quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

FLYING LAPS - DEZEMBRO DE 2013



            Um feliz ano novo a todo mundo, e que 2014 seja um ano muito melhor do que 2013, que teve seus bons momentos, mas também teve momentos que não foram nada bons. E, para começar o ano, é hora da primeira Flying Laps de 2014, relacionando alguns acontecimentos que ocorreram no mês de dezembro passado. Uma boa leitura a todos, e que estejam sempre presentes por aqui para acompanhar os novos textos deste ano...


Os fãs brasileiros de automobilismo perderam mais uma opção de informação na internet. O site Tazio (www.tazio.uol.com.br) encerrou suas atividades no último dia 31 de dezembro. Apesar de ostentar um alto índice de visitas, o site não estava conseguindo se manter por falta de anunciantes, e com as contas deficitárias, o grupo F451 resolveu encerrar o seu setor de informação esportiva e automotiva. Isso também afetou o outro site mantido pelo grupo, o Jalopnik (www.jalopnik.com.br), que também encerrou suas operações no último dia de 2013. Isso só evidencia como as coisas parecem não funcionar direito neste país. Em qualquer lugar do mundo, um site com grande audiência é sempre disputado quando o assunto é espaço publicitário, mas no Brasil, mesmo com toda a audiência que o site tinha, não estava conseguindo anunciantes. Pode ter sido falta de um projeto mais bem desenvolvido para "vender" a marca do Tazio, mas se levarmos em conta que até mesmo pilotos de talento comprovado andam com problemas para arrumar patrocínio por estas bandas, pode-se ver que há algo muito errado com nosso país, entre tantas outras coisas ainda mais erradas que já estamos cansados de saber todo santo dia. A todos os leitores fiéis do Tazio e do Jalopnik, meus pêsames pela falta que eles certamente farão em que curte informação automobilística e automotiva...


A Corrida do Milhão, em Interlagos, fechou a temporada da Stock Car 2013, e consagrou Ricardo Maurício, que chegou em 2° lugar na prova e faturou o bicampeonato na categoria. E quem festejou também foi Ricardo Zonta, que venceu de fato pela primeira vez na Stock Car, e faturou o prêmio de R$ 1 milhão, que segundo ele, será integralmente investido em seu time, a RZ, do qual é também o proprietário, além de piloto. Cacá Bueno bem que tentou, mas a 3ª posição não foi suficiente para levá-lo a mais um título. E Thiago Camilo também não conseguiu faturar o caneco de campeão, terminando a prova em 6° lugar apenas. Ricardo Maurício finalizou o ano com 218 pontos. Thiago Camilo ficou com o vice-campeonato, com 215 pontos, enquanto Cacá Bueno ficou em 3°, com 196. Cacá terminou à frente de seu parceiro Daniel Serra, que acabou abandonando a corrida e ficando apenas em 4° lugar no campeonato, com 181 pontos. Max Wilson fechou o ano em 5°, com 163 pontos.


Com a aposentadoria "forçada" de Dario Franchiti, Chip Ganassi já promoveu modificações na composição de seu time para a temporada 2014 da Indy Racing League. Tony Kanaan, que a princípio iria pilotar o carro N° 8, com patrocínio da NTT Data, agora irá conduzir o carro N° 10, que era do piloto escocês, e com o patrocínio da Target, parceira de longa data da Ganassi. Com isso, o carro que seria do piloto brasileiro já tem um novo dono: Ryan Briscoe, ex-piloto da Penske, que assumirá como piloto titular de Chip em 2014. Com isso, a Ganassi terá Scott Dixon, o atual campeão, e o brasileiro Tony Kanaan, no time principal, e no time secundário, Charlie Kimball e Ryan Briscoe. Ao lado do time de Michael Andretti, que terá em 2014 os pilotos Marco Andretti, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe e Carlos Muñoz, a Ganassi será a única escuderia a ter 4 pilotos em tempo integral no campeonato 2014. Logo atrás, com 3 pilotos, vem a Penske, que terá Will Power, Hélio Castro Neves, e Juan Pablo Montoya.


