E estamos chegando ao final do
primeiro trimestre do segundo semestre de 2019, e as competições no mundo do
esporte a motor seguem firmes nos mais variados campeonatos pelo mundo inteiro,
sem descanso, e com muita disputa. Depois da Formula-E, foi a Indycar que
encerrou suas disputas de 2019, com a definição de seu campeão na última
corrida do campeonato, mas outras competições, como a F-1 e a MotoGP, apesar de
mais do que encaminhadas, ainda tem muito chão pela frente até sua bandeirada
final, mais perto do fim do ano. E, com o fim de mais um mês, lá vamos nós para
mais uma postagem da Cotação Automobilística, com uma avaliação de alguns dos
principais acontecimentos do panorama do mundo da velocidade neste mês de
setembro, com meus comentários de costume a respeito. Estejam ou não de acordo
com minhas opiniões, façam bom proveito da leitura e curtam o texto, no
tradicional esquema de sempre: em alta (cor verde), na mesma (cor azul), e em
baixa (cor vermelha). Uma boa leitura a todos, e até a edição da Cotação
Automobilística do mês que vem, com as avaliações dos acontecimentos do mundo
das corridas no mês de outubro. Até lá, então...
EM ALTA:
Josef
Newgarden: A performance do piloto da equipe Penske pode até ter sido
burocrática na etapa de encerramento da temporada, na pista de Laguna Seca, mas
com a vantagem de que dispunha na classificação, para que arriscar? Josef
tratou de marcar seus adversários e procurou fazer uma corrida segura e sem
arroubos que o levassem a se arriscar nas disputas de posição de forma
demasiada que pudessem resultar em um abandono ou acidente. Com quatro triunfos
na temporada, Newgarden soube usar a cabeça ao longo do ano para chegar ao
bicampeonato, ao ser agressivo quando necessário, e ser constante quando a
vitória estava fora de alcance, garantindo bons resultados na pontuação que o
levaram a chegar para a corrida final com 41 pontos de vantagem na tabela, com
uma margem significativa de manobra, mesmo diante da pontuação dobrada da
corrida final do ano. Apesar de um ou outro erro no ano, ele também contou com
um pouco de sorte ao ver seus principais rivais tendo seus próprios problemas
em várias corridas, ou terminando em posições aquém do que precisavam. Mas não
há campeão sem sorte, e Josef soube usar as oportunidades que surgiram ao seu
alcance, garantindo mais um título para Roger Penske, e sendo desde já o homem
a ser batido em 2020. Os rivais que se preparem...
Colton
Herta: O piloto da equipe Harding foi a sensação da temporada, mais até do eu
Felix Rosenqvist, que ganhou o título de “Rokkie of the Year”. E não foi por
acaso: aos 19 anos, tornou-se o mais jovem vencedor de uma corrida das
categorias Indy ao faturar o GP de Houston, segunda corrida da temporada,
pilotando pela equipe Harding. O filho de Brian Herta ainda marcou 3
pole-positions no ano, e fechou a temporada vencendo a prova final, em Laguna
Seca. O piloto terminou a temporada em 7º lugar, com 420 pontos. E, diante das
dificuldades de seu time para a próxima temporada, ele ainda acabou ganhando um
upgrade ao ser contratado pela Andretti para alinhar o 5º carro do time na
temporada do ano que vem, tendo melhores condições de competição do que neste
seu ano de estréia na categoria de monopostos dos Estados Unidos. Um desempenho
mais do que memorável, se lembrarmos que a Harding não teve a melhor das
estruturas de competição do certame. Mas, com um carro bem acertado em alguns
momentos, Colton mostrou todo o seu talento, e fez a diferença. Diferença que
tem tudo para fazer dele uma das novas estrelas da competição nos próximos
anos.
