quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FLYING LAPS – JULHO DE 2012


            A Fórmula 1 entra em férias neste mês de agosto, mas o mundo do automobilismo nunca pára, e hoje é dia de mais uma sessão Flying Laps, com comentários sobre alguns acontecimentos que rolaram neste último mês de julho. Uma boa leitura, pessoal...

Depois de vencer 3 corridas consecutivas e assumir a liderança do campeonato da Indy Racing League, Ryan Hunter-Reay não teve um bom final de semana na prova de Edmonton, no Canadá, onde foi apenas o 7º colocado. A corrida foi vencida pelo brasileiro Hélio Castro Neves, que largou em 6º e foi subindo posições até assumir a liderança da prova nas paradas de Box. Mas a vida do piloto brasileiro da Penske não foi fácil na parte final da corrida: Takuma Sato, o intrépido piloto japonês, e por vezes dublê de kamikaze, partiu na caça de Helinho, que apesar do sufoco, conseguiu controlar o adversário e conquistar sua 2ª vitória na temporada. Com o resultado, Hélio assumiu a 2ª colocação na classificação, que ainda é liderada pelo piloto da equipe Andretti. Ryan acumula 362 pontos, contra 339 de Helinho, que entra firme na luta pelo título, faltando apenas 4 corridas para encerrar a competição. Mas o maior perigo para o brasileiro está ao seu lado no Box: Will Power é o 3º colocado, com 336 pontos, e mesmo tendo sido superado nas últimas corridas, não pode ser dado como fora de combate. E das corridas que faltam, 2 são em pistas mistas (Sonoma e Mid-Ohio), e 1 em traçado urbano (Baltimore), onde Power sempre pode surpreender e arrasar a concorrência, em que pese ele não ter tido a mesma sorte dos últimos anos nestas pistas desta temporada. A corrida de encerramento, em Fontana, é em um circuito oval, onde tudo pode acontecer. E a prova de que Power não está morto foi sua corrida em Edmonton, onde largou a meio do grid e chegou em 3º lugar.

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Casey Stoner venceu o GP dos Estados Unidos da MotoGP, disputado neste último domingo na pista de Laguna Seca, na Califórnia. O piloto australiano não se intimidou com a perda de posição na largada para seu companheiro Dani Pedrosa e foi à luta para recuperar o terreno perdido. Superou Pedrosa ainda na 3ª volta e partiu para o ataque ao espanhol Jorge Lorenzo, pole da prova e que comandava a corrida. Não demorou para Stoner mostrar que não estava para brincadeira: na 21ª volta, o australiano superou o espanhol e assumiu a liderança da corrida, que não largaria até a bandeirada, mesmo com a forte pressão de Lorenzo para reaver a posição. Mas Lorenzo não podia fazer mais nada: Stoner abriu vantagem e terminou com mais de 3s de vantagem, enquanto Dani Pedrosa finalizou na 3ª posição. Quem teve mais uma prova para esquecer foi o italiano Valentino Rossi, que caiu da moto a 3 voltas do final, na famosa curva do Saca-Rolhas, dando adeus a uma corrida onde sempre andou atrás do companheiro de equipe Nick Hayden. A próxima corrida da MotoGP será no dia 19 de agosto, também nos Estados Unidos, no circuito misto de Indianápolis.

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O baiano Luiz Razia continua na liderança do campeonato da GP2, após o final das etapas disputadas na Hungria. O piloto da Arden conseguiu dois 3ºs lugares nas provas disputadas no Hungaroring, e tem 196 pontos no campeonato, contra 189 de seu maior adversário, Davide Valsechhi, da favorita equipe Dams. Razia vem conseguindo se destacar nas últimas corridas, assumindo a dianteira do campeonato, que antes estava com Valsecchi. Apesar dos resultados ruins da Alemanha, na pista de Hockenhein (7º e 10º lugares), o brasileiro contou com o azar de Davide, mas foi em Silverstone onde Razia brilhou, com uma vitória e um 3º lugar nas etapas da pista inglesa. Ainda faltam 6 corridas para o encerramento da temporada, que serão disputadas em Spa-Francorchamps, Monza, e Cingapura, mas Razia declarou que, no momento, sua concentração é total para conseguir o título do campeonato. Com apoio de Christian Horner, que é o chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, Razia está confiante de que pode chegar à categoria máxima do automobilismo em breve, mas será um passo que precisará dar com cuidado, e o título da GP2 será um grande trunfo nas negociações. E o pessoal da F-1 já anda de olho nele nesta temporada, uma vez que as corridas da GP2 sempre são disputadas nos mesmos finais de semana nas mesmas pistas. O apoio da Red Bull pode ser um outro trunfo, mas também pode significar um revés. Basta ver o que aconteceu à dupla Sebastian Buemi e Jaime Alguerssuari, dispensados sem mais nem menos da Toro Rosso em dezembro do ano passado...

