sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

UM MAL COMEÇO...


Schumacher é um esquiador experiente, mas isso não impediu que se acidentasse feio. Agora é torcer por sua recuperação.

            Definitivamente, 2014 já não começou muito bem para o mundo do automobilismo. O acidente sofrido por Michael Schumacher enquanto esquiava em uma estação francesa deixou o ânimo de muitos fãs da velocidade apreensivos. Até o fechamento desta coluna, a primeira de um novo ano, a situação do heptacampeão permanecia incerta no hospital para onde foi levado, em que pese as notícias de melhoras em seu estado, pois de acordo com os médicos, ainda é totalmente imprevisível dizer se o ex-piloto vai se recuperar totalmente.
            A comoção do infortúnio sofrido por Schumacher lembra o que todos nós, brasileiros, e demais fãs do esporte a motor, vivemos em 1994, por ocasião do Grande Prêmio de San Marino. Ayrton Senna bateu na veloz curva Tamburello, e apesar da violência da batida, pelos acidentes que já tínhamos visto em tempos recentes na categoria máxima do automobilismo, e levando-se em conta que o carro resistiu bem à pancada no muro, todos achávamos que Senna iria sair do carro sem problemas, mesmo que demorasse uns instantes e pudesse até cambalear meio tonto, pois era uma pancada forte. Infelizmente, os momentos iam passando, e começávamos a ver que as coisas, infelizmente, tinham sido mais sérias do que imaginávamos. O serviço de resgate entrou em ação, e quando o helicóptero decolou rumo a Bolonha, levando o piloto, tínhamos a certeza de que a situação era mesmo séria.
            Naquele dia, a angústia durou pouco: algumas horas depois, era comunicada a morte de Ayrton, deixando perplexas pessoas em todas as partes do mundo. Do pessoal que estava no autódromo, com a corrida tendo sido recomeçada, até os lugares mais distantes do planeta que acompanhavam a F-1, foi um baque. No último final de semana, voltamos a sentir sensação semelhante, agora com Michael Schumacher. Informações preliminares diziam que ele estaria consciente, e bem. Mas, ao fim do dia, ao recebermos a notícia de que Michael estava em coma, e em situação crítica, vimos que a situação infelizmente foi pior do que todos esperavam.
            Vivendo num mundo "acelerado", vários pilotos, em seus momentos de folga, procuram atividades que possam lhes dar sensação similar de quando estão ao volante. E Schumacher não é exceção: desde que se aposentou pela primeira vez, o heptacampeão se tornou praticamente de esportes radicais, entre os quais paraquedismo, e até participou de provas de motociclismo, o que lhe valeu, em 2009, um violento acidente que o fez parar no hospital, sem risco de vida, felizmente, mas que o obrigou a fazer alguns tratamentos, a fim de que pudesse voltar a pilotar em 2010, quando voltou à F-1, como piloto da Mercedes. Até então, o maior apuro que o alemão passara havia sido o seu acidente em Silverstone em 1999, quando quebrou a perna e ficou alguns meses afastado. Schumacher se recuperou completamente, e no ano seguinte, iniciaria a maior era de domínio de um piloto na história da categoria, mostrando que não havia sofrido sequelas, e que estava pilotando melhor do que nunca. Esquiar na neve era um dos passatempos preferidos de Michael no inverno, e ele se tornou um esquiador extremamente competente, tanto que chegava infelizmente a praticar esqui fora das pistas oficiais da Estação francesa, algo que não é proibido, mas que o hotel avisa ser perigoso e que quem o faz está por conta e risco próprios, uma vez que estão fora dos pontos seguros das rotas oficiais delimitadas pela direção do lugar. Michael estaria fora de uma das rotas "oficiais", quando acabou surpreendido ao bater em uma pedra que o jogou contra outra. Ainda surgem novos detalhes de como teria sido o acidente, mas neste momento, isso é o de menos. O importante agora, é a recuperação do ex-piloto, acima de tudo.