Charles
LeClerc: O piloto monegasco enfim chegou à sua primeira vitória na F-1, ao vencer
o GP da Bélgica, e fazer o hino de seu país ser tocado pela primeira vez na
categoria máxima do automobilismo. Mas não foi só isso: Charles ainda havia
marcado a pole, e repetiu ambas as doses, pole e vitória, na corrida seguinte,
em Monza, Itália, sendo ovacionado pela imensa torcida ferrarista, que já o tem
como novo ídolo para o futuro próximo do time de Maranello. LeClerc vinha
colocando no bolso o parceiro de time Sebastian Vettel, pelo menos em
classificações, nas últimas corridas, e com os dois triunfos consecutivos,
deixou o alemão para trás na classificação do campeonato. O garoto também
mostra personalidade, mas tem que tomar cuidado para não cair na vala da
choradeira gratuita, como ocorreu em Singapura, onde uma manobra para Vettel
superar Lewis Hamilton na pista acabou levando o alemão para a liderança, o que
o monegasco não engoliu passivamente. Só que, se quiser ser o grande campeão
que os torcedores anseiam, ele precisa aprender a conviver também com alguns
momentos inesperados como esse, e não sair atirando ao menor sinal de
inconformismo, até porque ele próprio não cumpriu o combinado com o time na
classificação em Monza. Se não perder o foco com estes reveses momentâneos, o
garoto tem tudo para ir bem longe na Ferrari e na F-1. Está muito cedo para
começar a criar intrigas com o time a nível público.
Mundial
de Rally 2019: Faltando três etapas para encerrar o campeonato de 2019, a
disputa segue aberta no Mundial de Rali deste ano, algo que não víamos há muito
tempo no maior dos campeonatos do circuito off-road do mundo. Ott Tanak
continua na liderança, mas Sébastien Ogier, que vinha devendo há algumas
etapas, ressurgiu na sua melhor forma na prova da Turquia, ao voltar ao degrau
mais alto do pódio, e diminuir a diferença para Tanak, que acabou tendo azar em
terras turcas, e perdeu uma grande chance de manter a dianteira no mesmo
patamar de pontos de vantagem que tinha conquistado. Apenas 17 pontos separam
Ogier de Tanak, e embora não se possa desprezar essa diferença, ela não dá
praticamente segurança alguma para Ogier, que tem tudo para virar o jogo,
dependendo dos resultados das etapas restantes. Até Thierry Neuville, que
também não teve um bom desempenho na etapa turca, ainda está no páreo, ainda
que com 30 pontos de desvantagem para Ott. Mas com cada vitória valendo 25
pontos, descontados os pontos extras que podem ser auferidos por um piloto, pode-se
dizer que tudo segue em aberto com um mínimo de 75 pontos em jogo até o
encerramento da competição, com o Rali da Austrália. E termos 3 pilotos na
briga pela taça da temporada já faz o ano valer a pena. Ogier leva mais um
título, ou seu domínio acaba este ano, uma temporada antes de sua despedida da
competição, já anunciada para o fim do ano que vem? Tanak vence? Ou Neuville
consegue virar o jogo, mesmo sendo o azarão do momento? Fiquem preparados para
muita emoção, e também muita poeira pela frente...
Disputa
na Stock Car Brasil: Faltando as etapas de Cascavel, Velo Citá, Goiânia e
Interlagos, o principal campeonato de esporte a motor do nosso país tem uma boa
disputa com cerca de 6 pilotos com chances de chegar ao título da temporada,
sendo 3 mais favoritos do que os demais, que correm um pouco por fora. E quem lidera
o certame é Ricardo Mauricio, com 3 vitórias e 245 pontos, seguido de perto por
Daniel Serra, que embora tenha apenas 1 triunfo no ano, tem grande constância,
e está com 239 pontos. Na terceira posição temos Thiago Camilo, com 4 vitórias,
e 221 pontos. Em tese, estes três são os favoritos na disputa, mas um mau fim
de semana nas etapas restantes pode fazer tudo ir para o vinagre. Um pouco mais
atrás, o veterano Rubens Barrichello é o 4º colocado, tendo vencido 4 provas no
ano, e ter 206 pontos. Em 5º vem Júlio Campos, com 193 pontos e 1 vitória, e em
6º, Felipe Fraga, também com apenas 1 vitória, e 181 pontos. Correndo um pouco
como azarões, dependendo da sorte ou azar dos favoritos, esta turma tem tudo
para engrossar o bolo da disputa de campeão da temporada. As etapas finais tem
tudo para serem muito disputadas, e ninguém vai querer dar mole para permitir
uma reação dos rivais na pista, o que deve garantir a emoção da competição até
a bandeirada final, pois ninguém está conseguindo abrir uma diferença
significativa na classificação. Bom para a competição da Stock, que completou
40 anos de vida este ano, uma marca pra lá de respeitável no panorama
internacional das competições do mundo do esporte a motor.