E a equipe Sauber fechou sua formação para 2014. Como muitos esperavam, o mexicano Esteban Gutiérrez acabou renovando para uma segunda temporada na escuderia suíça, que terá também o alemão Adrian Sutil. O russo Sergei Sirotkin, que era tido como titular favorito até semanas atrás, será o piloto de testes e reserva do time, uma vez que a grana das empresas russas que deveria bancar o novato não chegou na intensidade necessária para promover o garoto, ainda muito verde para a F-1, ao posto de titular. Sirotkin deve participar de vários treinos livres, ganhando experiência com o carro da categoria, e possivelmente estrear em 2015. Pelo menos, se o dinheiro prometido pelo grupo de empresas russas continuar chegando. Se a grana parar, a carreira do jovem Sergei pode ser abortada antes mesmo de começar, uma vez que no atual momento patrocínio conta mais do que tudo...


As relações entre a Indycar, entidade que comanda a Indy Racing League, e a TV Bandeirantes, já não são mais as mesmas: a organizadora do certame da IRL entrou com ação contra a emissora paulista por quebra de contrato pela não-realização do GP do Brasil da categoria, cujo contrato era válido até 2016, já com prorrogação para 2019. A emissora, alegando corte de gastos, retirou seu apoio promocional e financeiro para a etapa brasileira do campeonato da IRL, que era realizado em uma pista de rua montada ao redor do complexo do Anhembi, em São Paulo. A corrida já não consta do calendário 2014 da categoria, e agora a direção da Indycar quer processar a emissora por não cumprir com sua obrigação de realizar a corrida. O corte de gastos promovido pela emissora vai além de apenas não realizar a etapa brasileira: o campeonato da IRL também deve deixar de ser transmitido, e apesar de não ter sido oficialmente dado como cancelado, este é outro ponto que também deverá dar dor de cabeça à Bandeirantes, pelo fato de haver contrato para transmitir a categoria para o Brasil em 2014. Mas, pelos bastidores da emissora, a conversa é de que a IRL já era na programação do Grupo Bandeirantes, tanto na TV aberta quanto no canal pago Bandsports. O motivo: corte de gastos, sob alegação de que as corridas não davam lucro financeiro. Os maiores perdedores, como já mencionei em coluna específica sobre o assunto, são os fãs da velocidade, que não apenas perderam uma corrida que estava se tornando um atrativo interessante, mas também um campeonato que prometia boa duelos em 2014...


A equipe Foyt confirmou a renovação do contrato do japonês Takuma Sato para continuar no time para a temporada 2014 da IRL. Sato surpreendeu no início da temporada, ao vencer a prova de Long Beach, e até assumir a liderança do campeonato por um breve momento, quando por pouco também não venceu a etapa brasileira, perdendo a corrida na última curva da última volta para James Hinchcliffe. Infelizmente, Sato e o time perderam fôlego com o avanço da temporada, e o nipônico finalizou o campeonato apenas em 17° lugar. Tanto Sato quanto a escuderia estão confiantes em melhores dias em 2014...


Quem também está de olho de um arrumar uma vaga na Indy Racing League em 2014 é o brasileiro Luiz Razia, que vê na categoria estadunidense uma chance melhor de dar seguimento à sua carreira do que as opções na Europa, que estão muito escassas para quem não dispõe de muito patrocínio. Razia correu este ano na GT Open, após ver frustrada sua contratação pela equipe Marussia, que chegou a anunciá-lo como titular, mas em virtude de não ter visto o dinheiro prometido por patrocinadores do brasileiro, rifou Luiz sem pensar duas vezes. Razia por enquanto está iniciando contatos na IRL, mas ainda tem esperanças de continuar na Europa, onde ainda anseia chegar de fato à F-1. Mas a parada está difícil, e mais do que nunca, os times estão pondo o financeiro na frente do talento, e nessa equação, o dinheiro sempre levou vantagem...


Preterido pela Red Bull na escolha de seus pilotos para a temporada 2014 da F-1 na equipe Toro Rosso, o time dos energéticos ofereceu uma compensação ao piloto português Félix da Costa. Além de ter sido escolhido como piloto reserva do time campeão da F-1, ainda lhe ajudou a arrumar contrato para disputar o campeonato 2014 do DTM pela equipe principal da BMW. Com isso, o piloto português ainda pode vir a estrear na F-1 em 2015, principalmente se Jean-Eric Vérgne não corresponder aos anseios de Helmut Marko nesta temporada...
 

Nenhum comentário: