Fronteira recebeu essa corrida. Coincidentemente, foi a primeira e última vez que houve um GP de Luxemburgo, e Jerez também nunca mais sediaria uma prova de F-1... Aproveitem o texto, e boa leitura...


ASSENTANDO A POEIRA

            Quem reclamar que a Fórmula 1 anda chata não sabe o que anda dizendo. Já faz tempo que uma temporada não mostrava tanta agitação na pista e fora dela, concomitantemente. E o ambiente, durante o GP da Áustria, no último fim de semana, não foi exceção.
            No quesito troca de pilotos, não faltou assunto. Para começar, Damon Hill fez várias estripulias em suas negociações para 98 e teve de se contentar com a Jordan. A Arrows acabou lhe fechando as portas e Alain Prost, que tinha boa consideração por Hill, não gostou da maneira como seu ex-companheiro de equipe conduziu as conversas, deixando-o sem opções para 98. Damon, que já foi muito criticado por ser muito passivo na pista, deu mostras também de que não sabe negociar um lugar direito na categoria. Realmente, foi uma boa pisada na bola, o que o fez ficar muito mal aos olhos de Peter Sauber, Ron Dennis e Alain Prost. No caso de Ron Dennis, nem tanto, pois o modo como o tratou nas condições oferecidas foi pra lá de leonino. O que desagradou o chefão da McLaren foi a divulgação pública disto por Hill, que deixou Ron Dennis com a fama de maior pão-duro...
            Azar de um, sorte de outros. Com as mazelas de Hill, Mika Salo foi contratado para ocupar o seu lugar na TWR-Arrows no próximo ano, ao lado de Pedro Paulo Diniz, que deverá ser o primeiro piloto do time. Jean Alesi, por sua vez, correu atrás de alguns patrocínios e garantiu logo o seu lugar na Sauber, ao lado de Johnny Herbert. Enquanto isso, para surpresa de todos, veio o anúncio, informal, da aposentadoria de Gerhard Berger. A Benetton anunciou que sua dupla em 98 será formada por Giancarlo Fisichella/Alexander Wurz. Berger não confirmou, mas também não desmentiu nada, o que dá a entender que ele pode mesmo deixar a categoria.
            Fofocas à parte dentro dos paddocks, na pista as coisas andaram como há muito tempo não se via. Apesar da classificação complicada pelas estratégias das equipes, que lotou a pista de Zeltweg durante 25 minutos do treino de qualificação, tivemos uma das melhores disputas dos últimos tempos. Sem contar Mika Salo, que ficou em último no grid, que só conseguiu dar 1 única volta e parou logo por problemas em seu Tyrrel, a diferença de Jacques Villeneuve, o pole, para Tarso Marques, que fez o 21º tempo, foi de exatos 2s. E Giancarlo Fisichella, que se classificou em 13º, ficou a menos de 1s de Villeneuve na pole do circuito austríaco. Sem dúvida o grid mais apertado de que há memória da categoria. Nem os grids da F-CART andam tão apertados assim (exceção a algumas pistas ovais). Além da competitividade demonstrada, alguns pilotos brilharam no treino, por conta da Bridgestone, que mostrou pneus mais adaptados ao circuito de Osterreichring, como Rubens Barrichello, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz e Jarno Trulli. O italiano da equipe Prost foi além e liderou mais da metade da corrida, e teria sido um excelente 2º lugar se seu motor Honda-Mugen não quebrasse. Aliás, a equipe Prost teve um belo fim de semana no quesito motores, com nada menos do que 3 propulsores estourados em Zeltweg.
            Tanta disputa foi muito bem-vinda. A única decepção foi que nem todos que brilharam nos treinos tiveram atuação condizente no domingo durante a prova. Muita gente já esperava até eventuais quebras, quando Villeneuve teve a sua primeira vitória convincente desde o GP da Espanha, em Barcelona, e voltou com tudo à luta pelo título, ficando apenas 1 ponto atrás de Michael Schumacher na classificação.
            Mas o maior ponto negativo foi mesmo o novo traçado do circuito austríaco. Encurtado em mais de 1 Km em relação ao antigo traçado, e com um novo nome pra lá de ruim, praticamente “esterilizaram” mais uma pista em prol da segurança. Não sou contra a segurança, mas deveriam ter feito algo melhor para preservar o antigo circuito, que era de altíssima velocidade, sem sacrificar os atuais padrões de segurança exigidos.
            Bem, com erros e acertos, a F-1 segue seu caminho...