NA MESMA:
Equipe
Hass na F-1 em 2020: O time de Gene Hass foi a grande surpresa das novidades
anunciadas em Singapura para a próxima temporada da F-1. Quando todos
imaginavam qual dos pilotos do time sairia em 2020, eis que a escuderia
norte-americana surpreendeu ao manter tanto Romain Grosjean quanto Kevin
Magnussen, mesmo com todos os problemas causados pela dupla de pilotos nos
últimos dois anos. A justificativa é de que a maior falha foi do time em não
lhes proporcionar um carro mais competitivo que lhes permitisse obter os
resultados que sabem que eles são capazes de conseguir. Pelo sim, pelo não, os
dois pilotos precisam se benzer depois desta renovação inesperada, pois as expectativas
apontavam que um dos dois poderia ser demitido, ou até mesmo ambos. Pelo visto,
ganharam na loteria ao terem seus contratos renovados por mais uma temporada.
Que aproveitem a chance direito, pois dificilmente terão sorte igual no futuro,
se continuarem arrumando encrencas na pista...
Rahal/Letterman/Lanigan
na Indycar 2020: Outro time que manterá sua dupla de pilotos, mas agora no
campeonato da Indycar, é a escuderia capitaneada pelo ex-piloto Bobby Rahal,
que continuará com seu filho Graham Rahal, e o japonês Takuma Sato como pilotos
por mais um ano. Sato, apesar dos percalços, venceu duas corridas, e ainda foi
terceiro na Indy500, finalizando a temporada em uma boa 9ª posição, com 415
pontos. Já Graham foi o 10º colocado, com 389 pontos, mas sem conseguir nenhum
triunfo na temporada. Bobby Rahal elogiou o desempenho de sua dupla de pilotos,
e afirmou que o objetivo é manter a continuidade dos trabalhos da escuderia com
uma dupla de pilotos que eles já conhecem muito bem. A permanência de Sato também
indica que o time manterá suas relações com a Honda no fornecimento de motores,
já que o japonês conta há anos com apoio da fábrica nipônica à sua carreira no
automobilismo.
Red
Bull na temporada 2019: O time dos energéticos trocou Pierre Gasly por Alexander
Albon visando se reforçar para tentar destronar a Ferrari na temporada, e
tentar pelo menos garantir o vice-campeonato de construtores, mas o tiro parece
ter saído pela culatra nas pretensões da escuderia nas últimas provas. Não que
Albon tenha comprometido exatamente, mas o desempenho do time em Singapura não
foi tão bom como esperavam, e nas etapas da Bélgica e Itália, Max Verstappen,
sua grande estrela, acabou não conseguindo brilhar como se imaginava. Como
desgraça pouca é bobagem, o renascimento da Ferrari parece ter sido um balde de
água fria para a turma de Milton Keynes, que não apenas vê os carros vermelhos
escapulirem na pontuação, como voltar a superá-los na pista. E até mesmo a
evolução do motor Honda, tão elogiada antes das férias de meio de temporada,
parece ter esmaecido um pouco, diante da recuperação de performance dos carros
vermelhos na pista. Tudo indica que a Red Bull ficará na posição onde está no
campeonato, a menos que a Ferrari desande novamente na performance de seu
carro. E Albon, apesar de um bom começo, ainda precisa convencer a cúpula do
time, que pelo menos uma decisão já tomou: Daniil Kvyat não será piloto do time
em 2020, ficando na Toro Rosso. Mas o tailandês, se marcar alguma bobeira, pode
ser rebaixado de volta para o time B, que ainda pode levar Gasly de volta à
escuderia principal, dependendo do que acontecer.