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A equipe Williams anunciou este mês que Toto Wolf, sócio do time, ocupará a função de diretor geral da escuderia inglesa, cargo que era ocupado até meses atrás por Adan Parr, que deixou a equipe sem dar muitas explicações do motivo. Toto detém 16% das ações do time, e é também o empresário do piloto finlandês Vatteri Bottas, o que já serve para denunciar que as chances de seu protegido se tornar piloto titular na próxima temporada aumentam bastante. Como Maldonado deve permanecer no time, é a vaga de Bruno Senna que está em risco, o que não é nenhuma novidade desde a assinatura do contrato, no início do ano. Resta ao brasileiro repetir mais vezes sua performance na Hungria, para deixar a decisão do time a mais complicada possível, e por que não, começar a cavar lugares em outros times potenciais...

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O grid da GP2 perdeu uma equipe neste mês de julho: a equipe Coloni, uma das mais tradicionais escuderias de competição da Itália, com passagem até pela F-1, acabou expulsa da categoria. O comunicado oficial da direção da GP2 afirmou apenas que o time e a organização tiveram “divergências”, sem especificar quais foram. De acordo com Leandro Kojima, colunista do site Tazio, o provável motivo da expulsão teria sido o fato de a equipe ter passado a fabricar, por conta própria, peças sobressalentes para seus carros, o que é proibido pelo regulamento, que exige peças “originais” fornecidas pelo próprio fabricante dos chassis, no caso, a Dallara, que na opinião de muitos estaria extorquindo os times cobrando preços muito altos pelas peças de reposição. Não dá para afirmar a total veracidade da informação, uma vez que nenhum dos lados deu explicações claras a respeito. Mas, em um momento de crise econômica, este tipo de regra se torna uma aberração por tornar os custos de competição de uma categoria mais altos do que normalmente são, e deixa uma imagem de má reputação para a Dallara, que como fornecedora oficial, estaria se beneficiando desta regra para cobrar o quanto quer das peças. Vale lembrar que a fabricante italiana também é fornecedora dos chassis para o campeonato da IRL, e já andou entrando em atritos com alguns dos times da categoria, envolvendo justamente fornecimento de peças e dos kits aerodinâmicos que os times poderiam usar. A Dallara já teve fama bem melhor. Quanto à equipe Coloni, Paolo Coloni tem planos de levar sua escuderia para disputar o campeonato da IRL no ano que vem, mas ainda não há informações mais exatas desta operação. O time participou da F-1 no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, mas sempre andou entre os últimos, tendo quase sempre carros horríveis e pilotos ruins, com algumas exceções, como Roberto Moreno. Mas nem sua capacidade técnica era capaz de levantar o time, na época comandado por Enzo Coloni.


Não é só a F-1 que anda querendo inflar o seu calendário com mais corridas: Randy Bernard, diretor da Indycar, órgão que controla o campeonato da Indy Racing League, declarou no fim de semana da etapa de Toronto que espera formar um calendário com 19 corridas em 2013, enquanto este ano terá 15 etapas. A idéia é finalmente efetivar a etapa da China, cancelada este ano, e incluir mais algumas pistas. Segundo o dirigente, Pocono e Phoenix, circuitos ovais, estão com boas negociações neste sentido, e pode pintar uma nova corrida no Canadá. Mas, até o presente momento, nada ainda foi oficializado, e ainda podem surgir novas surpresas nas negociações. Outras pistas estariam na parada para ganhar corridas da categoria. Quem sabe eles criem vergonha na cara e coloquem Road America? Eu adoraria rever este circuito, que é um dos melhores dos Estados Unidos...

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