A F-CART chega a Fontana para disputar sua última etapa do campeonato de 97, as 500 Milhas da Califórnia. Com o vice-campeonato assegurado, Gil de Ferran parte para tentar a vitória e não passar o ano em branco.


A Indy Lights também disputa em Fontana sua última etapa, com 3 brasileiros (Hélio Castro Neves, Tony Kanaan, e Cristiano da Matta) encabeçando o campeonato. O título já é do Brasil, resta saber quem leva a taça, o mesmo valendo para o vice-campeonato. E, com sorte, garantimos também o 3º lugar...


A F-3000 Internacional disputa o GP da Itália, na pista de Mugello. Ricardo Zonta defende sua liderança no campeonato do colombiano Juan Pablo Montoya. As chances de título para Zonta são muito boas...


Enquanto isso, em Silverstone, temos mais uma etapa da F-Vauxhall. Já aqui no Brasil, em Jacarepaguá, temos mais uma edição do Chevrolet Challenge, com uma etapa da Omega Stock Car e F-Chevrolet a serem disputados no autódromo Nélson Piquet, no Rio de Janeiro...


E, do outro lado do mundo, teremos o GP da Indonésia, válido pelo Mundial de Motovelocidade 500cc/250cc. Deve dar Michael Doohan de novo na prova das 500cc...


E o Brasil já tem mais 1 campeão em 97: Marcelo Battistuzzi faturou, após vencer a corrida de Mondello Park, na Irlanda, o campeonato europeu de F-Opel. Battistuzzi faturou o caneco com 6 vitórias no certame. E nada de descanso: neste fim de semana ele já volta à pista, em Nurburgring, como preliminar da F-1, em mais uma etapa do campeonato alemão da F-Opel, do qual também está liderando, com 3 vitórias até o momento...


A F-1 não pára, e disputa domingo o primeiro GP de Luxemburgo. O nome é novo, mas o palco é o circuito de Nurburgring, na Alemanha. Jacques Villeneuve, embalado pela vitória na Áustria, vem com tudo para vencer de novo, como fez aqui no ano passado. Mas Michael Schumacher ainda está na parada, o que por si só, já é muita coisa para se tomar cuidado...


Mika Hakkinem não atravessa um bom momento neste final de campeonato. Enquanto seu colega de equipe David Couthard já venceu 2 corridas e pontua regularmente no campeonato, Mika está ficando a ver navios. E não é por falta de velocidade, não. O finlandês perdeu o pódio na Bélgica por irregularidades em seu carro. Vinha em ótima posição para conseguir novamente subir ao pódio, em Monza, quando teve problemas nos pneus e precisou fazer um pit stop extra, tirando-o da zona de pontuação. E em Zeltweg tinha tudo para conseguir sua 1ª vitória, mas seu carro quebrou ainda na primeira volta da corrida...


E Tarso Marques continua sendo “queimado” na Minardi. Desta vez todo o esforço do piloto brasileiro na classificação foi pro brejo pelo fato de o carro estar com míseros 2 Kg abaixo do limite mínimo. Isso não faria qualquer diferença na performance, mas regulamento é regulamento, e deve ser cumprido...


Olivier Panis volta à F-1 e,m Nurburgring, depois de passar um bom tempo de molho, em consequência de seu acidente em Montreal. E volta com vontade: semana passada, Panis igualou o tempo da pole de Michael Schumacher em Magny-Cours em uma sessão de treinos para testar suas condições físicas. E olha que o francês diz que ainda não está 100%...
 

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