Jorge
Lorenzo: O tricampeão da MotoGP voltou às pistas depois de sua recuperação para
tratar do ferimento obtido na etapa de Assen, e infelizmente, sua performance
continua para lá de decepcionante, já tendo levado até algumas alfinetadas de Alberto
Puig, chefe de equipe do time oficial da Honda, que teria questionado se o
espanhol estaria realmente motivado para pilotar no limite como se precisa. Ou
se não teria mais coragem para isso. Lorenzo, claro, revidou lembrando seus
problemas físicos, que começaram até antes da temporada, e embora isso tenha
sua cota de responsabilidade, não há como negar que a performance de Jorge até
agora está muito abaixo do que todos esperavam. Embora Lorenzo reitere seu
desejo de cumprir com o contrato firmado com a Honda, que vai até o fim do ano
que vem, correm alguns boatos de que o mesmo poderia sofrer uma rescisão por
parte da escuderia, se entender que o espanhol será mais um peso do que um
trunfo. E se lembrarmos que Johann Zarco acabou de ser demitido da KTM pelos
maus resultados e fim do clima amigável entre piloto e equipe, não falta muito
para a situação de Lorenzo na Honda atingir patamar similar. Para quem
finalmente estava começando a se acertar na Ducati, Lorenzo infelizmente
implodiu tudo ao resolver partir para outro time, do modo como fez. E a Ducati
continua sendo um time forte, como demonstra Andrea Dovizioso, ainda que pese
sua campanha irregular na temporada. Mas Lorenzo poderia estar na mesma posição
de Danilo Petrucci, no mínimo, ou até melhor. Márquez está vencendo, enquanto
Lorenzo vem disputando posição na segunda metade do grid. Uma hora a paciência
da Honda, ou do próprio Lorenzo, vai acabar. A dúvida é qual acaba primeiro...
Valtteri
Bottas: Parece que bastou ser confirmado para mais um ano como piloto titular
da Mercedes para o piloto finlandês voltar a ficar devendo nas performances na
pista. Tanto em Spa-Francorchamps quanto em Monza, quando foi exigido, Bottas
não conseguiu corresponder. E, por força das circunstâncias, teve de se manter
atrás de Lewis Hamilton, sem poder ultrapassar, em Singapura, pela conquista do
título por parte do pentacampeão. Bottas até começou bem o ano, com mais gana e
determinação, dando a impressão de que pelo menos andaria mais próximo de Lewis
Hamilton nesta temporada, até para justificar a extensão de seu contrato com o
time prateado. Mas isso não ocorreu, e Hamilton desgarrou até com certa facilidade
de Valtteri. Agora, com a concorrência de Ferrari e Red Bull chegando bem mais
parto, e precisando mostrar serviço, Bottas precisa ao menos conquistar o
vice-campeonato para justificar a decisão de Toto Wolf de mantê-lo, tendo
dispensado Esteban Ocon, liberando-o para competir pela Renault pelas próximas
duas temporadas, quando muitos acharam que o francês poderia render mais que o
finlandês no segundo carro da Mercedes. Se Hamilton não tem mais necessidade de
vencer corridas, bastando administrar os resultados para chegar ao
hexacampeonato, Bottas tem de ir à luta e vencer, se quiser frustrar os anseios
de Max Verstappen e Charles LeClerc, e até de Sebastian Vettel, que podem
roubar dele o vice-campeonato, se não tomar providências a respeito.
Conseguirá?
EM BAIXA:
Nico
Hulkenberg: O piloto alemão acabou dispensado pela Renault para a próxima
temporada, sendo substituído por Esteban Ocon. Nico fez uma grande prova na
Itália, e voltou a marcar pontos em Singapura, mas acabou tomando um banho de
água fria com o anúncio da manutenção pela Hass de sua atual dupla de pilotos
para a próxima temporada, uma vez que ele era cotado como um dos prováveis
pilotos do time para 2020. Com isso, Hulkenberg viu suas opções para se manter
na F-1 extremamente reduzidas. Sondado para o projeto da McLaren na Indycar, o
piloto teria recusado justificando-se o medo das competições nas pistas ovais,
e Nico já começa a admitir que pode deixar a F-1 no próximo ano, uma vez que
não pretende se manter a todo custo nela, e que já estaria verificando outras
opções de competição. Uma pena o ocorrido, pois Nico é um piloto de talento, e
perto do que alguns pilotos tem demonstrado na pista este ano, merecia muito
continuar. Mas a F-1 nunca se comoveu em negar vagas a pilotos, por mais
talentosos que fossem, e Hulkenberg será apenas o mais recente competidor numa
longa lista de pilotos que viram suas carreiras na categoria não renderem ou
terem o reconhecimento esperado.
Carlos
Sainz Jr.: O piloto espanhol da McLaren não vem dando sorte desde o retorno das
férias de verão europeu, tendo problemas em praticamente todas as últimas
corridas, e vendo resultados potenciais se esvaírem com grande rapidez. Seu
carro quebrou na Bélgica, teve um pneu mal colocado em um pit stop na Itália, e
um pneu furado logo na primeira volta em Singapura acabou com qualquer chance
de um resultado pontuável. Carlos vinha numa ascenção com chances de superar
Pierre Gasly na pontuação, diante dos altos e baixos do francês na Red Bull, e
agora rebaixado à Toro Rosso, onde se colocaria como o “melhor” do resto do
grid, superando amplamente seu companheiro Lando Norris, tido como futura
estrela da F-1. Sua sorte é que ele conseguiu uma boa vantagem para os demais
pilotos na pontuação do campeonato, mas se não conseguir escapar da onda de
azar que o atingiu nas últimas provas, pode não apenas ver os rivais
alcança-lo, como até deixa-lo para trás. Melhor começar a fazer uma reza brava
para tentar evitar novas urucubacas nos próximos GPs.
Brasileiros
na Indycar 2019: Este não foi um bom ano para nossos representantes na Indycar.
Tony Kanaan e Matheus Leist comeram o pão que o diabo amassou com as péssimas
performances da equipe Foyt, apesar do heroico 3º lugar de Tony na corrida de
Gateway. Se em 2018 o time estava se reformulando com a nova associação com a
Chevrolet, tudo andou para trás este ano, sem que se conseguisse achar um rumo
para evoluir o equipamento de forma condescendente ao talento de sua dupla de
pilotos. Considerado uma nova estrela em potencial na categoria quando estreou
no ano passado, Leist já vê o péssimo rendimento proporcionado pelo seu time
este ano deixa-lo de ser considerado por muitos outros times, eclipsado pelos
desempenhos de Felix Rosenqvist, Santino Ferruci, Colton Herta, e até mesmo
Marcus Ericsson, um tremendo revés para o desenvolvimento de sua carreira. Com
o fim da temporada, o destino da dupla tupiniquim ainda é incerto para 2020,
assim como as condições da própria equipe Foyt, que perdeu seu principal
patrocinador por conta dos maus resultados, e agora precisa buscar novos
recursos para correr no próximo ano. Tony, mesmo perto do fim de carreira na
categoria, também merece mais respeito, mas foi um ano muito mais difícil do
que todos imaginavam. Será que 2020 trará melhores ares? Não dá para fazer
especulações no momento.
Kubica
fora da F-1 em 2020: O anúncio já era mais do que esperado, mas o polonês
preferiu se antecipar, e anunciar que não estará mais na Williams na próxima
temporada, o que significa o fim de carreira definitivo de Robert na F-1.
Kubica não conseguiu mostrar um desempenho melhor que o de seu companheiro
George Russel, ainda que o inglês seja considerado um dos grandes talentos da
nova geração, e que superá-lo, por si só, já seria pedir muito. Infelizmente, o
carro tenebroso da Williams para a temporada ajudou a transformar o que deveria
ser um retorno de superação em um pesadelo sem esperanças, diante da quase
completa capacidade de disputar posições com os demais times. Robert poderá ser
mais feliz em outros certames que exijam menos de sua condição física do que os
monopostos da F-1. Ao menos, no ritmo dos resultados, se nada mudar, restará a
ele o “troféu” de ter marcado o único ponto do time de Grove no ano, o que
infelizmente é muito pouco para justificar sua permanência na categoria. Valeu
a tentativa, e é uma pena que o acidente sofrido em 2011 tenha acabado de vez
com suas possibilidades de fazer uma bela carreira na categoria máxima do
automobilismo.
Johann
Zarco: O piloto francês já tinha rescindido o contrato firmado com a KTM para a
temporada 2020 da MotoGP, mas a escuderia da marca austríaca preferiu deixar
Zarco de fora do restante da temporada já a partir da etapa de Aragón, na
Espanha. Oficialmente, o time afirmou que não queria submeter o piloto a correr
mais riscos com uma moto na qual não se sentia confortável, lembrando que, ao
tentar ser mais rápido, Johann teve uma queda nos treinos da etapa anterior, na
pista de Misano. É mais um ponto negativo na carreira do piloto francês, que
tinha bons desempenhos quando defendia um dos times satélites da Yamaha, mas
que, assim como Jorge Lorenzo, não conseguiu se adaptar ao comportamento
diferente da nova moto que aceitou pilotar, o que significa um duro revés em
sua carreira, ainda completamente indefinida para o próximo ano, com as opções
de lugares livres ficando cada vez mais restritas na classe rainha do motociclismo
para a próxima temporada. A KTM ainda o manterá oficialmente no time até o fim
do ano, mesmo fora da posição de titular, que será ocupada por Mika Kallio,
piloto de testes da KTM, nas provas restantes da temporada da MotoGP.
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