            E o dilema é preocupante: Michael precisou passar por duas cirurgias para aliviar o inchaço do cérebro, fortemente atingido na sua colisão com uma pedra. O capacete que ele usava, que salvou sua vida, rachou no impacto, o que dá a dimensão da gravidade e da força com que sua cabeça atingiu a pedra. Os médicos diagnosticaram vários edemas e hematomas pelo cérebro de Michael, que chegou a entrar em coma, situação a qual passou a ser mantida artificialmente pelos médicos, em um procedimento de rotina para diminuir a atividade cerebral e permitir que o corpo concentre suas energias em recuperar os ferimentos sofridos. O fato de Michael ter atingido estabilidade em sua condição, de acordo com um dos últimos boletins, indica uma melhora em seu estado, a ponto de terem suspendido os boletins diários, o que significa que a partir de agora é uma questão de paciência, e embora a situação ainda seja crítica e inspire cuidados, abriu-se o caminho de uma melhora, que pode conduzir em breve a um estado em que sua vida já não esteja mais em risco.
            Mas os médicos preferem a prudência, e concordo com eles. O cérebro humano, apesar de todos os avanços da medicina, ainda é um dos territórios mais inexplorados do corpo, e no momento, é impossível prever se o ex-piloto de F-1 terá plena recuperação, ou se sofrerá sequelas em virtude do acidente. Só mais à frente é que se poderá ter uma idéia mais precisa, e para isso, será imprescindível também que Michael recobre a consciência, para ver se não apresentará outros problemas. Não dá para precisar quantos dias irão manter o coma artificial. É preciso dar  tempo ao tempo, e isso pode demorar, quanto pode ocorrer rapidamente. O fato de ser um atleta, e ainda gozar de excelentes condições físicas é um ponto positivo, que pode ajudar a se recuperar mais rapidamente, mas não há garantias. Pode levar uma semana, ou um mês, ou até mais, ou apenas poucos dias.
            No momento, a maior preocupação do hospital onde Michael está internado, é cuidar para que o local não vire uma romaria dos fãs do heptacampeão, como já virou um de jornalistas, sendo que um deles até se disfarçou de padre para entrar na sala de cirurgia, num gesto impensado e irresponsável de quem deveria ter mais respeito para com o sofrimento alheio. A direção do hospital já teve problemas com o mar de carros da imprensa estacionados ao redor do prédio, que estava comprometendo a circulação das ambulâncias. Tudo o que eles precisam agora é de paz e sossego para continuarem se concentrando em seus afazeres, que é cuidar de seus doentes, entre eles Schumacher. O fato de não divulgarem mais boletins diários ajuda a arrefecer o ímpeto dos repórteres, e espera-se que com o passar dos dias, não haja mais perturbações externas no local.
            Que Schumacher possa se recuperar e viver plenamente o resto de sua vida, que ainda tem muito pelo que viver. Hoje, ele completou apenas 45 anos, e sua recuperação, agora, seria o melhor presente que poderia receber neste momento difícil, que também está sendo muito duro para sua esposa, filhos, o irmão Ralf e o pai, que o acompanham atentamente no hospital. Que a sorte e competência que demonstrou em toda a sua carreira o acompanhe agora na recuperação, e que possa superar todos os desafios que porventura surgir.
            Tomara que o resto de 2014 não seja deste jeito...


Quando estava em férias durante uma temporada e outra, Ayrton Senna sempre se divertia em sua casa de praia em Angra dos Reis, e um dos seus passatempos preferidos era andar de jet ski, o que sempre fazia em alta velocidade. Em 1992, acabou se acidentando com o veículo, a ponto de bater a cabeça e sofrer um corte que precisou de vários pontos de sutura, sem maior gravidade, felizmente. E dias depois, o brasileiro, nos treinos para o GP do México daquele ano, ainda capotou seu McLaren numa curva do autódromo Hermanos Rodriguez, no México, que felizmente, foi um susto até menor do que o acidente com o jet ski. Mas o acidente mais grave, em 1994, infelizmente, foi fatal. E em 1° de maio deste ano, se completará 20 anos da morte do tricampeão brasileiro.


Neste final de semana começa o Dakar 2014, na Argentina. Semana que vem falo sobre o rali, o mais difícil do mundo, e que sempre faz algumas vítimas a cada ano. Espero que nesta edição todos saiam vivos, chegando ou não ao final da competição...

Nenhum comentário: